Como se descobre isso? Eu tenho sérias suspeitas de que sofro dos mesmos problemas.
[quote=Rafael Nunes]
Como se descobre isso? Eu tenho sérias suspeitas de que sofro dos mesmos problemas.[/quote]
Huahuahuahua, então somos 3 !!!
Somos 4 entao…
hahahahhaa
Acho que “mula”,“anta”, e termos afins são pesados demais para classificar um profissional que teve como unico intuito se capacitar e conhecer mais do mercado onde atua…
Um desavisado que aqui chegasse poderia até pensar que eh ruim tirar a certificação… :-o
Rafael Roque
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.4
Sun Certified Web Component Developer for Java 2 Platform 1.4
Sinceramente creio q o intuito desse forum eh ajudar-nos uns aos outros, por isso nao interessa se vc tem certificacao ou nao, se vc usa pentiun ou athlon.
sao coisas como essa q so fazem os humanos se distruirem e nao evoluirem a capacidade do ser humano de encotrar diferencas eh mto maior da que a de encontrar as qualidades e semelhancas entao esquecamos as diferencas e vamo curtir o forum de uma forma agradavel onde todos possam estar evoluindo e crescendo, minha opiniao, sim eh legal ter uma certificacao, mas isso num quer dizer que um cara q nao a possua seja melhor ou pior…
eu tenho 20 anos que acabei de fazer mes passado e creio que a maioria aqui eh mais velha entao vamos nos portar como cavalheiros que somos certo?
Abracos a todos!
Como se descobre isso? Eu tenho sérias suspeitas de que sofro dos mesmos problemas.[/quote]
Vá a um psicologo/psiquiatra. Aqui no Rio de Janeiro (Botafogo) têm uma clinica, CNA o nome, muita boa sobre isso.
Isso não tem cura, mas têm tratamento.
Ter TDAH é como ser canhoto a alguns anos atrás. Você não é pior, muito menos melhor do que ningüem. Mas o mundo, o sistema, não foi feito para canhotos.
[]'s
[quote=rodantas]Sinceramente creio q o intuito desse forum eh ajudar-nos uns aos outros, por isso nao interessa se vc tem certificacao ou nao, se vc usa pentiun ou athlon.
sao coisas como essa q so fazem os humanos se distruirem e nao evoluirem a capacidade do ser humano de encotrar diferencas eh mto maior da que a de encontrar as qualidades e semelhancas entao esquecamos as diferencas e vamo curtir o forum de uma forma agradavel onde todos possam estar evoluindo e crescendo, minha opiniao, sim eh legal ter uma certificacao, mas isso num quer dizer que um cara q nao a possua seja melhor ou pior…
eu tenho 20 anos que acabei de fazer mes passado e creio que a maioria aqui eh mais velha entao vamos nos portar como cavalheiros que somos certo?
Abracos a todos![/quote]
Mula não é aquele que sabe pouco, mas aquele que não quer aprender, ou então já acha que sabe tudo… entre outras coisa.
Eu não acredito que para você ser bem sucedido você têm que ser o melhor, você têm que ser o mais rico. Eu conheco uma meia duzia de pessoas que não ganham nem um decimo do que o salário mais baixo aqui nesse forum e são bem mais bem sucedidas que muitos aqui, inclusive eu. Ser bem sucedido é ser feliz e ponto.
Agora, uma vez que o cara quer trabalhar com programação e se recusa a aprender, ele para mim é uma anta. Eu realmente odeio ouvir: Ahhh isso eu não, não vou fazer. (Estou falando de coisas simples, como um dia que troquei o Struts em um projeto que dei consultoria, obs: Ia ter treinamento e tudo mais.)… O que você fala de um idividuo desse? E do cara que vem jeito de patterns que ele leu num livro, mas ainda nem têm o problema para utilizar aqueles patterns? Quero usar sington, mas não sei onde. Esse ai é uma anta.
[]'s
[quote=juzepeleteiro] Anos, mas anos depois eu vim a descobrir que na verdade eu tenho TDAH e sou dislexico.
[/quote]
O Tom Cruise não tem isso também? Eu ouvi falar que ele tinha problemas pra decorar os textos, aí ele descobriu que tinha dislexia.
Eu também sou assim (creio eu), as vezes quero fazer ao mesmo tempo, e por isso as vezes não consigo me concentrar.
Eu também sou assim (creio eu), as vezes quero fazer ao mesmo tempo, e por isso as vezes não consigo me concentrar.[/quote]
E perigoso você mesmo fazer o diagnostico. Existe milhões de coisas que podem estar te atrapalhando. Assim como seu cliente não deve programar, quem têm que fazer o diagnostico é o médico. Eu aconcelho a ir no pscicolo e um psiquiatra. Se você for isso mesmo, você vai se tratar e a sua qualidade de vida vai melhorar bastante (na maioria dos casos).
