Conversão adequada de Object para Integer ou Float

Eis minha situação: tenho uma lista onde qualquer tipo de dado pode ser inserido, logo utilizei List para fazer o armazenamento.

Digamos que em determinado momento eu queira somar dois valores dessa lista, onde eu espero que eles sejam Float, Double, Integer, etc. Como converter esses valores do tipo Object para seu respectivo tipo de maneira adequada?

Fala marcio_gs,
Ea classe do tipo converter vc ja deu uma olhada…

    public class ObjetoConverter implements Converter{
        //aqui vc vai ter que implementar os metodos da classe
    }

Não sei se a informação é valida, mais pode ser útil.
Falow cara.

[quote=marcio_gs]Eis minha situação: tenho uma lista onde qualquer tipo de dado pode ser inserido, logo utilizei List para fazer o armazenamento.

Digamos que em determinado momento eu queira somar dois valores dessa lista, onde eu espero que eles sejam Float, Double, Integer, etc. Como converter esses valores do tipo Object para seu respectivo tipo de maneira adequada?[/quote]

Suponha que você queira somente somar os objetos de classes que estendam java.lang.Number (que são os wrappers: Float, Double, Integer, Short, BigDecimal). Se a soma for um resultado double, você pode simplesmente checar nessa sua lista, via instanceof, os objetos que estendem Number, e então fazer um cast para Number, para chamar o método doubleValue().
Agora suponha que nessa lista também haja Strings; você pode tentar fazer a conversão e capturar a exceção NumberFormatException.

[quote=entanglement][quote=marcio_gs]Eis minha situação: tenho uma lista onde qualquer tipo de dado pode ser inserido, logo utilizei List para fazer o armazenamento.

Digamos que em determinado momento eu queira somar dois valores dessa lista, onde eu espero que eles sejam Float, Double, Integer, etc. Como converter esses valores do tipo Object para seu respectivo tipo de maneira adequada?[/quote]

Suponha que você queira somente somar os objetos de classes que estendam java.lang.Number (que são os wrappers: Float, Double, Integer, Short, BigDecimal). Se a soma for um resultado double, você pode simplesmente checar nessa sua lista, via instanceof, os objetos que estendem Number, e então fazer um cast para Number, para chamar o método doubleValue().
Agora suponha que nessa lista também haja Strings; você pode tentar fazer a conversão e capturar a exceção NumberFormatException. [/quote]

Isso atende a quase tudo que preciso. O único problema que resta é que se eu somar dois ints, eu preciso retornar um int. Pelo que percebi não tem como fazer isso =(

Você então precisa investigar o tipo de cada objeto de sua lista (com instanceof), e usar alguma regra para fazer a soma.
No seu caso, Integer + Integer -> Integer, mas e se você tiver Integer + Long? Vai retornar um Long? Se tiver Integer + Float? Vai retornar um Float? e por aí vai.
Você pode até usar as regras do Java.
Olhe em:

http://java.sun.com/docs/books/jls/third_edition/html/typesValues.html#4.2

As regras exatas são bem chatinhas.