dae galera,
tem muita gente q fica perguntando como se cria .exe e .jar, entaum criei esse topico para deixar aki as respostas (algum moderardor deixa fixo por favor)
EXE: existem programas q geram um .exe do seu prog java, mas n vale a pena, pois esse progs simplesmente incluem o JRE dentro do .exe, entaum o programa fica com mais de 10MB! existem alguns q criam um .exe q usa o JRE do computador do usuario, nesse caso o programa fica leve, porem a unica coisa q vc faz eh jogar a portabilidade q eh a principal vantagem de java fora… o ideal eh criar um arquivo .jar…
cara, ja tentei algumas vezes criar manualmente mas nunca funciona… rsrs… usando uma IDE é facin, mó esquema…
é bom ter esse tópico fixo pq pelo jeito a galera ta com preguiça de procura o assunto, ai ja sai perguntando, entrando aqui ja da de cara com o tema… rs
os 10MB de memoria vao ser ocupados mesmo se for um .jar… esses 10MB sao por causa da JVM, entaum sendo .exe ou .jar vai ocupar do mesmo jeito… porem, com o .exe o arquivo vai ter mais de 10MB, pois ele inclui a JVM no arquivo…
existem tb alguns programas q geram .exe pequenos, porem eles usam a JVM q esta instalada no computador do usuario, e ainda assim vai ocupar os 10MB de ram, a unica coisa q acontece gerando esse .exe pequenos eh q vc perde a portabilidade…
[quote=“Ghost-in-the-shell”]Olá, vocês estão falando do tamanho do .EXE … Existem programas que “comprimem” o executável diminuindo seu tamanho…
Não seria o caso áí para este .EXE feito em java…???
O que acham…???
Até…[/quote]
vc por acaso n esta falando do JBuilder?
o JBuilder n comprime, ele apenas gera um .exe q utiliza o JRE.
ou seja, o usuario ainda vai pracisar ter o JRE instalado na maquima… e vc ainda vai perder a portabilidade…
e caso exista algum prog q gere um .exe com o JRE incluso e depois comprima, ainda assim o programa vai ficar pessado (os programas Java costumam ser MUITO leves, geralmente o q pesa sao as imagens e multimedia)… e de qualquer forma, vc vai estar jogando a portabilidade fora…
Eu tô falando de programas como o AsPack… Não sei se já ouviu falar… Parece que ele “retira” os espaços em branco, comentários, tudo que o compilador não vai ler no executável, deixando-o bem mais leve…
[quote=“Ghost-in-the-shell”]Eu tô falando de programas como o AsPack… Não sei se já ouviu falar… Parece que ele “retira” os espaços em branco, comentários, tudo que o compilador não vai ler no executável, deixando-o bem mais leve…
Até…[/quote]
mas os espacos em brancos e comentarios sao ignorados por todos os compiladores de todas as linguagens, inclusive para se fazer os .class, e os .jar… os programas q geram .exe com certeza tb ignoram os comentarios…
Mais facinante q o próprio java é a plataforma Eclipse… Fenomenal!!! Com ela tudo é mais fácil… O mundo será perfeito no dia que os recursos do Delphi forem unidos ao Eclipse!!!
Para o caso do Unix ele cria o executável nativo e ao mesmo tempo cria o executável para Win32(.exe). Os arquivos ficam bem leves. Só que quando fui tentar rodar o executável que eu criei com o jbuilder 8.0 ele não funcionou. Nao sei o que foi.
Bem quando ao fato de usar executáveis ou não, acho o seguinte:
Na maioria dos casos, os clientes usam o windows, e se ao invés de ficar fazendo gambiarra na máquina do cliente, coloca lá um .exe e um .jar.
Pronto o cara já consegue criar atalhos normalmente sem precisar ligar pra ninguém. Caso ele mude para linux. aí é só vc usar o .jar.
Dá tb pra criar um arquivo .bat no mesmo diretório da classe com uma linha de comando simples, como por exemplo:
@echo off
javaw Nome_da_classe
pronto, o programa já roda legal.
Lembrando que o “javaw” difere do “java” pq não exibe a janela do MS-DOS.
o seu arquivo .exe gerado pelo JBuilder usa o JRE instalado na maquina da mesma maneira que o .jar… entaum usar esse exe do JBuilder eh o mesmo que um .jar, jah q o usuario vai apenas dar um duplo click no arquivo .jar e vai rodar como um .exe…
e tipo… se n me engano exite um prog para gerar o arquivo de instalacao q instala automaticamente o JRE e poe o .jar na pasta q o usuario escolheu… dai n tem rolo nenhum pro en-user… se n me engano o nome eh InstallAnyWhere, nunca usei, mas parece q ele gera instalacao pra ruwindows e pra linux… alguem poderia me confirmar isso?
[code]Olá, vocês estão falando do tamanho do .EXE … Existem programas que “comprimem” o executável diminuindo seu tamanho…
Não seria o caso áí para este .EXE feito em java…???
O que acham…???
Até…[/code]
Acredito que nosso colega estava se referindo a um ofuscador… que realmente diminui o tamanho do executavel… pois encurta o nome das variáveis, entre outras coisas… deixando o código bem menor. (Além de deixar o código ilegível para evitar que outros descompilem seu programa e o leiam).
Eu segui os passos pra criação do .jar e funcionou direitinho…
O único problema é que o .jar não consegue acessar o BD…
Eu creio que seja porque ele não esteja reconhecendo os “imports” do source do JSDK…
Alguém saberia me dizer o que eu fiz de errado, ou como fazer pra poder indicar os sources dentro do arquivo .jar???