Criptografia / ofuscador

pessoal, eu gostaria de saber se um jar criptografado é o mesmo que um jar ofuscado?

e como eu faria para criptografar ou descriptograr um jar

e como eu faria para ofuscar e desofuscar um jar.

vlw

Não é.

Um jar ofuscado é um .jar onde o programa passou por uma tradução, de modo a torna-lo menos inteligível. Por exemplo,o ofuscador troca nomes de métodos como:
getName()
getAge()

para
_()
__()

e faz o mesmo com atributos. Assim, fica muito mais difícil para quem descompilou seu código. Os ofuscadores também se auto-intitulam “otimizadores”, ou “redutores”, já que nomes menores geram menores tabelas de símbolos e, portanto, um jar um pouco menor.

Um ofuscador é esse aqui:

Note que ele também dificulta o entendimento da Stack Trace, e te obriga a ter o arquivo de tradução do ofuscador para que você possa entende-la.

Já um .jar criptografado é um .jar que passou, efetivamente, por um processo criptografico. Para que possa ser lido, você deve usar um classloader especial. Infelizmente, em algum momento você terá que usar um .jar descriptografado com o processo que reverte a criptografia e será muito difícil ocultar totalmente o seu código fonte.

Em Java, a melhor alternativa é largar mão de paranóia e fazer código aberto. Ou então, integrar com alguma porção de código numa linguagem compilada, como o C++.

ou faz todo o código em javascript mesmo
aquilo sozinho já é ilegível o suficiente :slight_smile:

blz Vini, já entendi o conceito

mas agora uma perguntinha basica…tem como eu reverter o processo de ofuscar o jar? Quero poder ver os class

O ofuscador deixa vc ver os class, normalmente. Mas eles se chamarão algo confuso.

Ele cria uma tabela de símbolos, que você deve guardar. Aí, no próprio ofuscador tem a ferramente que transforma o nome confuso que ele gerou, no nome que você tinha na classe anteriormente.

ah ta…um arquivo com a extensão prop ne?

vlw vini, era isso mesmo q eu queria