Crise econômica mundial afetará o mercado de TI brasileiro?

Olá, tudo bem?

Como todos devem saber, a situação financeira mundial é preocupante: vários países, até então considerados “ricos”, com dívidas públicas altíssimas (Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal, Itália, Japão, EUA etc), preocupações de calote, vendas de casas em baixa, planos de resgate, demissões, bolhas imobiliárias estourando, guerra cambial, entre tantos outros sinais perigosos. Ao que tudo indica estamos a beira de um colapso global do sistema financeiro. Sim, a situação é realmente desastrosa, quase inacreditável para alguns.

Por isso pergunto a vocês: vocês acham que o setor de TI brasileiro, em especial o desenvolvimento de software, será muito afetado nos próximos anos? Em que nível de gravidade? Acreditam que terá muitas demissões nesse setor também?
Pelo que lembro de 2009, no começo do ano, as empresas diminuiram muito as contratações (para não dizer que pararam) pois as incertezas eram grandes para iniciar projetos de longo prazo. E apenas mantiveram os funcionários para tocar os projetos em andamento.

Aguardo suas opiniões sinceras,

Abraços!

Mano, na última crise que teve houve impacto mas foi pouco viu.

Creio que pode haver umas reverberações no Brasil, mas creio que será com impacto bem menor do que nos outros países (inclusive os ricos).

Não foi esse mesmo pessoal que avaliou o Facebook em 100 bi? :shock:

“Lá, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha, que não dá nem para esquiar”

olha quando ele disse isso eu achei meio ironico, palavra de politico, coisa e tal… mas fizeram o que tinha que ser feito e chego aqui uma marolinha mesmo…

eu não votei nele nem na primeira nem na segunda vez mas acho que se ele concorrer de novo eu até votaria…

olha quando ele disse isso eu achei meio ironico, palavra de politico, coisa e tal… mas fizeram o que tinha que ser feito e chego aqui uma marolinha mesmo…

eu não votei nele nem na primeira nem na segunda vez mas acho que se ele concorrer de novo eu até votaria…[/quote]

Comparando o governo tucano com o pt, ainda fico com o pt. Corrupção teve nos dois. Escandalos também. Mas eu sei bem em qual dos dois as pessoas que conheço puderam melhorar de vida de forma honesta.

Acho que essa crise vai afetar mais os setores onde a renda oferecida ao trabalhador é menor.

Apesar de eu não gostar do PT, o governo Brasileiro está fazendo um trabalho para se proteger da crise… Vamos ver como o Mercosul em geral vai reagir a isso.

Afetar sempre afeta, temos muitas empresas que exportam e essas com certeza sofrerão mais.

Aqui em Santa Catarina o governo está investindo em capacitação para programadores, desde cursos para desenvolvimento de jogos no ensino médio de escolas públicas, até cursos focados em linguagem de programação oferecidos por boa parte das instituições.

Eles com certeza acompanham melhor o andamento da crise… e se estão investindo, acredito que o impacto na nossa área não será tão grande.

Se o Brasil não tivesse como lingua o Portugues, e sim o Ingles, provavelmente vários programadores estariam vindo…

Na última crise eu presenciei bem os fatos e ouve sim um grande impacto na TI aqui em SP pelo menos para quem trabalha em projetos bancários.

Os bancos enfiaram os projetos na gaveta e estavam sem coragem de investir um real naquele momento. Ocorreram demissões, eu que era estagiário na época já com a certeza da efetivação, quase fui cortado, os cabeças das corporações que só enxergam números estavam reduzindo todo tipo de custo, meu gestor que foi brigar pela minha efetivação e ainda assim, conseguiu um valor abaixo do que ele tinha me informado quando comunicou que eu seria efetivado.

Realmente não foi uma crise que quebrou empresas por aqui (pelo menos não fiquei sabendo) ou chacoalhou o mercado, mas houve sim um impacto, mais pela temor que os jornalistas terroristas aliados aos tucanos fizeram de que o país quebraria, que era época de econômia, de não investir em nada, etc…

Precisou o Lula dar uma declaração em rede nacional incentivando a população a continuar consumindo.

Sobre essa crise do ano que vem, ela virá forte pois não é uma crise nova, e sim uma continuação da anterior, que não foi totalmente sanada no sistema financeiro mundial, eu confesso que essa eu tenho certo temor, tinha uns objetivos para o ano que vem que possivelmente serão afetados pelo temor que certamente recairá sobre o mercado.

Na outra crise, ela veio em um momento em que o mercado estava simplesmente fervendo de vagas, na crise esfriou, e demorou alguns meses para retomar aos níveis que estamos acostumados. Pode ser que nessa aconteça o mesmo.

