Criar um contexto de Aplicação ou uma Transação

Estou desenvolvendo um conjunto de componentes Swing, dentre os quais, tenho um que deve executar algumas ações, em sequencia as ações que este irá realizar

1. Notificar todos os listeners que o eevento irá ocorrer.
  2. Realizar o determinado evernto, chamando o delegador pra executar a operação desejada.
  3. Notificar todos os listeners que o eevento ocorreu.

O problema é que quero que o passo 3 só seja executado caso não seja lançado nenhuma exceção durante a execução dos passos anteriores.

Algumas soluções poderia ser utilizar AOP, pois assim saberia que o metodo foi chamado, executado e executado sem lançar exceção,o problema desta solução é que iria misturar lógica, no momento de utilizar a AOP, e a vizualização do propiro componente. Mas no fim é esta pratica da AOP que desejo inferir no componente. Outra solução seria criar um contexto no qual seriam realizadas determinadas ações e estas só seriam realizadas caso todos os passo fossem executados com sucesso, neste ponto podreira utilizar-se de uma ideia de transação.

Já vi o Unit of Work, que é bem de perto o que desejo fazer, mas não encontrei algo construtivo sobre o padrão e também não sei se é a melhor solução, ou a criação de uma forma de gerenciamento de transação resolveria.

Fico no aguado

Att…