Convenções de código Java. Por que existem? Por que são importantes?

Estou começando a me desenvolver em Java e Orientação a Objetos. A apostila Caelum sugere que este assunto seja discutido. Já dei uma boa pesquisada na internet. Mas ainda tenho limitações para entender esse assunto. Pelo que entendi é uma forma de padronizar a lingüagem. Todo comentário será bem vindo.

Nada mais é do que uma forma de padronizar o formato do seu código definindo identações, espaçamentos, quebras de linha, tamanho máximo de linha, nomenclaturas, etc.
Pra que isso é importante?
Imagina que vc esteja trabalhando numa equipe em que cada desenvolvedor formate seu código de forma diferente. Será muito ruim para dar manutenção no código. Seu colega implementou algo que vc dará manutenção mais tarde, daí qdo pegar o código que ele implementou vc se deparará com uma bagunça ou com uma maneira de formatação diferente da sua; isso dificultará seu entendimento do código.
Com o código padronizado vc evita esse tipo de problema.

As convenções de código são importantes para manter um padrão de desenvolvimento. Pode ter certeza que o não uso das mesmas gera poluição no seu código e a legibilidade do mesmo se torna difícil, trazendo problemas para vc e para quem estiver trabalhando com vc.
Pode ser difícil no começo, mas o esforço gera muitos resultados.
[]s