Fiz o teste do TDAH (no site) e veja o meu resultado:
a = nunca
b = raramente
c = algumas vezes
d = freqüentimente
e = Muito freqüentimente
1 c
2 c
3 b
4 c
5 c
6 c
7 d
8 d
9 c
Parte A
1 d
2 b
3 c
4 b
5 c
6 b
7 c
8 b
9 b
juzepeleteiro,
Conte como você descobriu, e depois do tratamento, você acha que melhorou bastante? Conte mais!
Que tal abrir outro tópico pra falar de dislexia? Pode ser que tenha gente interessada em discutir o assunto, mas não tá entrando nessa thread por que não se interessa em “curriculo/certificação/score”.
E também ajuda numa busca posterior.
Em relação ao assunto inicial do tópico, eu sempre achei essa discussão sobre certificação meio sem sentido.
Tirar certificação é legal? É.
Tirar certificação com score bom é legal? É também
Só isso basta? Não.
Mas ajuda no curriculo? As vezes sim.
Atrapalha no curriculo? Nunca vi atrapalhar, mas conheço (pouca) gente que encrenca quando o cara é certificado.
No fim, o que vale mesmo é o blablabla das entrevistas, as vezes uma boa indicação, e um ou dois testes que vc acaba fazendo no lugar.
Mas REALMENTE em relação a pergunta do tópico, eu acho que não se deve colocar o score no curriculo.
[]´s
Olá Pessoal,
Eu sinto que existe por parte de algumas pessoas que tem experiencia (elas falam explicitamente que tem experiencia), mas não tem uma certificação, percebo uma certa insegurança interna, por que elas explicitamente afirmam para si mesma e para todo o forum, que fazem isso, que fazem aquilo, que são responsaveis por aquiloutro, que são empregadores. É uma questão interna delas.
Acredito que existe um certo atrofiamento mental na cabeça de algumas pessoas, que não conseguem estudar ou já entraram na “zona de conforto”, por que julgam que sabem e que são completamente auto-suficientes, mas vejo é que não estão dispostas a enfrentar um novo desafio na vida, como é esse, diria mais, uma prova de superação, que poucos tem coragem de encarar e muitos tem medo de se ferir, por causa do ORGULHO e o famigerado EGO.
Acredito que o que alfineta na mente delas é: “ah, se eu tenho tanta experiencia e sei tanto, se eu faço, aquilo e aquiloutro, e não passar na prova, vou me sentir pessimo”… por que o orgulho e o ego estará ferido… “como vou falar isso para as outras pessoas?”. Pessoas assim, são extremamente vulneraveis pelas criticas dos outros. So de imaginar a possibilidade de não passar, já entram em desespero. “Mas o que o diretor/superior/gerente vai pensar de mim se eu não passar?”. Tem medo de se arriscar.
Concordo com o que o sapulha diz que cerficação não é sinonimo de experiencia, é obvio que não é, pois experiencia não é um pre-requisito para tirar a certificação, até um garoto empenhado, dedicado, com disciplina, determinação e desejo, pode tirar, será um marco na vida profissional dele.
Enfim, pessoal, o que eu vejo neste topico, são ALGUNS profissionais experientes defendendo “o deles” (de certa forma, com uma postura protecionista, agressiva, não respeitando mesmo) e profissionais no começo da carreira, que poderá daqui um tempo, tomar o lugar desses experientes, se tornando profissionais experientes e certificados.
O fato notorio é que:
Um profissional certificado que não ainda é tão experiente profissionalmente, tem mais valor do que um profissional apenas experiente?
Eu digo tranquilamente e seguramente, DEPENDE.
Adotando o ponto de vista de um empregador, imagine você se deparar com um profissional de 20~22 anos com certificação, já é sinal que é capaz de se dedicar a algo com empenho, perseguiu seu objetivo de tirar a certificação e tirou, mesmo sem experiencia profissional alguma na linguagem, mostrou que é capaz de estudar alguma coisa profundamente.
Isto já demonstra que ele é esforçado, então imagine você, como empregador, oferecendo uma chance para ele CRESCER COMO PESSOA E PROFISSIONAL, AMADURECER dentro da empresa, imagine esse cara daqui a 5~10 anos, você consegue modelar esse profissional do jeito que você (a empresa) quiser.
Se o cara é arrogante? Da um toque nele, oras, o cara tem potencial, é só CONSCIENTIZAR, ele é jovem e esta entrando no mercado agora.
