Criação de objetos e... o quão deselegante é não usar DAO ?

Antes de tudo, peguem leve comigo, são os meus primeiros MESES de Java ! ^^

Eu sou iniciante no Java, bem novato mesmo, e estou desenvolvendo um projeto Java Web (que, na verdade, é só um protótipo para um Curso Técnico).

Eu tenho uma classe Perfil com alguns atributos e métodos (vou resumir aqui) :

private String Nome;
private int CPF;
private String Email;
etc.

Eu li alguns conceitos básicos de OO e decidi deixar tanto o construtor quanto os metodos acessores e modificadores (get e set) privados.

Para que eu tenha uma instância dessa classe de Perfil, eu tenho dois métodos públicos e estáticos :
fazerLogin(String email, String senha);
(Aqui eu verifico se email e senha estão corretos, buscando os dados no banco, etc)

criarPerfil(String nome,etc);
(Uso esse método na Servlet de cadastro. Dentro dele, eu crio a lógica para acessar no banco e ver se já não tem um perfil igual cadastrado. Se estiver tudo ok, imediatamente insiro os dados no banco para que ele “exista” no sistema).

Esses são os únicos jeitos de se acessar o construtor, isso se todas as verificações estiverem ok. Primeiramente, isso que estou fazendo está “correto” ?

Então, sobre a DAO : Eu não estou usando… (Por isso criei esse tópico). Os métodos de inserção, atualização, etc, estão implementados diretamente na classe de Perfil. Ok, sei que isso é um péssimo jeito de programar…

Mas realmente há muito problema nessa prática ? O meu professor disse que não é necessário usar a DAO, contanto que eu documente tudo depois…

E, se for “necessário” usar DAO’s, como prosseguir? (sendo que os meus métodos de acesso estão privados e não faz muito sentido ùsar protected e fazer a DAO herdar de Perfil)

Novamente, estou lembrando que sou iniciante !

Não importa a sigla. Tenha uma classe que seja responsável pela manutenção da tabela de Perfil.