Converter Datas

Galera, estou aprendendo a fazer um sisteminha PDV em java e preciso fazer uma consulta na tabela de vendas por periodo. Criei o método para retornar a lista de vendas e gostaria de implementá-lo mas estou com dificuldades. Vi aqui que é preciso pegar a data dos campos datainicio e datafinal e converte-la. Não sei como fazer isso. Uso a versão 7 do Java. Vi alguns exemplos mas que só podem ser usados a partir da versão 8 do java.
Alguem poderia me ajudar ?

No Java 7 vc pode usar o ThreeTen Backport, um excelente backport da API do Java 8. Basicamente, basta pegar os exemplos que vc viu em Java 8 e trocar os import’s de java.time para org.threeten.bp. Claro que pode ter uma diferença ou outra, mas a maior parte das principais funcionalidades poderão ser usadas sem problemas.

Se bem que o ideal era tentar atualizar a versão do Java mesmo - tem algum motivo para usar a 7?

Claro que vc também poderia usar SimpleDateFormat, mas sinceramente, esta API está obsoleta e só deveria ser usada se não tiver jeito (por exemplo, em sistemas legados que daria muito trabalho migrar todo o código). Em projetos novos, prefira usar a API nova, em uma versão mais atual da iinguagem. Caso tenha uma justificativa muito forte para usar o Java 7, prefira o uso do backport.

Como já dito, os casos de uso mais comum estão disponíveis no ThreeTen Backport. Claro que tem algumas poucas diferenças, já que para algumas coisas do Java 8 não vai ser possível usar no 7. Para mais detalhes, dê uma olhada aqui, em especial a seção no final (“Alternativas para Java < 8”).

Bem, eu estou aprendendo Java e instalei essa versão. Gostaria primeiro de compreender nesta versão. Depois eu atualizaria.
No caso, eu tenho os campos DataInicial e DataFinal no meu formulario. O método que retorna a lista tem como parametros DataInicio e DataFim, como a seguir:

 public List<Vendas> listarVendasPorData(String DataInicio, String DataFim){