Criar Aplicação e Partilhar para Mais de um Computador

Olá galera, já tenho a aplicação criada no Netbeans e no Xampp usado para salvar as tabelas, gostaria de uma luz para em primeiro
1.Criar ele com cara de programa, não ter que abrir a plataforma do Netbeans quando abre o programa
2.Copiar o Banco de dados no outro computador e poder manipular os dados desse banco como no computador raiz. Ou Seja partilhar a aplicação e o banco na rede

Falai @Macnur44, a sua aplicação é web ou desktop? por usar o xampp acredito ser web…
Abraços
Max

1 curtida

Primeiramente Obrigado pelo seu tempo, Não cara é Desktop mesmo

1 - Quando uma aplicação Java está rodando em uma IDE ou por CLI, diz-se que a aplicação está em modo de desenvolvimento (geralmente). Quando se quer por a aplicação em produção (modo de produção), ou seja, disponibilizar aos usuários, em Java deve-se criar o JAR (Java Arquiv) e, dependendo do caso, o executável.

2 - Se o BD será disponibilizado em rede, a base de dados deve ficar em uma máquina servidora. Daí surgem algumas questões. Seu programa foi desenvolvido com esse foco? Tratou as questões de acesso paralelo? Implementou em forma de transações?

1 curtida

Acho que esse link pode te ajudar
https://pt.stackoverflow.com/questions/28199/como-gerar-programa-execut%C3%A1vel-jar-no-netbeans
Para botar o banco em outro computador você precisará alterar os dados de conexao passando provavelmente o IP da maquina que possuirá o banco de dados e a porta 3050 que é a porta padrão do firebird. Nesse outro link voce tem mais detalhes.
https://firebirdsql.org/rlsnotesh/config-port.html

Abraços
Max

1 curtida

Lembrando que o IP deve ser fixo.

2 curtidas

Certo Max, Já deixei Executável e a posterior foi criado a pasta dist, agora estou querendo partilhar essa pasta do Software para outro computador, para poder manipular os dados, já tenho esta pasta no outro laptop, através da rede. Para poder abrir a aplicação neste outro computador quais são os softwares que necessáriamente devo ter instalado?

É um sistema de gestão de arquivos, sendo que foi idealizado para que 2 ou no máximo 3 pessoas manipulassem os dados ao mesmo tempo
Quero partilhar da máquina que criei o software para outro computador que esteja na mesma rede,
Já criei o executável e partilhei na rede.
A batata quente agora é como conseguir que essa máquina consiga ler o software.

Tenho que instalar o jdk na outa máquina e instalar o xampp?

Para executar, basta o JRE (Java Runtime Environment - Ambiente de Execução Java) de preferência, na mesma versão do JDK em que a aplicação foi criada. O banco deve estar em um ponto único, ou seja, só em um computador, podendo ser acessado por qualquer host (máquina) que tem o sistema - por isso que mencionei a questão de transação, paralelismo, etc.

Máquina 1 (servidor/cliente) : software e banco
Máquina 2 (cliente): software - acessa o banco rodando na máquina 1
Máquina n (cliente): idem à máquina 2.

O melhor seria se até a aplicação (software) estivesse só na máquina 1 e só estivesse nas máquinas cliente os atalhos para acessar o sistema, mas daí teria que mapear uma unidade de rede…

1 curtida

Na verdade voce irá precisar instalar o JRE
Da uma olhada no link abaixo e veja se ajuda. O @TiagoSena postou uns vídeos de passo a passo
https://www.guj.com.br/t/executar-programa-jar-no-windows-resolvido/89227/13

Abraços
Max

Em 1 computador você define ele como sendo Servidor e Cliente e os demais se loga a Ele
e requisita e manda gravar os dados.

Pode usar a JavaWebSocket ou mesmo a implementação do proprio WebSocket do SDK java. Assim ficará melhor, porque o processamento fica liberado e não bloqueia o Servidor que no caso seria Cliente tambem.

Outra boa alternativa é usar um RMI.

Valeu pessoal muito obrigado pelas dicas de vocês
Consegui criar o sistema e rodar em outro computador na mesma rede
Tive que criar outro utilizador no mysql e criar as permissões para este utilizador,
E na conexão entre o Netbeans e o Mysql alterei o localhost pelo número do ip da minha máquina, nesse caso ele será o servidor.

Gerei o executável do Software e Partilhei essa pasta na rede e respectivamente dando ao utilitário os poderes de segurança.

E como sugerido por vocês aí em cima instalei o jre na máquina cliente e enviei o atalho para o Ambiente de Trabalho para que pudesse abril lá