[quote=LucianoTulio]Obrigado amigos pelas dicas, eu sei que isto seria uma estimativa, os 5 desenvolvedores
são 3 júnior e 2 plenos, o conhecimento do negócio é um professor de contabilidade que
irar passar. Eu tenho em mente que o tempo varia de acordo com as tarefas a serem desenvolvidas, mas gostaria de saber
se 5 profissionais focados, utilizando tecnologias conhecidas, logo não haveria tanto tempo gasto em estudo.(Errada a forma de falar
logo que nós programadores todos os dias estudamos algo novo) gostaria de saber se utilizando 8 horas diárias qual seria uma média
de tempo para desenvolver um ERP para empresa de contabilidade.
somente uma hipótese de tempo.
[/quote]
A sua pergunta é equivalente a : Se eu te der uma sanduiche, quanto tempo vc demora para a comer ?
Vc quer determinar quanto tempo demora, sem saber qual é a sanduiche, qual é o seu tamanho, etc… Isso não faz sentido!
A primeira coisa que vc precisa, mesmo antes de envolver os desenvolvedores é levantar as historias do sistema junto ao professor e junto a quem lhe está pagando para fazer o sistema. Estes são os stakeholders primários no seu caso.
Depois que vc tiver uma lista de 30 a 50 historias, vc chama os desenvolvedores para eles estimarem o TAMANHO. Não a duração. imagine que a sanduiche está dentro de uma caixa q vc não pode abrir e vc tem que estimar o tamanho dela. É isso que os desenvolvedores sabem fazer.
Depois que vc sabe o tamanho das historias vc as prioriza junto aos stakhlders. Depois vc estabelece um tempo de sprint. Digamos 3 semanas. Depois vc pergunta aos desenvolvedores qual é o orçamento do sprint. Ou seja, quantos pontos eles se compremetem a realizar. Ai vc escolhe as historias na ordem de prioridade até somar o valor do orçamento ( que é dado em pontos de tamanho). Pronto é isso ai.
No final do sprint vc vê quais as historias que ficaram completas. As que não ficaram não interessam no calculo. Vc soma os tamnhos dessas historias. Isso e´a Velocidade da equipe naquele sprint. Repita o processo por mais 3 sprint.
No final do quarto sprint vc e a equipe já têm uma ideia de qual é a Velocidade esperada. (não confundir com velocidade média). Ai vc usa essa velocidade para ver quantos mais sprints serão necessários para o projeto. soma os tamanhos das historias que ainda estão faltando e divide pela velocidade esperado. Suponha que dá 7.32 sprints. Vc arredonda para cima e dá 8 sprints. Isso dá 3x8 = 24 semanas. Entre cada sprint vc vai rpecisa de 2 a 3 dias para reuniões e organização geral ( tlv mais, tlv uma semana). Adicione esse tempo. Fazem um semana , vc precisa de mais 8 semanas ( 1 por sprint que ainda falta) o que dá 24+8 = 32. Isto é o minimo do minimo. Obviamente o projeto irá demorar mais, mas não irá demorar menos que isto.
O máximo pode variar muito em relação ao minimo. Depende de muitos outros fatores como a quantidade de defeitos encontrados e o seu tamanho. Portanto ao final de cada sprint é importante recalcular o que falta ( os defeitos tb viram historias que têm tamanho e precisam ser adicionadas aos sprints. São “historias extra” que aumenta o tempo minimo). Outros efeitos são as condições de trabalho, a exaustão, o numero de bloqueios, a eficiencia do scrum master em as remover, etc… Logo, é complicado saber quanto acaba.
Em scrum não se define quando acaba, porque nunca acaba. Então , para resolve isso, o PO estabelece um conjunto de funcionalidades minimas junto aos Stakeholders. Isso é a versão 1. E é isso que é colocado em baclog, estimado, e produzido. Esta versão 1 tem mesmo que ser o minimo do minimo. Ai o PO e os stakelhders definem quando querem isto pronto. Ao medir a velocidade da equipe dá para ter uma certeza se isso são expectativas realistas ou não, e ajustá-las em conformidade. É isto que lhe dá o tempo final. Uma mistura de quando vc quer pronto, e de quanto a equipe realmente consegue deixar pronto. É claro que existem que podem aumentar a velocidade como colocar mais pessoas experientes ou formar duas equipes.
Mas não tente comer a sanduiche sem saber o tamanho. Vai engasgar …