Hoje em dia, eu digo com a maior propriedade, que é RARO encontrar empresa que invista no profissional, pagar certificação, pos-graduação em engenharia de software, etc. Então a pessoa que banca com o proprio bolso essas capacitações do mercado, tem um valor inestimado, são pessoas que almejam capacitação constante, elas tem valor sim, não são descartaveis.
Talvez seja um atrevimento dizer isso, mas eu acho que os profissionais experientes E QUE estão na “zona de conforto” (essa zona de conforto é tão perigosa, acreditem) estão com os dias contados, não estou sendo profetico, estou apenas dizendo a realidade com base na velocidade surpreendente que as coisas estão acontecendo e mudando, a quantidade de esforço que as pessoas tem que desprender para acompanhar o desenvolvimento tecnologico.
Mas respondendo a pergunta do topico, acho que deve colocar se for algo acima de 90%, por que isso impressionaria qualquer um que tenha um pouco de noção do grau de dificuldade da prova, hehehe, mas so o fato da pessoa ter a certificação, já causa uma uma sensação extremamente positiva na maioria dos empregadores.
Vai causar insegurança (isso não é culpa sua, é coisa interna da pessoa la empregadora que vive baseando o presente e as vezes o futuro, com experiencias passadas e frustradas) para aquelas que já contrataram pessoas recem-certificadas e que não tem tanta experiencia profissional exigida para o cargo/projeto, então o gerente do projeto exigiu do profissional certificado com pouca experiencia profissional, alem daquilo que ele poderia dar.
Empresas assim são ruins de trabalhar, costumam não ter uma maturidade de desenvolvimento de software, tudo funciona na maioria das vezes, no “toca-toca vai-vai” e você acaba sendo o “bombeiro”, para apagar os incendios de um projeto mal conduzido… Não se submeta a empresas assim! Ou então se submeta, se quiser aprender de forma pratica, como não conduzir projetos e o que não fazer com um cliente!
Eu sou da seguinte opinião. Certificação é melhor ter do que não ter.
Não prova muita coisa, mas ajuda muito na hora de prospectar entrevistas. O bom das certificações é o conhecimento que a pessoa adquire na preparação para esta.
Não se pode super valorizar um título, mas também não é motivo de orgulho não tê-lo. Não ter diploma, não ser certificado ou não falar inglês não vai ajudar em nada na busca de um lugar no mercado. Assim como tê-los não é garantia de sucesso ou competência.
Eu estou indo para a minha terceira certificação em Java e não pretendo parar por ai.
Abraços.
Eu sou assumido … tenho TDAH, sou daltonico, dislexico ( de verdade ) mas nunca busquei tratamento …
Quando eu tinha 12 anos eu andei fazendo algumas coisas que criancas normais nao fariam por estar entediado demais, minha mae me levou ao psicologo este me encaminhou para o psiquiatra pois tinha certeza que eu tinha disturbio maniaco compulsivo e poderia matar meus pais enquanto eles dormissem, ele falava que eu era frio calculista e com tendencias assassinas.
Depois de 1 fui descobrir q eu tinha disturbio de atencao q me deixava muito entediado com o normal e precisava sempre ter algo criativo pra fazer.
hoje ainda tenho algumas dificuldades … mas nao dou uma de jack the ripper hehehe
[quote=fmeyer]Eu sou assumido … tenho TDAH, sou daltonico, dislexico ( de verdade ) mas nunca busquei tratamento …
Quando eu tinha 12 anos eu andei fazendo algumas coisas que criancas normais nao fariam por estar entediado demais, minha mae me levou ao psicologo este me encaminhou para o psiquiatra pois tinha certeza que eu tinha disturbio maniaco compulsivo e poderia matar meus pais enquanto eles dormissem, ele falava que eu era frio calculista e com tendencias assassinas.
Depois de 1 fui descobrir q eu tinha disturbio de atencao q me deixava muito entediado com o normal e precisava sempre ter algo criativo pra fazer.
hoje ainda tenho algumas dificuldades … mas nao dou uma de jack the ripper hehehe [/quote]
Isso é sério?
Acho que sim , o que o Fernando ganharia mentindo aqui?
*Fernando: Agora eu sei porque tu jogava mal bagarai sinuca no JJ05.
[quote=gui]Acho que sim , o que o Fernando ganharia mentindo aqui?
*Fernando: Agora eu sei porque tu jogava mal bagarai sinuca no JJ05. :P[/quote]
o caso da sinuca é um stress … por isso eu gosto de jogar no omalley’s q tem bolinhas lisas e listradas, que nao me atrapalham ehhehe mas no geral eu jogo bem
ps Grinvon: sim … hehehe