Criar um evento

Olá Povo,

Bem tenho uma classe, que entre outras coisas, busca dados específicos de uma tabela.

Essa classe tem um método getData(int coluna, int row) que retorna os dados de uma coluna específica.

Quero montar um evento q seja disparado toda vez q esse método (getData) for executado, para assim, saber qdo o usuário está navegando, que vou chamar teoricamente de OnDataChange

Em seguida, por exemplo, toda vez q o método OnDataChange do classe for chamada, que seja exibida uma mensagem, ou algo parecido, prá eu poder captar como funciona.

Se alguém poder mandar uma referência, ou algo bem explicado, melhor ainda, pq sou iniciante em Java… :roll:

Agradeço antecipadamente,

Elton

euto, beleza… me responde o seguinte em que circunstancias essa data ira mudar??? quando ele mover o mouse, passar o mouse por um botão, colocar um foco no campo???

Para imprimir a mensagem para o usuário vc faz

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Titulodo painel","A data mudou para"+getData().toString(),3);

//Para vc ver use isso

System.out.println("Mudou a data->"+getData().toString());

vc pode por uma chamada a um metodo q trate o “evento” no metodo getData(), ex:

public Dado getData(int coluna, int row){
 ........
 msg();
}
public void msg(){
 // aqui vc coloca o q acontece qndo ocorrer o "evento"
}

Fala Pessoal!

Antes de mais nada obrigado pelas respostas!

Bem, o método getData() vai ser acionado por um componente tipo DBNavigator do Delphi, com botões avançar e voltar, ou no clique de um JTable com os dados da tabela previamente cadastrados. Assim, vai haver um método next() e previous(), disparados nos eventos OnClick dos Buttons Avançar e Voltar e no OnClick do JTable, métodos esses q são basicamente a mesma coisa do getDAta();

Agora aí entra a razão pela qual eu quero criar um evento: toda vez q for chamado um método q “navegue” nos dados, uma classe q eu estou criando extend do JTextField, q tem como propriedade a classe q carrega os dados, ou seja, qdo houver mudança de registros na classe onde estão armazenados os dados, o “JTextField” vai “perceber”, por meio do evento, q foi mudado o registro corrente e disparar um método q atualize o seu valor.

Ou seja, +/- aquilo q faz os objetos DB… do Delphi, em relação a um DataSource.

Galera, mais uma vez muitíssimo obrigado!

Elton