Copiar e colar componentes no Visual Editor do Eclipse

Estou repetindo o tópico devido a falta de consideração com o primeiro…
Vou aproveitar e explicar melhor pra ver se não acontece novamente.

É possível copiar e colar componentes no Visual Editor do Eclipse sem ter que redimensioná-los na hora de colar? Ou seja, ao colar o componente ele ficar exatamente igual ao que foi copiado, assim como é possível fazer no NetBeans, Delphi, entre outros. No meu caso isso aumentaria muito a produtividade do Visual Editor. Estou usando null layout. As funções de alinhamento do menu “Customize layout” ajudam, mas ainda assim é perda de tempo. Já testei a opção “Snap to grid” também e mais atrapalhou do que ajudou.

Obrigado por qualquer ajuda,
Felipe

É possivel Copiar e Colar sim os componentes. Porem eles nao assumem o mesmo tamanho e forma do componente a qual vc copiou. Ele vem com um tamanho padrao.

abraço! :wink:

Pois é isso está dando um grande impacto negativo na produtividade(além da lentidão do plugin). Se eu não conseguir me entender com o GridBagLayout vou acaber tendo que mudar de IDE. O problema é que o NetBeans está fora de cogitação, pois nele ao usar o null layout não é possível alterar aquele espeço que fica na volta dos componentes e o FreeDesign é inviável para desenhar a tela da forma que preciso, só funciona bem com label a esquerda do edit mesmo.

Bom cara!

Bem… Se vc colocar os componentes na tela e definir um padrao de altura para todos, de largura para alguns campos que serão parecidos ou com o mesmo numero de caracteres pode ser que ajude.
Assim, vc posiciona os componentes na tela, e trabalha com os BOUNDS desse componente. Terá que ser feito na mão, mas nada que demore mais que 5 a 10 segundos no maximo.
O Visual Editor e o Eclipse são otimas ferramentas.
Tente arrumar uma organização, se você estiver redimensionando no mouse sera complicado mesmo, perde bastante tempo e nao tem valores exatos como vc mesmo fazer no codigo.

abraço!

Manipulo o bounds na mão pra definir o primeiro componente da linha, aí pro resto uso as funções de alinhamento. Isso até que não seria demorado se não fosse pela lentidão do plugin, ta rodando muito lento mesmo aqui. Se eu selecionar quatro componentes simultaneamente demora ± 5 segundos pra janela Customize layout ficar funcional. Já o NetBeans funcionou tranquilamente. Gosto muito do Eclipse, pretendo continuar com ele sim, só espero que estejam dando prioridade ao desenvolvimento do VE…

Component[] componentes = meuPanel.getComponents();

for (int i = 0; i < componentes.length; i++) {
if (componentes[i] instanceof JTextField) {
// Aqui vc seta todas as propriedades comuns aos TF
}
}

uma pergunta… vc esta copiando e colando botoes di tipo “salvar” e “cancelar” tambem? se sim, ao invez disse abstraia para um Dialog
pai, q modifique apenas o “miolo” do form…

Arrastar componentes pra tela + (ctrl+c && ctrl+v) pode dar uma “impressao” de produtividade… o q nao e verdade…

Acho que a forma que estou fazendo fica mais prático que o FOR mencionado.

A segunda sugestão não sei fazer, tem como vc me passar um link onde eu possa estudar?

Para barras de botão uso o GridBagLayout, fica bem mais prático e vantajoso que o null. Na verdade gostaria de usar o GridBagLayout para o formulário todo, mas ainda não me entendo direito com o tamanho das colunas http://www.guj.com.br/posts/list/50096.java

O formulário tem muitos campos e é bastante repetitivo, por isso o copiar e colar acaba sendo uma boa opção…

Cara, no VE eu faço tudo em null depois mudo o para GridBagLayout… você só precisa fazer algumas alterações depois para garantir o resize da tela, fica show de bola!

bom, realmente o FOR q te passei nao se aplica a todo e qqer caso…

qto ao reaproveitamento de dialogs, e o conceito natural de herança… crie um Dialog abstract, q contenha apenas os comportamentos comuns a todos os dialogs (no meu caso, inclusao de endereco, documentos, etc sao feitas em dialogs, e pra todos eles existe um botao ‘salvar’ e um ‘cancelar’)…

Procure estudar sobre herança e polimorfismo… caracteristicas “comuns” sao abstraidas…