Pessoal, uma duvida a respeito de Seletores Classes e IDs. Qual a diferença entre eles? se existe… pois os dois sao para formatação. Um carrega mais rapido que o outro ou algo do genero?
Cara aqui tu encontra uma explicaçao esclarecedora…
http://desenvolvimentoparaweb.com/css/diferencas-entre-ids-e-classes/
Boa sorte!!!
não entendi o item 7… pra que isso é útil? Nao seria melhor usar um href? ja que ele esta falando sobre links embutidos dentro da tag. (ou eu estou viajando?)
o item 10 também achei estranho. Se cada ID é para marcar elementos unicos dentro de uma página web, porque nao posso descreve-lo como “coluna_direita” ja que só vai ter 1 e unica coluna a direita??
escrever barra lateral nao seria correto por exemplo, se eu tiver uma coluna na esquerda e uma na direita e o conteudo do site em uma coluna central… é isso mesmo ou entendi errado?
achei bem interessante a materia, obrigado. Somente achei estranho esses itens que eu mensionei. Se alguem puder me indicar outro site agradeço. VLW
ID de um elemento deve ser único por página.
Class pode ser compartilhado por diferentes elementos.
exemplo
<html>
<head>
<style type="text/css">
#menu{background:#000;}
.linkVermelho{color:red;}
.linkVerde{color:green;text-decoration:none;}
</style>
</head>
<body>
<div id="menu">
<a href="#" class="linkVermelho">Link1</a>
<a href="#" class="linkVermelho">Link2</a>
<a href="#" class="linkVerde">Link3</a>
<a href="#" class="linkVerde">Link4</a>
</div>
</body>
</html>
Nesta página você não poderia ter outro elemento com o id menu, mas poderia ter n elementos com as classes linkVermelho e linkVerde.
Caso você tivesse outro menu com o mesmo estilo do id menu, você teria de criar este estilo em classe e não para id.
Bom acho que você não leu direito mas ele esplica, no item 7 ele fala que não pe necessario a utilização da classe link, pois caso queira modificar o estilo dos links da página seria mais interessante modivicar diretamente o estilo da tag
[quote=denisspitfire]o item 10 também achei estranho. Se cada ID é para marcar elementos unicos dentro de uma página web, porque nao posso descreve-lo como “coluna_direita” ja que só vai ter 1 e unica coluna a direita??
escrever barra lateral nao seria correto por exemplo, se eu tiver uma coluna na esquerda e uma na direita e o conteudo do site em uma coluna central… é isso mesmo ou entendi errado?[/quote]
Já nesse item ele diz para não se referir no id a posição do item, mas para a sua função, como se há um item central onde vai ficar todo o conteudo do site, em vez de colocar o id “coluna-central” seria correto ou mais censato colocar “conteudo” ou “principal”
Lê mais uma vez com calma que ta bem esplicado…
vlws qualquer coisa…
[quote=denisspitfire]não entendi o item 7… pra que isso é útil? Nao seria melhor usar um href? ja que ele esta falando sobre links embutidos dentro da tag. (ou eu estou viajando?)
(…)
o item 10 também achei estranho. Se cada ID é para marcar elementos unicos dentro de uma página web, porque nao posso descreve-lo como “coluna_direita” ja que só vai ter 1 e unica coluna a direita??
escrever barra lateral nao seria correto por exemplo, se eu tiver uma coluna na esquerda e uma na direita e o conteudo do site em uma coluna central… é isso mesmo ou entendi errado?
[/quote]
Sobre o item 6 (voce colocou na pergunta como 7, mas acho que foi engano):
Para criar o link é usado o HREF, o id nesse caso é usado na página de destino para marcar o lugar p/ onde vai o link.
Seria um substituto para o <a name=“xxxx”
E o item 10 é o seguinte:
Em teoria, uma página HTML não deveria trazer nenhuma informação de posicionamento ou layout, ficando tudo a cargo do CSS.
Se você coloca o ID como coluna_direita, está “amarrando” no HTML a posição do elemento. Aí perde-se a flexibilidade de alterar o layout apenas mexendo no CSS (quer dizer, funciona da mesma maneira, mas fica estranho se a coluna_direita for para a parte de baixo por exemplo).
Por isso o autor diz “Descreva o contexto do elemento, não onde está ou como se parece”. Significa que deve-se nomear os elementos apenas segundo seu significado.
Seguindo o seu exemplo (se eu tiver uma coluna na esquerda e uma na direita e o conteudo do site em uma coluna central), podemos chamar esses divs de algo como: barra_menus, conteudo_principal e links_uteis. Nenhuma informação para “dedurar” a aparência, o CSS é livre para deixar tudo na posição que bem entender; o menu que hoje é uma barra lateral amanhã poderá ser um menu flutuante, a barra de links pode ir para o footer do site, etc…
É claro que sempre cometemos deslizes quanto a isso, mas é assim que deveria ser.
Na realidade não indico este artigo para ninguém.
Falar que uma página pode ter ambos IDs e Classes, doeu!
Quanto às classes links elas são necessárias, ao invés de atribuir a tag , pois você não vai querer estilizar todo de uma dada maneira, pode ser que alguns você nem queira (acho difícil),
fora que dentro da tag você pode ter texto, imagens…
Bom acho que você não leu direito mas ele esplica, no item 7 ele fala que não pe necessario a utilização da classe link, pois caso queira modificar o estilo dos links da página seria mais interessante modivicar diretamente o estilo da tag
[quote=denisspitfire]o item 10 também achei estranho. Se cada ID é para marcar elementos unicos dentro de uma página web, porque nao posso descreve-lo como “coluna_direita” ja que só vai ter 1 e unica coluna a direita??
escrever barra lateral nao seria correto por exemplo, se eu tiver uma coluna na esquerda e uma na direita e o conteudo do site em uma coluna central… é isso mesmo ou entendi errado?[/quote]
Já nesse item ele diz para não se referir no id a posição do item, mas para a sua função, como se há um item central onde vai ficar todo o conteudo do site, em vez de colocar o id “coluna-central” seria correto ou mais censato colocar “conteudo” ou “principal”
Lê mais uma vez com calma que ta bem esplicado…
vlws qualquer coisa…[/quote]
Demorei p/ digitar e acabei atropelando respondendo a mesma coisa