Curso à distância com certificação Oracle, compensa?

Olá pessoal,

Sou novo em programação, comecei esse ano um curso de TADS (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), e na grade inclui Java para Web e Desktop, e também, tem Android, só que tudo isso começa apenas no segundo semestre. Para me adiantar e por conta própria, eu comecei a ler um livro que a maioria recomenda: “Java - Como Programar”. Confesso que fiquei muito empolgado, pois o livro ensina muito bem, obviamente que não dá pra similar tudo de uma vez, mas aos poucos e com prática dá pra ir pegando.

Ontem estava navegando no Facebook e vi um site oferecendo cursos de Java SE 6.0 com certificação Oracle a distância http://oracle.formacaoti.com.br/site/cursos. O preço está bastante acessível ao meu bolso, e o que pesou em criar o tópico foi por causa da certificação.

Então vai a dúvida, cursos à distância para programação em geral, compensa?
Fazer um investimento desses por causa da Certificação é algo válido?

Basicamente é isso, se alguém puder falar mais sobre cursos à distância, fique a vontade.

Obrigado .

Olá, bem-vindo ao fórum.

Por favor, ao postar tópicos, não use destaque para o óbvio, como [Dúvida], [Ajuda], [Socorro] ou [Urgente].
Também movi o seu tópico para o fórum de certificação.

se for da própria oracle pode ser uma boa sim…

mas eu diria que talvez você possa investir melhor o seu dinheiro (meio escasso pra quem está começando)… eu te diria para fazer algumas coisas antes de procurar certificação, fazer agendinha, coisa simples, pegar uma experiênciazinha… e quantoa livro o deitel é bastante completo, é um livro que eu usaria como referência, mas a didatica dele na minha opinião poderia ser melhor…eu te indicaria agora é aprender e especialmente praticar, se você não praticar você não aprende.

@ViniGodoy
Desculpa, não me atentei a esse padrão. Obrigado.

[quote=maior_abandonado]se for da própria oracle pode ser uma boa sim…

mas eu diria que talvez você possa investir melhor o seu dinheiro (meio escasso pra quem está começando)… eu te diria para fazer algumas coisas antes de procurar certificação, fazer agendinha, coisa simples, pegar uma experiênciazinha… e quantoa livro o deitel é bastante completo, é um livro que eu usaria como referência, mas a didatica dele na minha opinião poderia ser melhor…eu te indicaria agora é aprender e especialmente praticar, se você não praticar você não aprende.[/quote]

Pois é, já me disseram isso sobre o livro da Deitel. Então, as coisas básicas eu já sei, como por exemplos variáveis de instância, métodos, argumentos, estrutura condicional, criação de objetos, algumas API do Java já sei pra que serve, entre outros detalhes…

Então você acha melhor eu continuar estudando por conta própria e por exemplo, quando começar a ter aula na faculdade de Java, ai partir pra uma certificação?
Outra coisa, se você tiver algum livro que seja melhor pra iniciante, pode me recomendar se puder.

Abraços, obrigado.

[quote=yahwek]@ViniGodoy
Desculpa, não me atentei a esse padrão. Obrigado.

[quote=maior_abandonado]se for da própria oracle pode ser uma boa sim…

mas eu diria que talvez você possa investir melhor o seu dinheiro (meio escasso pra quem está começando)… eu te diria para fazer algumas coisas antes de procurar certificação, fazer agendinha, coisa simples, pegar uma experiênciazinha… e quantoa livro o deitel é bastante completo, é um livro que eu usaria como referência, mas a didatica dele na minha opinião poderia ser melhor…eu te indicaria agora é aprender e especialmente praticar, se você não praticar você não aprende.[/quote]

Pois é, já me disseram isso sobre o livro da Deitel. Então, as coisas básicas eu já sei, como por exemplos variáveis de instância, métodos, argumentos, estrutura condicional, criação de objetos, algumas API do Java já sei pra que serve, entre outros detalhes…

Então você acha melhor eu continuar estudando por conta própria e por exemplo, quando começar a ter aula na faculdade de Java, ai partir pra uma certificação?
Outra coisa, se você tiver algum livro que seja melhor pra iniciante, pode me recomendar se puder.

