Converter uma ocx para um .class

Caros amigos,

Sou novo em java. tenho uma ocx que recebe informações de uma porta tcp/ip, e para manter a funcionalidade de multiplataforma do java creio que é interessate eu desenvolver esta ocx em java.
O único problema que tenho é que esta ocx precisa estar na estação do cliente para receber os eventos do servidor.
Quando eu coloco um .class no contexto html ele é baixado e executado no cliente? :?:
Exemplo:
Se eu disser para o servidor que o usuário está logado no Ip 10.1.0.10, quando ele enviar um evento para o cliente este .class será disparado? :?:
Para receber os eventos da ocx eu preciso de JavaScript ou VbScript. Se eu utilizar um .class vou precisar de algum tipo de linguagem de script para receber os eventos, ou posso ter um outro .class para interpretar os eventos e direcionar meu usuário para outra pagina? :?:
Existe algum material, na internet ou livros que falem sobre java com sockets (não sei se o termo está correto para java!)? :?:

Desculpem o tamanho da msg.

Um grande abraço para todos…

Rodrigo G. Tavares de Souza
“O mundo não é dos espertos, é dos persistentes…” (autor desconhecido)
“Errar sim. Desistir jamais…” (autor desconhecido)

Opa, fala meu amigo,

cara, vc poderia falar mais um pouco da sua app? Da uma ideia de como vc quer que funcione, se eh browser, se eh client, se Internet, se Intranet, se tem proxy etc.

Ai da pra gente ver se vc vai ter que instalar um servico ou se um applet resolve.

Abraco,

Bem a situação é a seguinte:
Possuo um Servidor de Telefonia (PABX) onde cada ramal tem um endereço IP associado, quando o PABX envia uma ligação para um determinado ramal ele verifica se há um IP associado neste ramal, se houver, uma string com os dados da chamada é enviada ao IP associado na porta 35000.