import javax.swing.*;
class Main {
public static void main(String[] args) {
// Declaracao de variaveis
int soma, a, b;
Random aleatorio1 = new Random();
Random aleatorio2 = new Random();
a = aleatorio1.nextInt(7);
b = aleatorio2.nextInt(7);
soma = a + b;
boolean teste = soma > 10;
System.out.println("A soma de " + a + " e " + b + " é " + soma);
// Estrutura de decisão
if (teste) {
System.out.println(soma + " é maior que 10!");
} else if (soma = 10) {
System.out.println(soma + " igual a 10!");
}
if (soma < 10 || soma > 0) {
System.out.println(soma + " é positivo menor que 10!");
} else {
System.out.println("Passei pelo if!");
soma == 0;
// soma dos números de 1 a 6
for (i = 1; i <= 6; i++) {
soma = 0 + i;
System.out.println(soma);
i++;
if (soma < 5 && teste == true) {
System.out.println("O programa passa por aqui quando a variável soma está entre 5 e 10");
}
}
}
}
}
Sintaxe
} elseif (soma = 10) {
O operador “=” é de atribuição, para comparação deve-se usar “==”.
Lógica
soma < 10 || soma > 0
Para comparar se soma é positivo menor que 10 deve usar o operador AND (&&). Essa comparação retorna o seguinte:
para soma = 20
( soma > 0 OU soma < 10 ) == true
. O resultado é true
porque soma > 0 é verdadeiro, e como o operador “OR” ( || ) foi usado a sentença vai retornar verdadeiro quando qualquer uma das duas comparações for verdadeira.
System.out.println("Passei pelo if!");
soma == 0;
No caso acima soma == 0 está comparando ao invés de atribuir 0 a variável soma, ou seja, não tem nenhum efeito prático.
Esses são alguns. Tem mais, estude bastante e tente fazer o resto sozinho para aprender