Olá pessoal,
Estou desenvolvendo uma aplicação para controle de acesso, e após ler o artigo do Eduardo Guerra - Os Sete Pecados do Controle de Acesso para Aplicações Java EE (Revista Mundo Java - última edição), comecei a pensar mais sobre a arquitetura que tenho aqui, e acredito que ela não esteja se direcionando da melhor maneira.
Como sou iniciante em Java e bom, estou um tanto quanto longe de todo o aprendizado sobre Arquitetura de Sistemas, não entendo muito bem como algumas coisas são implementadas… hehe (então me desculpem se eu falar alguma baita besteira )
Bom li alguns tópicos aqui no GUJ, sobre essa questão de Controle de Acesso as aplicações… muita gente falando sobre JAAS, LDAP… mas ainda fiquei um pouco perdida e não sei bem por onde começar… me parece que o afamorim criou um sistema de segurança e possa estar me dando alguma dica…
Gostaria de saber como vocês fazem ou fariam para implementar toda essa questão de acesso do usuário, setando permissões, perfis, etc… para ele e como funciona a montagem dos menus no sistema de acordo com essas permissões… se realmente é necessário que se cadastre no banco os módulos, os menus e telas existentes…
Aqui o que eu estava pensando em fazer seria criar uma estrutura para poder cadastrar no banco os módulos que eu tenho em meu sistema, associar aos menus que pertenceriam a ele, submenus, e telas… isso para a montagem dos menus de forma que pudesse exibir ou não os módulos/menus que meu usuário tem acesso…
Depois teria lá também o usuário, os perfis e as permissões, etc… desse usuário para poder permitir que ele acesse ou não determinadas “Operações” dos objetos, o famoso CRUD…
Huumm, seria mais ou menos isso? Ou estou muito perdida? :roll: hehe
*Perdida… hihihi
Muito obrigada!