Criação de sistema desktop

Gostaria de uma informação estou pensando em criar um sistema desktop para lojas
com controle de estoque, nota fiscal, cupom fiscal, vendas gostaria de saber qual seria a linguagem ideal para ser utilizada e que tenha mais material na internet sobre isso? principalmente nota fiscal que é o que menos acha material qual seria a mais fácil para criar o sistema?

2 curtidas

Se for pra Windows recomendo C# ou Delphi. Alguns links:

http://www.macoratti.net/11/05/nfe_dc1.htm
https://www.projetoacbr.com.br/forum/
https://www.google.com/search?q=windows+forms+c%23+nota+fiscal

1 curtida

Da pra criar com Java também, Swing ou JavaFX… Os materiais disponíveis são de grande ajuda

1 curtida

qual o melhor entre o csharp e o delphi?

1 curtida

Ambos sao bem produtivos, mas prefiro C# por ser totalmente free e mais atual. Java é improdutivo, na minha opinião.

2 curtidas

estou vendo algumas video aulas do neri, não sei nada de C# pra ser sincera a linguagem mais familiar pra mim é java rsrs vou ter que começar do zero em C# pra fazer o sistema rsrs

1 curtida

Se só tem experiencia com Java e nao vai ter tempo de aprender novas tecnologias, melhor fazer em Java mesmo.

2 curtidas

estou pensando aqui entrei de férias agora rsrsrs ai estou pensando nisso rs

Hoje, sistema desktop para Windows eu faria em C# com WinForms. Não dá pra bater a produtividade e tempo de desenvolvimento.

Comprar alguma biblioteca de componentes UI como DevExpress, Syncfusion ou Telerik ajudam muito também.

E usar ReShaper pro VS é outra coisa que vai facilitar sua vida.

C# como linguagem é muito parecido com Java, mas o que dá trabalho num sistema desses é montar as telas e a facilidade de fazer isso usando bibliotecas boas e uma IDE que suporte RAD (criar as telas visualmente) isso vai compensar qualquer perda de tempo em aprender a linguagem. Use o Visual Studio normal, não use VS Code pra isso, se não ficou claro.

Outra opção viável e multiplataforma é Qt com C++. Roda em tudo e ótima qualidade.

Qt é um framework que tem suporte a tudo, muitos componentes variados já incluídos, possui também bibliotecas C++ pra fazer de todo quite você imagine e o editor RAD deles é bom.

Ele ganha de longe do WinForms no quesito portabilidade e capacidade de personalizar componentes existentes usando uma linguagem semelhante a CSS.

O ponto negativo é que o custo de desenvolvimento em C++ vai ser maior, principalmente se você nunca tocou a linguagem. E também que por mais que Qt seja muito completo por si só, ele não é tão completo em questão de versatilidade e opções quanto C# + WinForms se usado com um DevExpress ou Telerik.

2 curtidas

Então vale a pena aprender C# com WindowsForms nesse tempo. Será bem mais produtivo do que usar Java.

Então faça em Java. Hoje em C# é possível fazer para mais de uma plataforma, mas não sei se essa tecnologia está amadurecida. Java já nasceu multiplataforma. Perca um tempo maior fazer a aplicação em Java, mas de cara ela vai funcionar em Windows, MacOS e Linux.

Onde que C# é totalmente free se é da Microsoft, ou melhor dizendo da micro$$$$$$$oft? Hahahahha!

Mais facil nao e bom.
Sugiro em php. Uma vez que o próprio script seria o sfuficiente p desktop e web. Uma coisa q ninguém imagina mas q pode ser útil. Outra um computador ou tablet/celular seria intercambiáveis. Mais materiais, mais interoperabilidade com java, c#, bancos, sistemas disponíveis.
Creio que se você for começar do zero, terá alguns percalços que não podem fazer desistir. Mas considere a opção de contratar uma consultoria do programador experiente, pois a segurança é tudo neste caso. Algumas operações podem trazer MT prejuízo caso não implementar corretamente.
Se você posteriormente necessitar de criar um aplicativo em android já tem o web service. Aprenda um pouco de Jason e pronto. Um sistema operativo multilíngue, multisistema, multiplataforma.
Acho que não seria a opinião da maioria mas não se pode pensar so no hoje, o amanhã ja esta chegando. Boa sorte com sua escolha.

Você está bem desatualizado.

1 curtida

E o seu comentário não ajudou em nada…:frowning:

6 curtidas

Hoje em dia pensar em desenvolver somente pra Windows não é bom.
Windows é um sistema operacional ruim e inseguro.
Pensa alem, mac, linux, solaris, raspberry, ofereça qualidade a seus clientes e qualidade combina com Java, que alias se seu cliente fazer questão de usar o terrivel Windows, você terá certeza que irá rodar tambem. Java é multi plataforma, já coisas feitas em net em outros SOs por exemplo Linux esqueça, são tantos os erros da VM mono que farão você desistir dele.

@j-menezes Em software desktop Windows é quase 90% dos usuários no mundo inteiro. E Linux nem chega 5% sendo generoso.

Existem mercados onde OSX é mais forte, mas acho que nem chega a 20% nos EUA e não é o caso do Brasil.

Fora Windows o outro grande nicho para software de consumidor final é Android, que não é desktop, mas é mais relevante que estatísticas que incluem servidores web linux, na web já é outra história.

E C# roda bem em linux nativamente se não há necessidade de GUI. Então se quiser futuramente implementar serviços e teve cuidado de fazer um codigo minimamente modularizado vai conseguir botar isso na web fácil, dai sim podendo rodar com .NET Core até num RPi.

Isso não faz do Net ideial para Windows, uma vez que Java roda tambem nele e alias muito bem.

Usando Net o problema será quando esse 5% dizer que quer que roda em Linux.

O que você fará, irá dizer pra seu cliente rodar usando Wine ?, Net com VM mono esqueça, é horrivel. tem mais bug qe espinha na cara de adolescente.

Tenho que concordar com o colega a respeito do Windows. Acho que continuará sendo a plataforma dominante porque, bem ou mal, está sempre antenada no cliente menos experiente, escondendo as complexidades, mas acho que a Microsoft não é confiável quando se diz respeito a linguagens de programação. Apostou no Basic, tendo o modernizado para o mundo GUI, com o Visual Basic. Mais tarde, adcionou a orientação objeto com o Visual Basic, mas teve que ser render a uma linguage CLike como o C#. Quem vai garantir que no futuro próximo a Microsoft não mude de ideia? Ela havia apostado nos tablets e depois abandonou. Apostou no mundo dos “ipods” e também abandonou. Veio com o Source Safe eClear Case e abandonou. Comprou a Nokia para investir no Windows Phone e o descontinuou.

1 curtida