Pessoal,
Bom dia. Sou novo no uso do Jasper Reports e estou tomando um baile dele. Estou usando o iReports para desenvolver os lay-outs dos relatórios.
Eu tenho um relatório para desenvolver em que eu preciso (eu acho) usar um crosstab. Esse relatório exibe uma série de detalhes, agrupados por Diretoria e entre as colunas de detalhes para o grupo eu tenho informações como Receitas, Custos Diretos, Custos Indiretos, etc. . No final eu tenho que mostrar um resumo da seguinte forma:
Diretoria 1 Diretoria 2 ... Diretoria N
Receitas
Custos Diretos
Custos Indiretos
Lucros
Eu tenho um problema para usar um crosstab aí. Embora as colunas possam ser claramente agrupadas pelo campo diretoria ( $F(DIRETORIA) ), eu não posso usar os campos Receitas, Custos Diretos, Custos Indiretos como grupos de linhas porque eu não preciso que eles mostrem uma série de valores, eu preciso que eles mostrem apenas os títulos (“Receitas”, “Custos Diretos”, etc.) e os valores resumidos calculados na seção de detalhes. Não sei se fui claro na explanação, mas apenas para exemplificar o crosstab padrão do jasper criaria algo como:
Diretoria 1 Diretoria 2 ... Diretoria N
Receita valor 1
Receita valor 2
Receita valor 3
.
.
.
Receita valor n
Em suma eu não preciso que ele gere uma lista de valores distintos, preciso apenas dos rótulos das colunas.
Como eu sou principiante, pensei em resolver isto criando uma expressão de algum tipo java que me permitisse gravar apenas os rótulos das linhas (“Receitas”, “Custos Diretos”, etc.) e os valores calculados na seção de detalhes. O fato é que eu não estou conseguindo fazer isto.
Daí seguem-se minhas dúvidas:
- É possível fazer o que eu quero? Se sim, qual seria a melhor forma?
- É possível isso com o uso de expressões, gerando uma variável do tipo collection e guardando esses valores?
- Alguém poderia postar algum link sobre alguma ajuda de como usar expressões no jasper? Seria a ajuda do groovy?
Obrigado.
Caro colega ,