Core 2 Quad

Boa tarde.

Estava pesquisando sobre a linha de processadores Core 2 Quad da Intel, e encontrei alguns textos afirmando que hoje em dia ainda não vale a pena adquirir um pela pouca quantidade de programas aptos a trabalharem com essa tecnologia. Isso procede? Hoje em dia ainda seria adequado comprar um Core 2 Duo?

na minha opniao eu acho q sim
ainda vale a pena e muito comprar um Core 2 Duo
o mercado de software ainda nao evoluiu o sufuciente pra tonar o Core 2 Quad o “queridinho” em processamento
o Duo responde muito bem ate agora comigo
tudo funciona perfeitamente!!!
eu ateh pensei em evoluir pra um Quad mas depois observei exatamente isso q vc comentou nesse topico

Ainda é cedo pra isso, comprei um e é desperdício de grana… a menos que você trabalhe com mídias, servidores web, trackers de torrent, aplicações matemáticas e outras coisas famintas por processamento.

E o Core i7? Ele tem 4 núcleos, cada um com 2 threads.

Depende da sua necessidade.
Se você vai executar vários programas pesados simultaneamente, vale a pena comprar um processador quad core.
Agora se vai executar alguns programas não muito pesados ao mesmo tempo, realmente não vale a pena. Neste caso é preferível comprar um dual core com frequência mais alta.

O balanceamento da configuração de qualquer computador depende da finalidade do mesmo…

Cada núcleo tem duas threads ou simula duas threads através do hyperthreading?

Cada núcleo tem duas threads ou simula duas threads através do hyperthreading?[/quote]
Simula através do HyperThreading, que está de volta numa revisão novinha e melhorada (não aquele fiasco do Presscot).

Cada núcleo tem duas threads ou simula duas threads através do hyperthreading?[/quote]

Aham, é hyperthreading mesmo.

A Sun tem aqueles processadores UltraSparc T2 que têm 8 núcleos com 64 threads por processador - no total 256 threads ( http://www.sun.com/processors/UltraSPARC-T2/specs.xml ).

Se o nome é hyperthreading (Intel) ou CMT (“Chip Multithreading Technology” - Sun) é só uma questão de marketing. Mas o funcionamento é mais ou menos o mesmo; o processador pode trabalhar em 2 threads ao mesmo tempo porque muita coisa ele tem de esperar ser carregada da memória para o cache e do cache para os registradores. Então ele pode ter 2 ALUs, por exemplo, para poder trabalhar em 2 threads. Não é exatamente uma “simulação”; é mais uma forma de contornar o fato que as CPUs são bem mais rápidas que a memória hoje em dia.