Criar archetype Maven 2

Oi pessoal,

Estou começando a utilizar o Maven. Baixei o plugin para o eclipse, criei projetos de teste, tudo ok.
Porém quero criar meu próprio archetype com a minha estrutura de diretórios e copiar alguns arquivos para alguns diretórios na criação do projeto.

Como faço para criar meu próprio archetype?

É extremamente simples, apenas siga os passos indicados no site do maven:

http://maven.apache.org/guides/mini/guide-creating-archetypes.html

Uma outra forma bacana é obter exemplos de archetypes existentes, principalmente em repositórios centrais maven. Por exemplo:

http://mirrors.ibiblio.org/pub/mirrors/maven2/org/apache/maven/archetypes/

Opa,

Entrei no link indicado e vi uma lista de archetypes de exemplo. Baixei e examinei o arquivo .jar e vi que ele tem uma estrutura padrão.
Então eu tenho que criar um arquivo jar conforme os exemplos? Tem como eu disponibilizar o meu archetype no eclipse para criação de projetos?

Então, a criação do archetype é basicamente uma estrutura inicial empacotada em um jar com um descritor (archetype.xml).

Não sei o quanto complicado é disponibilizar um archetype em uma central, muito provavelmente você precisará de aguma aprovação. Mas você pode instalar um gerênciador de artefatos maven (ex. Artifactory) na sua rede e disponibilizar seus archetypes nele.

Instalei o Artifactory como o colega Pozzo e pelo que entendi ele funciona como um proxy e serve para colocarmos os jar’s das bibliotecas e criarmos um repositório local.
Com relação aos archetypes, não consegui colocar nele.

Vi no link http://books.sonatype.com/maven-book/reference/archetypes.html#d0e24937 uma forma de criar um catálogo local para disponibilizar os meus archetypes. Criei o catálogo, configurei ele no Eclipse, quando vou criar um novo projeto Maven ele mostra os archetypes que estão configurados nesse arauivo, porém ao finalizar o wizard de criação ele dá um erro, como se não encontrou o archetype.

Meu catálogo: