Vim apresentar um presente do Projeto Parallax para nossa comunidade de T.I, além de ser outro projeto saindo do estado do Pará para o mundo, pesso que deem uma lida com atenção e vejam o vídeo e muito interessante (Pois afeta diretamente os que trabalham com banco de dados em Java).
Parallax Persistence Framework, chamado de ParallaxDB é um framework de persistencia aos moldes do Hibernate, JDO e outros.
Tutorial: http://www.einformacao.com.br/parallax/noticias/tutoriais/108-introducao-parallaxdb-framework-de-persistencia
Precisava de um framework que fosse leve, rapido e funcional (Performance e facilidade como ponto chave, por isso hibernate e outros não me antederam, já que o foco inicial era somente o Android), não queria também ter que fazer 999x configurações e precisava de um pré-sistema de paginação independente do banco inserido e um sistema de flag(Ativo/inativo) inserido no framework de forma nativa, por exemplo ao chamar o metodo “delete” ele remove o registro do banco de dados, mas se na anotação do atributo eu passa @Column(isActiveField=true), o sistema identifica que nesta tabel ao chamar delete, ele não remove o registro e sim seta o valor do campo para 0 (E só passa a considerar nas consultas o valor 1. Quanto a paginação ele mascara a implementação tornando muito simples seu uso para controle da view. É 100% jdbc puro e não uso uma unica biblioteca externa, seu tamanho é de 20kb, assistam o vídeo abaixo e tirem suas conclusões.
Vídeo: [Parallax 3.0] ParallaxDB - Framework de persistencia Android.& Desktop
Observação (1): Atualmente já fiz algumas implementações do JPA, como o @Table e @Column (Quando fiz o vídeo não tinah feito esse tipo de mudança).
Observação (2): Cada banco de dados tem seu proprio sistema de paginação, já esta implementado no framework para SQLite, MySQL, Derby, FireBird, Postgresql!
Observação (3): Ele é Free/Open-Source! Só pesso que ao usarem informe o autor “Michel Montenegro de Belém do Pará”, pois liberei esse projeto para contribuir com a comunidade!
Em breve vou por no site no menu tutorial “getting started” do framework.
Um forte abraço a todos!