Crônicas de um Programador VB6 - Quero Começar em Java Sem Muito Errar. É Possível?

Olá a todos.

Meu nome é Percio e estou começando a programar em Java. Programo em Visual Basic 6 a mais de 13 anos e em Clipper a mais de 20. São linguagens que o mercado não tem quase nenhum interesse e resolvi migrar e aí começa o meu grande problema.

A cada post, apostila que eu leio e a cada video-tutoriais que vejo fico mais confuso.

Há muitas opiniões divergentes (e isso é ótimo e sauável) dos gurus, mestres e jedi que, como iniciante, me confronta com o método que estou aprendendo, não me dando certeza que o que estou fazendo é certo ou errado.
Por exemplo, li esse post no forum da Caelum :


E aqui no GUJ tem guru questionando logo o primeiro dos hábitos.

Não sei para vocês, mas para mim, não ficou claro qual o melhor método.
REPITO : Sou iniciante.

Há vários frameworks para várias coisas em Java, (VB6 e Clipper não tem nada disso e isso me deixa pasmo em ver como a linguagem é rica de soluções). Mas isso também é um problema, pois, não sei qual eu deveria usar.
O mercado não quer que você saiba apenas Java. Quer que você saiba HTML, XML, CSS, JavaScript além dos frameworks e suas versões (Hibernate 3 e 4), JPA (1 e 2) , Struts (1 e 2), Spring, EJB…

Eu acho que minha pergunta já deve ter sido respondida por aqui várias vezes, mas como sempre estão atualizando o Java e os frameworks, gostaria de saber :

  1. Como posso aprender Java de uma maneira realmente eficaz, com alto desempenho, produtividade e baixa manutenção ?
  2. Quais frameworks eu devo utilizar para se fazer uma aplicação comercial ?
  3. O que é melhor ? JSF ou FLEX/Flash ?

Agradeço a atenção dispensada.

Oi!

Primeiro, é interessante ver alguém da área que desenvolve a tantos anos. A mais de 20 anos em apenas uma linguagem, achei bem interessante.
Vamos as respostas e espero colaborar contigo.