Crise econômica mundial afetará o mercado de TI brasileiro?

Também acredito que todos os partidos fizeram coisas boas e ruins e querer ver as coisas no preto e branco leva a não reconhecer esforços de um lado e fechar os olhos de outro.

Com impostos altíssimos que não voltam, banco que chupam até os ossos dos clientes, etc., seria estranho se caísse na crise.

a outra crise parecia ser consideravelmente mais séria e não afetou tanto assim… essa parece que vai ser mais fraca, quase que uma continuação adiada da outra (mais ou menos o que disseram ai…), então acho que vai afetar menos…

acredito que quem vai ser mais prejudicado são as empresas que tem mais projetos que são vendidos la fora nos EUA e Europa, principalmente EUA, o que na grande maioria é multinacional… mas acredito que não vai ser muito não… falar que vai ou que não desse jeito, afirmando como quem tem certeza, numa boa, ninguém aqui é mãe diná e nem se fosse eu não acreditaria nessa certeza toda…

Sei não. Quando eu era jovem, falavam que a culpa de todos os males do país era a dívida externa, depois de uns anos, passou a ser os juros, hoje falam que é os impostos.

Sei não. Quando eu era jovem, falavam que a culpa de todos os males do país era a dívida externa, depois de uns anos, passou a ser os juros, hoje falam que é os impostos.[/quote]

poca gente atribui mesmo isso a corrupção… é a unica coisa que sempre, em todas estas fases estava presente, na minha opinião o motivo dessa merda toda que da…

Sei não. Quando eu era jovem, falavam que a culpa de todos os males do país era a dívida externa, depois de uns anos, passou a ser os juros, hoje falam que é os impostos.[/quote]

poca gente atribui mesmo isso a corrupção… é a unica coisa que sempre, em todas estas fases estava presente, na minha opinião o motivo dessa merda toda que da…[/quote]

Pois é, também penso assim. Mas acredito que isso esteja mudando aos poucos. Hoje os órgãos conseguem fiscalizar bem mais e as pessoas conseguem ficar mais conscientes, é mais rápido descobrir e se os políticos corruptos ainda não são presos, pelo menos são afastados, queimam um pouco o filme e pra cargos eletivos as pessoas possuem a chance de não votar mais nele. Tanto que tem muito político notoriamente corrupto que está tendo mais dificuldades de se eleger. Acredito que o povo esteja começando a aprender a votar.

Sobre os dois principais partidos, não acho justo falarem que o PT apenas manteve o que tinha antes e tudo que está agora dando certo é graças ao PSDB, mas por coincidência só começou depois que eles saíram do poder e o que está ruim é tudo culpa do PT, mesmo que tenha começado antes. As alterações na economia que o PT fez ajudou muito a estabilizar o país e tornar mais resistente a crises, tanto que nos 9 anos de PT, as crises afetaram bem menos o país.

Também não acho justo dar todos os méritos ao PT, que mesmo tendo feito muito, é inegável que o partido anterior também tenha feito coisas boas.

Infelizmente nenhum dos dois é exemplo e falta um terceiro partido forte pra balancear as coisas. Senão cada um vai sempre atacar o outro mostrando as coisas ruins, fica igual as brigas Java x .NET, comunismo x capitalismo, agil x o resto do mundo, certificaçao x diploma, eclipse x netbeans, etc.

Os setores de industria e comércio, são os que sofrerão maior impacto.

poca gente atribui mesmo isso a corrupção… é a unica coisa que sempre, em todas estas fases estava presente, na minha opinião o motivo dessa merda toda que da…[/quote]

Pois é, também penso assim. Mas acredito que isso esteja mudando aos poucos. Hoje os órgãos conseguem fiscalizar bem mais e as pessoas conseguem ficar mais conscientes, é mais rápido descobrir e se os políticos corruptos ainda não são presos, pelo menos são afastados, queimam um pouco o filme e pra cargos eletivos as pessoas possuem a chance de não votar mais nele. Tanto que tem muito político notoriamente corrupto que está tendo mais dificuldades de se eleger. Acredito que o povo esteja começando a aprender a votar.

Sobre os dois principais partidos, não acho justo falarem que o PT apenas manteve o que tinha antes e tudo que está agora dando certo é graças ao PSDB, mas por coincidência só começou depois que eles saíram do poder e o que está ruim é tudo culpa do PT, mesmo que tenha começado antes. As alterações na economia que o PT fez ajudou muito a estabilizar o país e tornar mais resistente a crises, tanto que nos 9 anos de PT, as crises afetaram bem menos o país.

Também não acho justo dar todos os méritos ao PT, que mesmo tendo feito muito, é inegável que o partido anterior também tenha feito coisas boas.

Infelizmente nenhum dos dois é exemplo e falta um terceiro partido forte pra balancear as coisas. Senão cada um vai sempre atacar o outro mostrando as coisas ruins, fica igual as brigas Java x .NET, comunismo x capitalismo, agil x o resto do mundo, certificaçao x diploma, eclipse x netbeans, etc.

