Criar objeto da DAO esta causando lentidão

Boa noite, ontem postei um código falando que eu estava com lentidão nas querys com o MySQL, mas fiquei debugando, testando, modificando e etc…até perceber que a lentidão nao vinha das querys, mas sim da criação do objeto do DAO, porquq nos eventos dos botões que necessitam executar alguma ação em conjunto com o BD, eu crio um novo objeto do DAO, e executo a query com esse objeto chamando o método responsável, e percebi que a criação do objeto estava lento.

aqui vai um exemplo da criação de um objeto na açao de um botao:

private void Botao_consultarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                                
        Banco.Comandos_BD comandos=new Banco.Comandos_BD();
        Auxiliar.Peça objPeça=new Auxiliar.Peça();
        Admin_Consulta_Retorno frame_retorno=new Admin_Consulta_Retorno();
        java.util.List Peça=comandos.consultaPeça(tabela,(String)this.ComboBox_nomepeça.getSelectedItem());
        objPeça=(Auxiliar.Peça) Peça.get(0);
        frame_retorno.AreaTexto_nome.setText(objPeça.getNome());
        frame_retorno.AreaTexto_descricao.setText(objPeça.getDescrição());
        frame_retorno.AreaTexto_imagem.setText(objPeça.getImagem());
        frame_retorno.AreaTexto_preco.setText(String.valueOf(objPeça.getPreço()));
        frame_retorno.AreaTexto_nota.setText(String.valueOf(objPeça.getNota()));
        frame_retorno.setVisible(true);
        frame_retorno.frameAnterior(this);
        this.setVisible(false);
    }

OBS: minha classe DAO tem aproximadamente 1.000 linhas, uso uma única DAO(nomeei Comandos_BD) dentro dela estão todas as querys que preciso no programa divididas em métodos.

Alguém pode me ajudar a entender oque esta causando a lentidão? Agradeco

O DAO nada mais é que um padrão para separar o acesso do banco de dados das outras lógicas.
Você ganha em manutenção de código e em entendimento em seu programa.
Sobre desempenho acredito que não muda muito já que se muda o processamento para uma outra classe, mas o processamento e o acesso ao banco de dados tem que ser o mesmo.