Mas também é aquela história, toda crise apresenta também oportunidades, empresas que estiverem bem posicionadas vão pegar as primeiras posições quando os projetos começarem a sair das gavetas.

perdeu a razão aqui … como odeio pessoas “fanboys” de qualquer partido, de um lado “é tudo culpa do PIG” de outro “é tudo culpa dos pseudo-intelectuais de esquerda” … incrivel como brasileiro tem essa cultura de nunca querer bater no peito e pegar a culpa para si mesmo …

sim o Brasil foi afetado, mas pela estrutra bancária e economica foi pouca, os bancos aqui são instituições extremamente lucrativas e funcionam de maneira diferente do exterior

Será difícil para os PIGS mas com o tempo tudo vai ser resolvido.

perdeu a razão aqui … como odeio pessoas “fanboys” de qualquer partido, de um lado “é tudo culpa do PIG” de outro “é tudo culpa dos pseudo-intelectuais de esquerda” … incrivel como brasileiro tem essa cultura de nunca querer bater no peito e pegar a culpa para si mesmo …

sim o Brasil foi afetado, mas pela estrutra bancária e economica foi pouca, os bancos aqui são instituições extremamente lucrativas e funcionam de maneira diferente do exterior[/quote]

Desculpe não sou partidário de ninguém, odeio políticos, mas não tem como defender essa laia do PSDB, se dependesse da política de combate a crise deles nem sei o que poderia ter acontecido aqui no Brasil.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PlOeyh-4Dmc[/youtube]

sim o Brasil foi afetado, mas pela estrutra bancária e economica foi pouca, os bancos aqui são instituições extremamente lucrativas e funcionam de maneira diferente do exterior[/quote]

Desculpe não sou partidário de ninguém, odeio políticos, mas não tem como defender essa laia do PSDB, se dependesse da política de combate a crise deles nem sei o que poderia ter acontecido aqui no Brasil.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ig9pE6qwzxw[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PlOeyh-4Dmc[/youtube]

[/quote]

Siga o conselho do nosso amigo e largue essa posição LADO A, LADO B pq em politica Brasileira isso é perda de tempo.
Legal vc postar os videozinhos. Como se sente sabendo que o filho do seu ex-presidente ja tem patrimonio avaliado em mais de 20 milhoes, sem ter trabalhado nada pra isso? Vendendo exclusividade de sua empresa lixo na epoca por 12 milhoes?

Abra os olhos amiguim. Enquanto vc defende partido num País oligarquista e elitista, eles riem da sua cara.
Engraçado vc falar em privatização quase que como um “operario companheiro”. A VALE (ex CVRD) foi privatizada e hoje bate records e mais records de venda. Ta escolhendo pra quem vender minério.

Devia ser crime atribuir a boa saúde do sistema financeiro no pais à esse bando de desocupado do PT e PSDB.

Em que especificamente o governo colaborou para o sucesso dos seus amigos?

Obs.1: Não procure ironia na minha pergunta, é ceticismo mesmo. Eu acredito piamente que neste país o sucesso honesto é movido a muito esforço pessoal para superar os muitos obstáculos, sendo que um dos maiores é o governo.
Obs.2: Observe que não citei nenhum partido político.

Brasil nao cai na crise por “pura cagada”. Nao acredito que isso tenha sido planejado…

Com esses impostos que pagamos… o Brasil tem mais risco de quebrar com os roubos e desvios dos politicos do que com a crise mundial

:shock: :shock: :shock:

[quote=igor_ks]Brasil nao cai na crise por “pura cagada”. Nao acredito que isso tenha sido planejado…

Com esses impostos que pagamos… o Brasil tem mais risco de quebrar com os roubos e desvios dos politicos do que com a crise mundial

:shock: :shock: :shock: [/quote]

Não é bem assim, o Brasil hoje está um pouco mais resistente a crises por ter conseguido fazer uma boa reserva, e para conseguir isso muitas medidas de austeridades tiveram que ser tomadas, mais precisamente depois da crise de 98, o que levou o FHC a ter essa má fama, mas diria que o embrião desse projeto começou no governo dele.

O Governo Lula tem o mérito de ter mantido a política (o que todo mundo tinha medo que não fizesse) e ainda contou sim com a sorte de de ter pego uma época entre 2003 até 2009 onde o mundo praticamente crescia a taxas de 8% a 10%, mesmo o Brasil crescendo bem menos que isso.

E respondendo a pergunta, sim a crise vai atingir aqui também, só resta saber em qual intensidade. Talvez, a nossa sorte seja termos um mercado interno amplo e que possa ainda absorver parte dessa necessidade… Por exemplo, Basta ver que a infraestrutura do pais é pifia e alguma hora essa área por exemplo, precisaria de atenção.

Mas essa politica pode começar a correr riscos a partiir do momento que assuntos do pais vão para o lado político partidário, basta ver o caso do banco central, que até então era “independente” e que rescentemente sofreu forte pressão para baixar os juros, mesmo sem ter a certeza que era o momento certo, mas era algo que a Dilma queria politicamente

Afetou no passado e afetará no futuro, os impactos não são e não serão como nos PIGS ou Tio Sam, nós estamos em uma posição bem privelegiada.

Temos boas reservas financeiras, nossos produtos são carissimos isso já evita qualquer consumo desenfreado e nosso crédito é curto, principalmente se comparado aos finaciamentos de mais de 100% que ofereciam no tio sam antes da crise imobiliária.

Ainda há um deficit enorme moradia, bens de consumo e em inclusão digital, levará uns bons anos até que toda população tenha acesso. Demos sorte também na geração, hoje temos uma força de trabalho grande e nossa população não é velha como em alguns países da Europa, em curto prazo e médio prazo o Brasil vai continuar numa boa.

Daqui a uns 10, 15 anos a coisa pode começar a ficar ruim.