[/quote]

conseguem fiscalizar entre aspas, o problema é que só da pra fiscalizar mesmo quando o fiscalizado não é muito “poderoso” politicamente, ou quando tem inimigos mais poderosos (vide o nosso presidente do senado de exemplo)…

quanto as culpas eu também concordo que ambos tiveram seus méritos e deméritos… a origem da maioria dos males da nossa politica brasileira (a corrupção se é que alguém não intendeu mesmo), acho que ja foi pior… a longo prazo até acredito que melhore bastante isso, só que esse é o tipo de coisa que “a longo prazo” é somente um problema menor… mas ainda é um problema.

O que eu acho mais engraçado quando se discute sobre politica é que todos tentam encontrar um culpado, seja ele um politico ou um partido.

E o grande culpado dessa história somos nós mesmos que escolhemos nossos representantes…mas no lugar de assumir a culpa e lutar pelos próprios direitos, ficamos nos colocando no lugar de vítimas.

Ficar no papel de vítima não irá mudar em nada a situação do nosso pais…

#FicaDica

[quote=MaYaRa_SaN]O que eu acho mais engraçado quando se discute sobre politica é que todos tentam encontrar um culpado, seja ele um politico ou um partido.

E o grande culpado dessa história somos nós mesmos que escolhemos nossos representantes…mas no lugar de assumir a culpa e lutar pelos próprios direitos, ficamos nos colocando no lugar de vítimas.

Ficar no papel de vítima não irá mudar em nada a situação do nosso pais…

#FicaDica[/quote]

as pessoas não tem instrução que deveria ser dada pelo governo para votarem, pela falta de instrução acabam sendo vitimas de corruptos e vendendo seus votos.

outra coisa que ferra é o voto ser obrigatório…, como seria uma votação para votar se o voto seria ou não obrigatório ? essa votação seria obrigatória?

pagamos o preço, e então erroneamente, atribuimos a culpa ao povo que se vende…

o primeiro passo seria instruir essas pessoas, mostrar fatos…se bem que…nem a TV Globo manchou a foto de Edir Macedo, mostrando varios videos na TV…

Se o voto não for obrigatório, as pessoas que vendem o voto continuarão a vender. E o voto delas vai ter até mais peso, porque a massa eleitoral é menor. Quem não votaria seriam os descontentes que estiverem desenganados, os que mais preciariam votar.

E a TV Globo não é um exemplo de empresa isenta pra quase nada. hehehe

Eu sei que a situação econômica está prestes a explodir. O que fizeram em 2008, que foi fazerem os governos pegarem mega empréstimos para injetar dinheiro no sistema, já não pode ser mais feita, a crise que bate agora é justamente da dívida dos países. Como estamos vendo, existem vários países pegando empréstimos emergenciais com o FMI para pagar o juros da dívida (imaginem a dívida em si, impagável). Essa é a situação de boa parte dos países desenvolvidos, que são aqueles que mais consomem. Quando esses diminuírem bruscamente o consumo ou simplesmente parar, os países produtores, especialmente a China, vão ser muito afetados por isso, com uma queda brutal nas exportações e na receita. Logo, esses países produtores vão produzir menos e portanto comprarão menos matéria-prima e aí que o Brasil entra, pois é grande exportador de commodities, especialmente minério de ferro para a China.

Resta saber a intensidade disso. Acredito que no pior dos casos, uma guerra pode começar, a começar por uma guerra comercial, como o Brasil já está ensaiando, tentando defender a indústria nacional. As pessoas estão acostumadas a um certo padrão de vida e isso tem um custo, quando a renda para pagar esse custo, por exemplo, com exportações cair e consequentemente o salário e os empregos cairem, a situação tende a ficar muito pior e isso pode levar a tantas outras revoluções e protestos. Acho que em um cenário assim, não sobraria muito interesse no mercado de TI. Mas aqui as consequências são trágicas, talvez inimagináveis.

De toda forma, o mercado brasileiro será afetado. Resta saber a intensidade. O Brasil claramente está desacelerando pois passou por um ciclo de expansão de crédito artificial (o ganho na produção foi pequeno, o que fizemos mesmo foi expandir o crédito e aproveitamos a bonança mundial). Agora que a expansão parou, chegou a hora de pagar.

A intensidade vai depender se você mora em algum desses países endividados.

Eu acho que a crise vai fazer um monte de gringos virem pra cá, o que na real já está acontecendo.

mas admito que quanto ao resto eu não ví muita diferença. Assim, eu trabalhava numa grande empresa X em 2008 quando o Leman Brothers faliu e começou aquele caos na bolsa. Essa empresa X fez 3 grandes cortes, eu sobrevivi aos três, mas foi tenso demais

Acho que deu uma queda só no final de 2008 e primeiro trimestre de 2009, depois os projetos voltaram e continuam bombando até hoje, pelo menos aqui em SP tá assim