Olá pessual
Gostaria de saber se no curriculo eu devo colocar o meu score da prova. Se não… na hora da entrevista o entrevistador pergunta ou se importa com o score?? ou o q importa é vc ter passado…
Olá pessual
Gostaria de saber se no curriculo eu devo colocar o meu score da prova. Se não… na hora da entrevista o entrevistador pergunta ou se importa com o score?? ou o q importa é vc ter passado…
Bom dia…
nao acho uma boa especificar esse tipo de informação…acho que o titulo de certificado por si só já atesta muita coisa…
Abraços
Rafael Roque
Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.4
Sun Certified Web Component Developer for Java 2 Platform 1.4
Não coloque e ninguém vai te perguntar isso (eu acho).
Eu honestamento quando estou entrevistando um individuo não dou a miníma se ele é certififcado. Já vi tanta anta certificada (decorou-passou) na minha vida que eu tenho mesmo é que me certificar e ver o que o cara sabe por mim mesmo.
Lembrando que a parte técnica é importante, mas o mais impotante é o quanto ele é capaz de dominar problemas (sejam eles tecnológicos ou não.) e aprender.
Considere que o mínimo pra passar é 59, 60. Se o cara passa raspando e outro que tira 100% , que pode conhecer mais sobre os assuntos daquela tecnologia ? Não estou dizendo que o cara que tira 100% é melhor no âmbito geral de quem tirou 59% ou até que perdeu.
Nunca ouvi falar que alguém pergunta isso!!
Eu acho que alguém que tenha passado no exame de qualquer certificação no mínimo ele tem uma boa capacidade de aprender, e se estudou sozinho, sem fazer cursos, mais ainda.
Cada um tem sua opinião…
Eu não colocaria meu score no currículo, a não ser que tivesse acertado 100% da prova. Aí sim acho que seria um bom marketing.
Às vezes você pensa que tirou uma boa nota mas pro cara que tá avaliando isso nem é tão importante.
Na boa, certificação é bom pra fazer média, pq de resto…
Sem querer gerar pôlemicas, mais conheço tanta gente certificada que não dá nem pra usar de peso de papel que fico até com pé atrás.
Tem gente tirando certificação na base do ‘decoreba’, e na hora do vamo vê, vixe…
Acho que o legal é experiência mesmo mano.
Nunca numa entrevista me deram + ou - valor pelo score ou até mesmo pela certificação, mesmo pq eu ainda não tenho ela.
?!
primeiro passa na prova, depois fale se te deram mais valor.
que sem sentido isso…
Sem sentido são opiniões fervorosas de quem não sabe receber uma crítica.
Nunca precisei de certificação pra conseguir uma boa qualificação ou um excelente salário.
Agora, se tem gente que precisa disso pra poder colocar na assinatura do e-mail…prefiro arrebentar na hora do vamo vê!
PS.: Mesmo sem certificação fui o responsável por avaliar muitos, mais muitos caras certificados, e dizer se deveriam ou não ser contratados. Se pá, até vc já fez entrevista comigo, o “sem valor pois não possui certificação!”
Sua frase não tem lógica, como vão te dar mais ou menos valor se vc nem passou na prova?
Eu não tenho nenhuma certificação, por isso mesmo não dou opiniões sobre se elas ajudam ou não. E muito menos se o score é relevante. Sacou?
Tá por fora hein brou!
[quote=sapulha]Sem sentido são opiniões fervorosas de quem não sabe receber uma crítica.
Nunca precisei de certificação pra conseguir uma boa qualificação ou um excelente salário.
Agora, se tem gente que precisa disso pra poder colocar na assinatura do e-mail…prefiro arrebentar na hora do vamo vê!
PS.: Mesmo sem certificação fui o responsável por avaliar muitos, mais muitos caras certificados, e dizer se deveriam ou não ser contratados. Se pá, até vc já fez entrevista comigo, o “sem valor pois não possui certificação!”[/quote]
Na minha opinião certificação agrega muito ao currículo sim. Sorte sua que não precisou ter uma pra conseguir um bom emprego.
E não é só pra colocar como assinatura do e-mail pra se exibir, não. Vou te dar um exemplo: a consultoria onde estou presta serviço para muitos órgãos públicos que fazem licitações, e um dos critérios que elas adotam para contratar os serviços é verificar o número de profissionais certificados na tecnologia X.
Nunca vi um individuo passar na SCJP decorando, isso parece papo de pessoa não certificada ou insegura com seu conhecimento.
Vai começar as ofensas… hehehe…
Eu já vi muita mula certificada sim, e quando EU entrevisto alguem eu quero sempre me certificar e dou pouca importancia para cerificação.
Não estou dizendo que todo mundo que é certificado é uma mula, e que não tem importancia nenhuma. Como um amigo disse acima, na empresa que ele trabalha é muito importante. Aqui, aonde eu trabalho não é, e eu (opinião pessoal) não ligo muito.
[]'s
Quando coloquei que nunca me deram + ou - importância, foi pelo fato de que nunca nem me questionaram pq eu não tenho a tal certificação.
Não pretendia ofender quem tem. Só acho que se dá muito valor por algo que não reflete a realidade tanto assim.
Como já foi dita onteriormente, tem muita “mula” certificada.
Claro que ser bom, e ter certificação, é o ideal. Já a certificação como meio de marketing pra dizer “veja só como eu manjo de Java”, não acho uma coisa muito legal.
Um bom exemplo é profissionais certificados que aceitam propostas por valores de pleno e até junior. Isso reflete bem que certificação não é sinônimo de experiência.
Acho que primeiro deve-se dar mais valor ao profissional experinente, o cara que realmente faz acontecer, depois ao certificado (claro que quem é os dois leva vantagem), mesmo pq, conhcere Java sem conhecer arquitetura e padrão é igual ter uma Ferrari e não ter grana pra por a gasosa!
desculpe minha intenção não foi ofender mais a prova não é tão simples assim para um pessoa decorar acho que da para classificar assim:
até 69 = Na faculdade estudou muito (essa pessoa passou na sorte)
70 a 80 = Estudou mas nao tem esperiencia
81 a 90 = tem esperiencia e nao estudou
91 a 100 = tem experiencia e estudou
Bjuflodin
Tudo bem, na verdade você têm até um pouco de razão.
Eu sou um daquelas que sempre foi tido como muuuito inteligente e quando fazia uma prova só se dava mal. Anos, mas anos depois eu vim a descobrir que na verdade eu tenho TDAH e sou dislexico.
Já dizia o mestre Dunha:
Sem querer colocar mais lenha na fogueira, mas eu estou estudando pra certificação SCJP, e estou aprendendo bastante, algumas coisas eu nem sabia que existiam, e por causa da certificação agora eu já sei, não que eu domine, mas pelo menos tenho um conhecimento sobre o assunto…
Primeiro: A certificação não prova se o cara sabe resolver problemas, apenas mostra que ele tem o mínimo de conhecimento possível sobre a linguagem.
Segundo: Certificações são importantes sim, mas não para todos os casos, para pessoas que estão começando a programar em Java e tem menos de 2 anos de experiência, a certificação SCJP pode abrir portas, mas a depender do tipo de vaga e exigência, ela pode servir também pra nada.
Terceiro: Um cara que tirou umas 5 certificações em Java não pode ser uma anta, aí também já é demais.
E último: O que mais conta na hora do vamos vê é a experiência profissional, independente se você tem certificação X, Y Z, se fez na universidadade A, B, C, etc.