Ao pesquisar no google sobre criptografia, tive algumas duvidas.
No Algoritmo de chave publica temos a chave privada e publica. Qd temos q enviar um msm arquivo para varias pessoas temos q enviar uma msm chave publica para todos e uma chave privada diferente para kda.
Outra duvida o algoritmo MD5 é simétrico, assimétrico ou outra coisa?
Se quiser mandar um mesmo arquivo para várias pessoas, e se quiser mandá-lo criptografado, é necessário saber a chave pública de cada uma dessas pessoas, criar uma chave simétrica aleatória, apenas para criptografar esse arquivo, e criptografar essa chave simétrica com a chave pública de cada uma dessas pessoas. Assim, para cada destinatário, uma chave criptografada será enviada.
Assim é possível Para que o destinatário decifre o arquivo, ele deve verificar qual dessas chaves criptografadas abre com a chave privada dele, para poder decifrar o arquivo.
b) O algoritmo MD5 é um algoritmo de hash (não é um algoritmo de criptografia) e não é simétrico nem assimétrico. Mal comparando, seria o equivalente de “noves fora” - aquela técnica antiga que se usava para checar o resultado de uma adição.
a chave publica vc deixa disponível para todomundo ou para um grupo específico e a privada vc guarda pra vc
quando vc vai enviar algo para algumas pessoas entao vc criptografa com a sua chave privada, e assim somente a sua chave publica poderá descriptografar, a única coisa que isso garante é q a pessoa que recebe a mensagem terá a certeza de que foi vc quem a enviou, mas teoricamente qlqr um poderá ler sua msg, afinal sua chave publica é publica
quando alguém quiser lhe enviar algo que somente vc deverá ler, então essa pessoa criptografa a msg com a sua senha publica, assim nao importa quem coloque as mãos nessa msg, apenas vc vai poder descriptografar e ler, sendo assim, vc nao terá garantias de quem realmente lhe enviou a msg, mas quem lhe enviou, seja quem for, terá a certeza de que só vc irá ler o conteúdo
vc pode achar que o método fica falho assim, ja quem vc nao tem garantia total das coisas, mas ele nao é, vc pode combinar sua chave privada com a chave publica de outras pessoas quando for enviar algo, criptografando a msg duas vezes, assim elas irao descriptografar com a chave sua publica e terao certeza que foi vc quem enviou a msg, e logo em seguida descrptografa denovo com a chave privada, oq garante a vc que apenas aquela pessoa irá ler
parece meio confuso né hehehe, espero ñ ter piorado as coisas
deixa eu ver se entendi…se eu criptografar a msg com a minha chave privada qq um pode descriptografar c a minha chave publica, ou seja, o destinatario sabe q fui eu q enviei, mas eu nao tenho garantia se só ele ira ler.
se eu criptografar com a chave publica, so qm tiver minha chave privada poderá ler, aí eu tenho ctz só qm eu quero ira ler, mas a pessoa nao tem certeza q fui eu q enviei.
Me corrijam se eu viajei…rsrs
[quote=“samuelhenriquerj”]se eu criptografar a msg com a minha chave privada qq um pode descriptografar c a minha chave publica, ou seja, o destinatario sabe q fui eu q enviei, mas eu nao tenho garantia se só ele ira ler.[/quote]é isso mesmo
[quote=“samuelhenriquerj”] se eu criptografar com a chave publica, so qm tiver minha chave privada poderá ler, aí eu tenho ctz só qm eu quero ira ler, mas a pessoa nao tem certeza q fui eu q enviei.[/quote]ta errado, ninguém além de vc pode ter a sua chave privada, vamos supor que vc quer que apenas eu leia uma msg sua, então vc criptografa com a minha senha pública, ñ com a sua, assim eu descriptgrafo com a minha senha privada que só eu sei qual é