Olá, tudo bem?
Como todos devem saber, a situação financeira mundial é preocupante: vários países, até então considerados “ricos”, com dívidas públicas altíssimas (Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal, Itália, Japão, EUA etc), preocupações de calote, vendas de casas em baixa, planos de resgate, demissões, bolhas imobiliárias estourando, guerra cambial, entre tantos outros sinais perigosos. Ao que tudo indica estamos a beira de um colapso global do sistema financeiro. Sim, a situação é realmente desastrosa, quase inacreditável para alguns.
Por isso pergunto a vocês: vocês acham que o setor de TI brasileiro, em especial o desenvolvimento de software, será muito afetado nos próximos anos? Em que nível de gravidade? Acreditam que terá muitas demissões nesse setor também?
Pelo que lembro de 2009, no começo do ano, as empresas diminuiram muito as contratações (para não dizer que pararam) pois as incertezas eram grandes para iniciar projetos de longo prazo. E apenas mantiveram os funcionários para tocar os projetos em andamento.
Aguardo suas opiniões sinceras,
Abraços!