Conveter doubles em inteiros

Tentei conveter doubles em inteiros para poder usar as funções Math. e fiz assim:
double numero, area;
numero=2
area=numero+numero
int numeroInt=(int)area;

E de alguma maneira o resultado foi: 4,00(com uma vírgula e não um ponto). Alguém me ajuda?

Vírgulas ou pontos só são usados na representação em forma de String e você pode usar formaters pra isso ou o método format da classe String.

O que exatamente você quer fazer?

Posta o seu código completo.

era só um exemplo esse código. eu estava usando Big Decimal e scale() pra saber quantas casa decimais tinha o numero double e se fosse ele inteiro só que com as casas 00 eu iria transforma-lo em inteiro pra tirar as casas 00, porém eu descobri que scale() não é útil pra isso e usei math.floor() e continue usando o:
resultado=(int)numero;
E deu certo. mas a questão da vírgula eu não sei realmente o resultado tinha ,00 e não .00. não sei se é porque eu estou usando String.format pode ser isso. obrigado staroski.

E continua não mostrando seu código, como espera receber ajuda sem mostrar o que está fazendo?

Entenda que:

:white_check_mark: O número armazenado na memória do computador não possui vírgula nem ponto. Ele é armazenado como uma sequência de bits que representam seu valor em ponto flutuante (no caso do double) ou inteiro (no caso do int).

:white_check_mark: Quando você vê ponto (.) ou vírgula (,), isso depende apenas de como o número é formatado para exibição. Por exemplo:

• Em países como o Brasil, o separador decimal é a vírgula (4,00).
  • Em países como os EUA, o separador decimal é o ponto (4.00).

:white_check_mark: O Java, por padrão, utiliza o ponto como separador decimal quando você apenas imprime o número, mas se você usa métodos que respeitam a localização (locale), como NumberFormat ou DecimalFormat, ele pode imprimir com vírgula dependendo do seu sistema operacional ou das configurações regionais.

Exemplo rápido:

double numero = 4.0;
System.out.println(numero); // imprime 4.0 por padrão

// Mas se você formatar considerando o locale brasileiro:
import java.text.NumberFormat;
import java.util.Locale;

NumberFormat nf = NumberFormat.getInstance(new Locale("pt", "BR"));
System.out.println(nf.format(numero)); // imprime 4,0

:white_check_mark: Portanto, o número é o mesmo. O que muda é apenas a forma como você o vê na tela, dependendo de:

• Qual função de formatação está usando
  • Qual localização (locale) está configurada no seu sistema ou no formatador
1 curtida

Antes de sair tentando coisas aleatórias, sempre verifique a documentação.

No caso, para remover os zeros do final, existe o método stripTrailingZeros. Depois, basta ver se a escala resultante é menor ou igual a zero (pois se a escala é maior, é porque ainda tem casas decimais e portanto não é inteiro).

Ou seja, seria algo assim:

BigDecimal b = // algum valor qualquer....
if (b.stripTrailingZeros().scale() <= 0) {
    // valor é inteiro
    int valor = b.intValue();
} else {
    // valor não é inteiro
}

Repare também que basta usar o método intValue() para obter o valor como um int.

@staroski eu estou fazendo uma calculadora com JOptionPane’s:
public void potenciacao(){
String resposta, valor;
double produto,base, indice;
valor=JOptionPane.showInputDialog("qual o valor da base? ");
base=Double.parseDouble(valor.trim());
valor=JOptionPane.showInputDialog("qual o valor do expoente? ");
indice=Double.parseDouble(valor.trim());
produto=Math.pow(base, indice);
if(produto==Math.floor(produto)){
int resultadoI;
resultadoI=(int)produto;
resposta=String.format("o resultado é "+resultadoI);
JOptionPane.showMessageDialog(null, resposta);

}
    else{
        resposta=String.format("o resultado é %.2f", produto);
        JOptionPane.showMessageDialog(null, resposta);
    }

}

Esse é o meu método para calcular potenciação e não estou usando nenhum locale em lugar nenhum somente String.format .

@hugokotsubo eu perguntei pesquisei no google e usei a resposta gerada por IA, e quando não estava funcionado eu fui no Chat GPT e ele me disse pra usar o Math.floor().

Bom, fica a lição de não sair usando IA pra tudo, ou pelo menos não confiar cegamente, e sempre consultar outras fontes (de preferência, documentação, fóruns, Stack Overflow e qualquer coisa que não seja outra IA). Principalmente pra coisas que vc não conhece muito bem, pois a taxa de acerto das IA’s ainda não é tão confiável assim - como vc mesmo pôde perceber.

Vc não está usando locale diretamente, mas indiretamente está sim.

Como eu já disse antes, sempre consulte a documentação. No caso de String.format, a documentação diz:

The locale always used is the one returned by Locale.getDefault(Locale.Category) with FORMAT category specified.

Ou seja, ele usa o locale default que está configurado na sua JVM. Para ver qual é, basta fazer algo como:

System.out.println(Locale.getDefault(Locale.Category.FORMAT));

No meu caso, o resultado foi pt_BR (que corresponde a “português do Brasil”), por isso ele usa a vírgula como separador decimal.

Se vc quer forçar um separador específico, não tem jeito, tem que especificar um locale. Por exemplo, se eu mudar para um locale em inglês:

resposta = String.format(Locale.ENGLISH, "o resultado é %.2f", produto);

Agora ele vai usar o ponto como separador decimal, pois eu forcei um locale específico.

obrigado