Currículo para mestrado

Boa tarde galera!

Estou pensando em tentar o mestrado em Ciência da Computação mas acho que meu currículo é fraco para conseguir uma vaga. Nunca tive experiências com aula ou iniciação científica, só dei um curso de latex há muito tempo atrás.
Um currículo voltado mais para mercado me impede de conseguir uma vaga para mestrado?

Certamente que iniciação científica e participação em projetos acadêmicos são fatores que ajudam na ingressão para um programa de mestrado.
Eu também vejo experiência profissional um item importante, desde que tenha relação com os temas a serem abordados na sua dissertação.

Entretanto, acho que um bom desempenho no POSCOMP tenha um destaque maior nos critérios de seleção.

Hoje em dia nem todas as faculdades estão usando o poscomp. Tenho uma colega que tirou uma nota horrível no poscomp e foi aprovada no mestrado da USP. Acho que as faculdades tem olhado mais é o currículo. Me sinto em desvantagem desse jeito…

É o que foi dito acima, se você tem um currículo fraco para o meio acadêmico, é bom ter uma boa nota no poscomp, embora esse não seja o fator determinante, como o caso do seu amigo. Tenho visto poscomp sendo utilizado mais como critério para bolsa do que para seleção propriamente.

Alguns fatores que podem te ajudar a conseguir uma vaga:

:arrow: Entrevista com o orientador e dedicação exclusiva. Conhecer os projetos do orientador e mostrar aptidão para a linha de pesquisa do mesmo é determinante, assim como dedicação exclusiva, os orientadores na sua maioria prefere alunos com dedicação exclusiva, por menor evasão, maior desempenho e etc…

:arrow: Construir um currículo específico para o mestrado. (Podes começar olhando o lattes de estudantes ou de professores para encontrar o que eles colocam de relevante lá).

:arrow: Analisar os editais, principalmente os critérios de seleção, vejo algumas universidades como UFPE e UFRJ, por exemplo, eles tem critérios BEM definidos, inclusive o resultado sai numa forma de ranking, enquanto outras tem critérios mais subjetivos, pelo menos do ponto de vista do edital, como a UFRGS, por exemplo. Não estou querendo dizer com isso que a seleção de uma é mais fácil ou mais válida que a outra, só que cada programa define seus próprios critérios critérios.

:arrow: Se perguntar (e responder) “Por que eu quero fazer mestrado em computação?”, se você souber responder essa pergunta é só começar a pesquisar mais sobre esse “mundo”.

Em último caso você pode tentar um mestrado profissional, como o do C.E.S.A.R (que é pago) ou da UTFPR. Segundo o MEC eles tem a mesma validade como título, mas na prática não deve ser a mesma coisa.

Obrigado pelas respostas e opiniões!