php não é só para web?
Não. É na verdade mais produtivo na web. Mas nao inviabiliza o uso desktop não, basta um servidorzinho local (Ex: xampp link—https://www.apachefriends.org/download_success.html) para usar ai msm no PC da loja.
Acontece que usar na web te da mais poderes , uma vez que vai ter mais capacidade produtiva e abrangência.
Quis dizer que mesmo que utiliza um navegador como interface, não necessariamente precisa estar na web e sim no servidor local. Pode trabalhar como local e se você mais tarde quiser acessar pela web, tudo que precisara fazer é colocar o projeto em um servidor web. Se comparar com todas as linguagens disponíveis, vai ver que é mais proveitoso fazer com uma linguagem que te da essa possibilidade.
[OFFTOPIC] Que layout eh esse que vc usou? Gostei do estilo limpo dele.
Nesse caso, todas as linguagens que tenham framework para web se encaixam nessa situação, correto?
Poderia usar Java, Pyhton(Django), Ruby(on rails).
Não gosto do PHP, apesar de sua popularidade, o código fica sujo, como acontece com o Perl, mas a finalidade deste é programas rápidos para extração e relatórios e não uma aplicação inteira.
Isso q penso. Não é o mais fácil, mas devido a proposta é mais adequado
Fazer em node um projeto assim seria legal hein. Js é bem simples, e com ajuda do electron vc já faz uma aplicação desktop, ou pode fazer simplesmente um sistema web, e utilizar o electron pra criar a aplicação desktop, acho que poupa tempo.
Reclamam tanto do Java, mas depois que aprende uma linguagem fica fácil aprender uma outra.
Fulano escolhe o Java como primeira linguagem a se estudar sério, depois que aprende o core decide estudar uma outra linguagem, ai ele aprende rapidão e vem falar que Java é difícil, complexo, improdutivo… Sendo que quando foi estudar a segunda linguagem, toda a lógica já estava formada na cabeça, só foi necessário saber as novas keyword para colocar no lugar.
Quem que gasta o mesmo tempo para desenvolver uma aplicação pela segunda vez?
Criação de serviços, mapeamento ORM, collections, em java é tudo muito fácil, não sei onde acham complicado.
O que pode ser chato: configuração de uma segurança parruda com Spring Security, JWT e OAuth.
Quer desenvolver o front com um framework da linguagem do back? Tem o JSF. No início pra quem não conhece HTTP, HTML, CSS e JS é difícil mesmo, pois vai ter que aprender isso e ainda aprender a sintaxe e ciclo de vida, do contrário é muito fácil. Os componentes estão todos prontos, com css feito, cada componente com diversas funcionalidades prontas, como por exemplo o input e datatable do Prime.
Voltando ao assunto principal do tópico, eu recomendo seguir com a linguagem que você mais domina.
Se for Java, o JavaFX lhe cai bem, os componentes são bonitos, pode usar css para estilizar, é produtivo, pode montar a tela utilizando o drag’n drop, tem um mestre aqui no fórum @j-menezes, etc.
EDIT: Seria tão bom falar o que no Java é improdutivo e o que na outra linguagem é produtivo, melhor ainda seria mostrar o código nas duas linguagens
É muito bom ouvir alguém elogiar o Java. Esta linguagem que quebrou um paradigma, iniciando o desenvolvimento em multiplataformas, adentrando também o mundo mobile.
Dizem que se escreve muito, usando o Java, mas, em compensação é uma linguagem que te disciplina e foi, senão a primeira, uma das pioneiras em adotar a nomeação de variáveis e classes usando as notações cameoCase e PascalCase.
Coloco um tema para discussão. Será que a facilidade em desenvolver não leva a uma menor disciplina, tornando simples de fazer e difícil e manter e atualizar?
Outra questão. Estamos considerando o desenvolvimento do zero ou sempre reaproveitando classes de projetos anteriores?
Cara, o que vi no tópico é gente reclamando de não recomendarem Java, e mostrando ignorância sobre .NET coisas que existem faz uns 5 anos.
Java foi legal em que popularizou certas coisas que eram só acadêmicas, mas foi uma tentativa muito fraca e bitolada de melhorar C++. Pra mim a parte da bitolação é a pior, buscando um purismo que simplificou a linguagem mas dificultou o uso dela, em lugar de dar liberdade ao programador restringiram. Isso que olha que C++ tem problemas mas Java conseguiu ser pior justamente pela filosofia de querer controlar a forma como o programador deve trabalhar, justamente o oposto da filosofia C++ e de outras linguagens. Só ver como só recentemente os caras cederam a adicionarem métodos anônimos, porque fugia do purismo que queriam. Uma mentalidade tolidora.
Então como linguagem, estritamente falando eu acho uma tentativa falha de superar C++ em questão de design. Houve na mesma veia de ser um C++ melhor e mais seguro a linguagem D, e as próprias iterações de C++ que melhoraram muito a linguem e hoje Rust é o que chega mais perto de atender esse objetivo.
Pra trabalhar, existe coisa melhor, mas Java não é o fim do mundo, e tem algumas bibliotecas muito boas que podem fazer valer a pena considerar ela para alguns projetos específicos.
Agora, vamo deixar do vitimismo dizer que “o povo é contra o Java” quando na verdade são os programadores de Ferrari que vem ai reclamar que recomendei .NET? Please
Sim e não. Um exemplo, eu uso muito Python pra fazer prototipo e testar ideias e algoritmos, e é aquele negocio codigo bem ruim mesmo, só de rascunho pra testar rapidamente uma coisa ou outra, e ir mudando pra ver no que da.
Dai vem a disciplina de pegar isso e tornar num aplicativo, em vez de fazer um protótipo de produção, tu até pode pegar a parte do código que presta, mas fazer pensando na arquitetura do programa.
Outra coisa também, nenhum software é pra durar pra sempre então isso vai pesar em como você desenvolve ele, se tu ta fazendo uma ferramenta que tu vai usar 1 vez para resolver um problema especifico na minha opinião tu não precisa caprichar como algo que vai ser mantido rodando.
Caso os requisitos mudarem, a vida de a volta que for e isso aconteça dai tu faz o que falei, refatora praticamente do zero.
Quando eu comentei eu falei pensando em criar um software desktop do zero com .NET e usando bibliotecas de 3os, tipo DevExpress ou Telerik. Ou seja, é do zero sem código anterior seu, mas usando bibliotecas prontas.
Essas bibliotecas permitem tu criar muito facilmente telas profissionais e com muitos recursos avançados, sem precisar reinventar a roda. Coisas tipo isso:
Sendo extremista, do zero do zero mesmo mesmo seria sem usar nem .NET ou as bibliotecas Java, nada, acho que nem da. Em C, C++, assembly da pra fazer algo totalmente do zero e olha só se tu trabalhar com dispositivos embarcados onde tu só interage com hardware, porque senão tu vai estar interagindo com SO, BIOS, etc.