É o que foi dito acima, se você tem um currículo fraco para o meio acadêmico, é bom ter uma boa nota no poscomp, embora esse não seja o fator determinante, como o caso do seu amigo. Tenho visto poscomp sendo utilizado mais como critério para bolsa do que para seleção propriamente.
Alguns fatores que podem te ajudar a conseguir uma vaga:
:arrow: Entrevista com o orientador e dedicação exclusiva. Conhecer os projetos do orientador e mostrar aptidão para a linha de pesquisa do mesmo é determinante, assim como dedicação exclusiva, os orientadores na sua maioria prefere alunos com dedicação exclusiva, por menor evasão, maior desempenho e etc…
:arrow: Construir um currículo específico para o mestrado. (Podes começar olhando o lattes de estudantes ou de professores para encontrar o que eles colocam de relevante lá).
:arrow: Analisar os editais, principalmente os critérios de seleção, vejo algumas universidades como UFPE e UFRJ, por exemplo, eles tem critérios BEM definidos, inclusive o resultado sai numa forma de ranking, enquanto outras tem critérios mais subjetivos, pelo menos do ponto de vista do edital, como a UFRGS, por exemplo. Não estou querendo dizer com isso que a seleção de uma é mais fácil ou mais válida que a outra, só que cada programa define seus próprios critérios critérios.
:arrow: Se perguntar (e responder) “Por que eu quero fazer mestrado em computação?”, se você souber responder essa pergunta é só começar a pesquisar mais sobre esse “mundo”.
Em último caso você pode tentar um mestrado profissional, como o do C.E.S.A.R (que é pago) ou da UTFPR. Segundo o MEC eles tem a mesma validade como título, mas na prática não deve ser a mesma coisa.