Craptaculous Web Framework

P****, ler o GUJ ultimamente anda um saco mesmo. Qualquer discussão que supostamente poderia ser boa, acabam enfiando o Mentawai no meio e é aquele mesmo bla bla bla de sempre: alguém com síndrome de perseguição acaba achando que o tópico indiretamente fala mal do MTW e começa a “argumentar” o contrário. E nada que acrescente :stuck_out_tongue:

++

Infelizmente…infelizmente.

]['s

++

Infelizmente…infelizmente.

]['s[/quote]

i++

[quote=Maurício Linhares]Ah, sei, um bando de gente reunida nunca dá algo decente né?

Deve ser por isso que o Spring é um fiasco, tem gente demais mexendo ali. Tenha dó companheiro, tenha dó…[/quote]

Maurício, em projetos open source nem todo mundo toma as decisões arquiteturais e estratégicas, que são delegadas a algumas pessoas. O resto testa, corrige bug, faz o que tem que ser feito…, mas não tem poderes para fazer mudanças radicais da maneira que quiser (se tentar, suas alterações podem ser barradas pelos líderes).

Reformulando, quando um bando de gente (pense em algo como 50 pessoas, por exemplo) possui poderes estratégicos, sem líderes entre si, dá caca.

Você não viu coisa absurda, por isso continua usando os frameworks que você estã acostumado. Mas algúem viu, e resolveu fazer outro, qual o problema se este alguém pensou diferente de você?

Aí me deixou mais na dúvida:
1- Por que não comparar RoR com frameworks Java?
2- O que tem a ver convention over configuration com configuração programática?
3- Quem disse que configuração programática é a melhor coisa que tem? (Tirando o marquetero saoj, claro!)

Porque não dá pra fazer RoR em Java, simples assim. Mas sempre aparece um mala falando que “é igual a RoR” ou é “RoR pra Java”.

Eu não consigo imaginar como é que você vai fazer coc sem configuração programática em um framework já existente, já que eles não tem um “XML default”.

Ninguém, mas aqui agente tem que andar encostado na parede :smiley:

O fato é que o tópico não tinha nada a ver com Mentawai, mas já que o assunto caiu pra esse lado, temos uma pergunta bem simples que vou chover no molhado mas gostaria de faze-la mesmo assim.

Por que o Mentawai não oferece integração ou alguma abstração sobre o Hibernate (Ou outro framework já maduro e de qualidade comprovada) ao invés de ter o seu mecanismo de persistência sem qualidade e maturidade comprovadas? Neste caso não seria o tal do Craptaculous que foi mencionado?

Eu e o leonardo estamos tentando voltar a discussão, se ninguém tiver percebido.

Até onde eu percebi ta dentro da discussão. Só que como o Mentawai foi encarado pelo Sergio como um exemplo então perguntei sobre ele.

• MentaBean não é ORM. É humildemente apenas um gerador automático de queries para quem utiliza JDBC.

• MentaBean é uma especificação e não uma implementação. Pode abstrair o Hibernate, Ibatis, Angra, JDO ou mesmo ser implementado com JDBC por baixo, que é a implementação atual.

• Sergio fala para Urubatan via mensagem privada:

Legal Sérgio, eu realmente acho que o caminho é esse. Se você acha que pode simplificar alguma coisa no uso do Hibernate acho mais válido criar uma abstração do que uma implementação própria.

[]s

Teve duas epocas que aprendi muito… uma foi quando surgiu o primeiro guj… e o Paulo Silveira fez o codigo dele (com mais algumas pessoas)…
Eu gostei tambem bastante da época que o Stripes, o Seam e o Vraptor 2 surgiram… tinha muita ideia nova no ar, o pessoal concordando com DI, o Rails se popularizando… acho que me ajudou muito intelectuamente e deve ter ajudado outras pessoas tambem a aprenderem bastante…

Existem diversas bibliotecas de mapeamento objeto-xml por ai… a mesma coisa vale… pq ter a sua propria? Nao utilizar uma das que ja existe?

Se me perguntam se vale a pena fazer qualquer coisa na mao… vale sim, voce aprende bastante…
Na hora da produção, não é só aprendizado que conta, você tem que pesar outras caracteristicas… então… poe na balança e pesa… sua equipe é unica e depende de sentar com ela para ver o que vale ser usado e o que vale ser criado…

[quote=Maurício Linhares]
Ninguém, mas aqui agente tem que andar encostado na parede :smiley: [/quote]

Hahaha… boa boa

O Mentawai tem uma integração muito legal com o Hibernate. Infelizmente o Sérgio acha o Hibernate complexo demais para ser utilizado.

Verdade. Tem o HibernateFilter e o HibernateAnnotationFilter.

Falout completar: … para ser utilizado por ele em seus projetos pessoais.

Cada um é livre para usar o que quiser. Eu ainda uso JDBC, mas em breve estarei aprendendo Hibernate também.

Não quero sair do tópico, me corrijam se eu estiver saindo, mas tenho uma curiosidade:

Porque alguns que conhecem bem desenvolvimento Web em Java costuma criticar o Spring? O que tem de errado com ele?

Talvez esteja vendo algo além de alguns poucos, mas sempre que pergunto pra um e pra outro, tenho respostas do tipo: Muito barulho pra pouco.

Quero entender isso melhor.

Valew gente.

[quote=djemacao]Não quero sair do tópico, me corrijam se eu estiver saindo, mas tenho uma curiosidade:

Porque alguns que conhecem bem desenvolvimento Web em Java costuma criticar o Spring? O que tem de errado com ele?
[/quote]

O Spring é BEM legal para quem gosta de um ponto de controle da aplicação inteira… conforme um colega me disse uma vez: “ele é um conjunto de boas ferramentas”…
Eu fico com essa opinião, se é isso que você procura, ele vai resolver seus problemas!

Abraço

[quote=Guilherme Silveira][quote=djemacao]Não quero sair do tópico, me corrijam se eu estiver saindo, mas tenho uma curiosidade:

[/quote]

O Spring é BEM legal para quem gosta de um ponto de controle da aplicação inteira… conforme um colega me disse uma vez: “ele é um conjunto de boas ferramentas”…
Eu fico com essa opinião, se é isso que você procura, ele vai resolver seus problemas!

Abraço[/quote]

É isso que quero entender. Até hoje, pode parecer que me equivoquei, mas só vejo o povo usando o Spring para gerenciar sessões do Hibernate por causa do comportamento Lazy. De resto, não compreendi bem o que tem de a MAIS que o faz interessante. Bom, são exemplos que pude encontrar. Vou procurar ler o livro Spring in Action para entender melhor o que há de mais.

Obrigado Guilherme, abraço.

Existem outras ferramentas que ele acopla… em palavras rudes (talvez alguem seja melhor do que eu aqui para explicar) “ele tenta substituir tudo o que o java ee tenta oferecer” (repare no TENTA x 2, tanto no spring quanto no java ee)…

Outro exemplo famoso, é a ACEGI, que o pessoal usa para autorizacao e autenticacao controlado dentro do spring

Abraco

Bahh, foi maus esqueci de responder :frowning:

Seguinte Saoj, a minha fonte foi o código fonte do Hibernate, eles simplesmente não divulgam que é possível utilizar o hibernate de forma programática …
O código do exemplo que postei veio principalmente da classe AnnotationConfiguration e dependencias desta …

Desculpa mesmo, me manda um e-mail na próxima, os e-mails eu baixo em casa também, ai lembro de responder, a PM eu li, deixei pra responder em casa e acabei esquecendo :frowning: