Criacao de exe e jar

dae galera,
tem muita gente q fica perguntando como se cria .exe e .jar, entaum criei esse topico para deixar aki as respostas :grin: (algum moderardor deixa fixo por favor)

EXE: existem programas q geram um .exe do seu prog java, mas n vale a pena, pois esse progs simplesmente incluem o JRE dentro do .exe, entaum o programa fica com mais de 10MB! existem alguns q criam um .exe q usa o JRE do computador do usuario, nesse caso o programa fica leve, porem a unica coisa q vc faz eh jogar a portabilidade q eh a principal vantagem de java fora… o ideal eh criar um arquivo .jar…

JAR: nesse artigo escrito pelo jeveaux esta espicado como criar um arquivo .jar http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=7

se houverem duvidas postem nesse post…

espero ter ajudado :grin:

Irmao, parabens kra, fico bem organizadao mesmo!!!

Valeu pela contribuicao!! :razz:

Abracao e te +

iai Galerinhaaa!!!

Viva o .jar !!!

cara, ja tentei algumas vezes criar manualmente mas nunca funciona… rsrs… usando uma IDE é facin, mó esquema… :wink:

é bom ter esse tópico fixo pq pelo jeito a galera ta com preguiça de procura o assunto, ai ja sai perguntando, entrando aqui ja da de cara com o tema… rs

T+ :cool:

Voce ta falando o tamanho do .exe é 10MB, ou seja o tamanho do arquivo executavel, ou a quantidade de memória principal que ele oucupa quando executa?

Porque eu até criei um tópico sobre isso.

Usando memória demais…

legal… gostei paca…mandou bem…

Salve Felipe!!!

Cara ficou muito bom seu tutorial!!! Está de parabéns!!!

Até mais!

Voce ta falando o tamanho do .exe é 10MB, ou seja o tamanho do arquivo executavel, ou a quantidade de memória principal que ele oucupa quando executa?

Porque eu até criei um tópico sobre isso.

Usando memória demais…[/quote]

os 10MB de memoria vao ser ocupados mesmo se for um .jar… esses 10MB sao por causa da JVM, entaum sendo .exe ou .jar vai ocupar do mesmo jeito… porem, com o .exe o arquivo vai ter mais de 10MB, pois ele inclui a JVM no arquivo…

existem tb alguns programas q geram .exe pequenos, porem eles usam a JVM q esta instalada no computador do usuario, e ainda assim vai ocupar os 10MB de ram, a unica coisa q acontece gerando esse .exe pequenos eh q vc perde a portabilidade…

Olá, vocês estão falando do tamanho do .EXE … Existem programas que “comprimem” o executável diminuindo seu tamanho…

Não seria o caso áí para este .EXE feito em java…???

O que acham…???

Até…

[quote=“Ghost-in-the-shell”]Olá, vocês estão falando do tamanho do .EXE … Existem programas que “comprimem” o executável diminuindo seu tamanho…

O que acham…???

Até…[/quote]

vc por acaso n esta falando do JBuilder?

o JBuilder n comprime, ele apenas gera um .exe q utiliza o JRE.

ou seja, o usuario ainda vai pracisar ter o JRE instalado na maquima… e vc ainda vai perder a portabilidade…

e caso exista algum prog q gere um .exe com o JRE incluso e depois comprima, ainda assim o programa vai ficar pessado (os programas Java costumam ser MUITO leves, geralmente o q pesa sao as imagens e multimedia)… e de qualquer forma, vc vai estar jogando a portabilidade fora…

Eu tô falando de programas como o AsPack… Não sei se já ouviu falar… Parece que ele “retira” os espaços em branco, comentários, tudo que o compilador não vai ler no executável, deixando-o bem mais leve…

Até…

[quote=“Ghost-in-the-shell”]Eu tô falando de programas como o AsPack… Não sei se já ouviu falar… Parece que ele “retira” os espaços em branco, comentários, tudo que o compilador não vai ler no executável, deixando-o bem mais leve…

Até…[/quote]

mas os espacos em brancos e comentarios sao ignorados por todos os compiladores de todas as linguagens, inclusive para se fazer os .class, e os .jar… os programas q geram .exe com certeza tb ignoram os comentarios…

Bom, então eu boiei… Mas existe um programa que realmente comprime o executável… Exemplo… Se ele tem 4MB, diminue pra 800KB, por aí, entende…???

