To com problemas pra criar um banco de dados e manipulalo com banco Java DB, já fiz em mySQL e SQL Server mas com Java DB não to conseguindo…
Como criar uma base de dados, tabela e como fazer conexão entre Java e o Java DB?
Terei algum problema de compatibilidade se criar a base de dados em um OS 64 bits e rodar a aplicação em um OS 32 bits?
:?
Quem souber responder alguma das minhas dúvidas já é uma grande ajuda.
Lembrando a base de dados é Java DB, não serve mySQL ou SQL Server.
Sua pergunta não faz muito sentido… O JDBC é uma API do Java para manipular o banco de dados independentemente do seu banco. Você quis dizer que conseguiu configurar o MySQL e o SQL Server, mas não conseguiu fazer via JDBC?
Sua pergunta não faz muito sentido… O JDBC é uma API do Java para manipular o banco de dados independentemente do seu banco. Você quis dizer que conseguiu configurar o MySQL e o SQL Server, mas não conseguiu fazer via JDBC?
Certamente vc não prestou atenção na pergunta e/ou não conhece o JavaDB :-o (JavaDB (Sun) contém os mesmo binários do Apache Derby (Cloudscape que foi comprada pela Informix que foi comprada pela pela IBM que doou o código pra Apache), que é um BD relacional implementado inteiramente em Java com licença Apache v2.0. :arrow: http://db.apache.org/derby/
[color=red]Como criar uma base de dados, tabela e como fazer conexão entre Java e o Java DB?[/color]
É possível de se fazer em linha de comando, mas vou assumir que vc esteja usando o netbeans 6.9 (onde já testei):
Se vc instalar o bundle (netbeans + glassfish), o javadb é registrado automaticamente. Ele precisa estar registrado para possibilitar a compilação.
Caso contrário, clique botão direito em ‘Banco de Dados->Nova Conexão…’.
Escolha o driver (embedded, network etc). Preencha os campos (auto-explicativos).
É criado um nó co mo nome da sua conexão. Clique botão direito nesse nó;
depois ‘criar banco de dados…’. Preencha os campos (auto-explicativos);
é gerado outro nó com o endereço do seu bd recém criado; conecte-se e com o botão direito crie suas tabelas.
Por padrão, use o shcema APP.
Para conectar sua aplicação java ao java db, use um DAO, por exemplo.
[color=darkred]Terei algum problema de compatibilidade se criar a base de dados em um OS 64 bits e rodar a aplicação em um OS 32 bits? [/color]
Sabe por que java tem o slogan ‘Write once, run anywhere’ ? Não importa o sistema, nem a arquitetura. Se for possível colocar uma JVM lá, vc ‘escreve uma vez e roda em qualquer lugar’.
Certamente vc não prestou atenção na pergunta e/ou não conhece o JavaDB :-o (JavaDB (Sun) contém os mesmo binários do Apache Derby (Cloudscape que foi comprada pela Informix que foi comprada pela pela IBM que doou o código pra Apache), que é um BD relacional implementado inteiramente em Java com licença Apache v2.0. :arrow: http://db.apache.org/derby/ [/quote]
Post foi editado posteriormente depois que eu comentei na época…
Vc quer saber o porquê do nome ? Ou o porquê de se usar o JavaDB ? Ou seria outra pergunta ?
O nome JavaDB foi dado pela Sun (creio que para salientar que o banco é 100% em Java).
O motivo de se usar vc pode ver em: http://db.apache.org/derby/faq.html
Consigo agora normalmente utilizar o Java DB meu unico problema esta em ativar o java DB quando ligo a maquina, ou seja, em modo de inicializacao…
Por exemplo com o MySQL posso escolher na configuracao a opcao de ativar o BD quando ligo a maquina server mas com o java DB nao sei como fazer isso afinal ela depende de ativar a JVM antes.
[quote=DavidUser]Consigo agora normalmente utilizar o Java DB meu unico problema esta em ativar o java DB quando ligo a maquina, ou seja, em modo de inicializacao…
Por exemplo com o MySQL posso escolher na configuracao a opcao de ativar o BD quando ligo a maquina server mas com o java DB nao sei como fazer isso afinal ela depende de ativar a JVM antes.[/quote]
Desculpe pela demora, mas estive fora.
Você vai precisar criar um serviço no SO e configura-lo para ser iniciado quando do carregamento do sistema.
Para fazer isso, temos, por exemplo: