Conteito: O que é EJB?

Galera, acho que ainda não entendi o conceito exato de EJB.

Seria mais ou menos isso?

“Entreprise Java Beans” (EJB) são componentes de negócios independentes de plataforma, ou seja, pode ser utilizadas por qualquer módulo internos de um software (integrados ao mesmo) e módulos externos, como dispositivos portáteis que fazem uso de recursos do sistema.

Alguém pode me ajudar a clarear essa idéia?

[quote=lucascaton]Galera, acho que ainda não entendi o conceito exato de EJB.

Seria mais ou menos isso?

“Entreprise Java Beans” (EJB) são componentes de negócios independentes de plataforma, ou seja, pode ser utilizadas por qualquer módulo internos de um software (integrados ao mesmo) e módulos externos, como dispositivos portáteis que fazem uso de recursos do sistema.

Alguém pode me ajudar a clarear essa idéia?[/quote]

oi

O EJB extende o lema do “run everywhere” para “deploy everywhere” que é mais ou menos o que você falou, além de você conseguir rodar uma classe java em qualquer sistema operacional você consegue fazer o deploy de um EJB em qualquer servidor de aplicações que tenha um ejb container que siga as especificações

o que isso quer dizer? suponha que você tenha feito um EJB que foi feito o deploy em um servidor JBOSS em, uma máquina Windows, se você seguiu as boas práticas você poderia fazer o deploy em outro servidor como por exemplo o Websphere em uma máquina Solaris por exemplo

outra idéia do EJB é que algumas coisas como controle de transação, persistência, segurança fique a cargo do servidor, deixando o desenvolvedor mais disponível para pensar apenas no negócio

os tipos de EJB são Session - responsável por executar um processo de negócio, Entity - responsável por persistir os dados, ou um Message Driven Bean, responsável por consumir mensagens de uma fila

abs

Obrigado André.

Onde mais posso ler sobre EJB? E EJB3?

oi

a wikipedia tem algumas referências legais no final do artigo

aqui tem um tutorial sobre Message Beans

ou então no próprio google :smiley:

abs

Ok, mais uma vez obrigado André.

Abraços,
Lucas.

Pode me dar um exemplo pratico de ejb?

Um pesquisa no google já resolvia.

Já ouvi alguns comentarios de algumas empresas, que usando EJB, deixa o sistema lento, procede isso ??

Somente se for mal usado. De qualquer maneira, use EJB somente se você tiver muita vontade de usar mesmo. Com um bom framework DI como Spring você obtem praticamente o mesmo resultado.

Para fins de chamadas remotas, se for uma arquitetura distibuída, é mais rápido que usar web-services. Entretanto o acoplamento é maior por conta das interfaces remotas, e acaba sendo um pouco mais complexo para manter e acomodar mudanças.

Agora se estiver falando estritamente em EJB’s locais, não acho que esse critério faz tanta diferença se compararmos a outras alternativas (Spring, etc).