Eu imaginava que ele funcionava assim, mas agora fiquei intrigado…

Kra. Valeu mesmo por esse tutorial.
Bem simples e fácil de entender!

Realmente o mundo JAVA é fascinante.

Acho que estou me apaixonando por ele.

Mais facinante q o próprio java é a plataforma Eclipse… Fenomenal!!! Com ela tudo é mais fácil… O mundo será perfeito no dia que os recursos do Delphi forem unidos ao Eclipse!!!

Um .exe é uma otima pedida a quem quer fazer algo facil e simpler para o end user e usando sua linguagem preferida.

Alem do fato que alguns compiladores tem o .exe mais rápido que o método normal (seja compilado, interpretado, mixed…)…

Eu não gosto de C# e prefiro muito mais usar um .exe do que fazer uma gambiarra horrenda pra rodar o negócio no sistema do usuário…

Agora, se o windows viesse como padrão pra considerar o .JAR como executável (e automaticamente rodar a JVM) aí seria outros 500…

O Jbuilder cria os bin+arios nativos…

Para o caso do Unix ele cria o executável nativo e ao mesmo tempo cria o executável para Win32(.exe). Os arquivos ficam bem leves. Só que quando fui tentar rodar o executável que eu criei com o jbuilder 8.0 ele não funcionou. Nao sei o que foi.

Bem quando ao fato de usar executáveis ou não, acho o seguinte:

Na maioria dos casos, os clientes usam o windows, e se ao invés de ficar fazendo gambiarra na máquina do cliente, coloca lá um .exe e um .jar.
Pronto o cara já consegue criar atalhos normalmente sem precisar ligar pra ninguém. Caso ele mude para linux. aí é só vc usar o .jar.

Dá tb pra criar um arquivo .bat no mesmo diretório da classe com uma linha de comando simples, como por exemplo:

@echo off
javaw Nome_da_classe

pronto, o programa já roda legal.

Lembrando que o “javaw” difere do “java” pq não exibe a janela do MS-DOS.

t+ galera

o seu arquivo .exe gerado pelo JBuilder usa o JRE instalado na maquina da mesma maneira que o .jar… entaum usar esse exe do JBuilder eh o mesmo que um .jar, jah q o usuario vai apenas dar um duplo click no arquivo .jar e vai rodar como um .exe…

e tipo… se n me engano exite um prog para gerar o arquivo de instalacao q instala automaticamente o JRE e poe o .jar na pasta q o usuario escolheu… dai n tem rolo nenhum pro en-user… se n me engano o nome eh InstallAnyWhere, nunca usei, mas parece q ele gera instalacao pra ruwindows e pra linux… alguem poderia me confirmar isso?

Gente como se cria um binário (.bin) pro Linux?! Seria mais interessante do que o .jre que tem que executar pelo console do mesmo jeito!!

Obrigado
T+

Acho que estou um pouco atrazado nesse topic…

[code]Olá, vocês estão falando do tamanho do .EXE … Existem programas que “comprimem” o executável diminuindo seu tamanho…

O que acham…???

Até…[/code]

Acredito que nosso colega estava se referindo a um ofuscador… que realmente diminui o tamanho do executavel… pois encurta o nome das variáveis, entre outras coisas… deixando o código bem menor. (Além de deixar o código ilegível para evitar que outros descompilem seu programa e o leiam).

Eu segui os passos pra criação do .jar e funcionou direitinho…
O único problema é que o .jar não consegue acessar o BD…
Eu creio que seja porque ele não esteja reconhecendo os “imports” do source do JSDK…
Alguém saberia me dizer o que eu fiz de errado, ou como fazer pra poder indicar os sources dentro do arquivo .jar???