Abraços, obrigado.[/quote]

eu sei que ja faz 5 dias mas não tinha visto sua pergunta, como você perguntou… a forma que “eu” comecei e funcionou comigo foi estudar e aplicar em alguma coisa… eu te indicaria as apostilas da iniciativa jedi, funcionou comigo pra aprender bastante coisa… cada apostila que você fizer não deixe de fazer os exercicios, caelum também é bem recomendada, mesma coisa, não deixe os exercícios…

depois de ter estudado a fj11 da caelum ou os dois primeiros módulos da jedi, pense em algo que ja de pra você fazer… faça uma agendinha com swing por exemplo, de preferencia usando o banco de dados (nessa hora vão surgir um monte de dúvidas, você vai aprender pra caramba). Depois disso procure conteúdo de servlets e jsp, existe a apostila fj21 da caelum e o módulo de servlets e jsp, web, sei la o nome la no jedi… acredito que existam outras fontes boas também…

um outro caminho possível (e muito recomendado por ai) são os livros, o use a cabeça java é bastante recomendado, essa série é famosa por ter uma excelente didática (eu ja li outros dois livros dessa série e são ótimos, um deles o da certificação é uma recomendação quase unanime). Quanto a web o pessoal gosta de recomendar o use a cabeça servlets e jsp, não que seja ruim, mas eu recomendaria esse, aborda bastantes assuntos, vai te colocar por dentro de vários assuntos sem aprofundar muito… pra começar com web é o meu preferido. Depois você vê jsf 2, nova versão vai ser rapidinho, ejb (as apostilas da K19 desses assuntos são ótimas e free).

bom… é isso… ja te citei material para um ano e meio ai e aprendizado…kkk

[quote=maior_abandonado][quote=yahwek]@ViniGodoy
Desculpa, não me atentei a esse padrão. Obrigado.

[quote=maior_abandonado]se for da própria oracle pode ser uma boa sim…

mas eu diria que talvez você possa investir melhor o seu dinheiro (meio escasso pra quem está começando)… eu te diria para fazer algumas coisas antes de procurar certificação, fazer agendinha, coisa simples, pegar uma experiênciazinha… e quantoa livro o deitel é bastante completo, é um livro que eu usaria como referência, mas a didatica dele na minha opinião poderia ser melhor…eu te indicaria agora é aprender e especialmente praticar, se você não praticar você não aprende.[/quote]

Pois é, já me disseram isso sobre o livro da Deitel. Então, as coisas básicas eu já sei, como por exemplos variáveis de instância, métodos, argumentos, estrutura condicional, criação de objetos, algumas API do Java já sei pra que serve, entre outros detalhes…

Então você acha melhor eu continuar estudando por conta própria e por exemplo, quando começar a ter aula na faculdade de Java, ai partir pra uma certificação?
Outra coisa, se você tiver algum livro que seja melhor pra iniciante, pode me recomendar se puder.

Abraços, obrigado.[/quote]

eu sei que ja faz 5 dias mas não tinha visto sua pergunta, como você perguntou… a forma que “eu” comecei e funcionou comigo foi estudar e aplicar em alguma coisa… eu te indicaria as apostilas da iniciativa jedi, funcionou comigo pra aprender bastante coisa… cada apostila que você fizer não deixe de fazer os exercicios, caelum também é bem recomendada, mesma coisa, não deixe os exercícios…

depois de ter estudado a fj11 da caelum ou os dois primeiros módulos da jedi, pense em algo que ja de pra você fazer… faça uma agendinha com swing por exemplo, de preferencia usando o banco de dados (nessa hora vão surgir um monte de dúvidas, você vai aprender pra caramba). Depois disso procure conteúdo de servlets e jsp, existe a apostila fj21 da caelum e o módulo de servlets e jsp, web, sei la o nome la no jedi… acredito que existam outras fontes boas também…

um outro caminho possível (e muito recomendado por ai) são os livros, o use a cabeça java é bastante recomendado, essa série é famosa por ter uma excelente didática (eu ja li outros dois livros dessa série e são ótimos, um deles o da certificação é uma recomendação quase unanime). Quanto a web o pessoal gosta de recomendar o use a cabeça servlets e jsp, não que seja ruim, mas eu recomendaria esse, aborda bastantes assuntos, vai te colocar por dentro de vários assuntos sem aprofundar muito… pra começar com web é o meu preferido. Depois você vê jsf 2, nova versão vai ser rapidinho, ejb (as apostilas da K19 desses assuntos são ótimas e free).

bom… é isso… ja te citei material para um ano e meio ai e aprendizado…kkk [/quote]

haha, verdade. Obrigado cara.
Estou sim, fazendo os exercícios do livro da Deitel, não todos, mas alguns eu faço sim. Quando eu vejo que peguei a informação eu parto para o próximo capítulo. Também, como forma de um aprendizado maior, eu exponho aquilo que eu aprendi em um blog.
Sobre o livro Use a Cabeça: Java, talvez eu compre quando tirar férias, pois minha faculdade não tem esse livro ainda. Engraçado, todo mundo fala bem dele, e eu acabei indo na de um amigo meu que disse que a tradução do Use a Cabeça era horrível, e que era melhor eu estudar pela Deitel.

Acho que o certificado pra mim então, não será necessário por enquanto no meu caso.

Abraços.

[quote=yahwek][quote=maior_abandonado][quote=yahwek]@ViniGodoy
Desculpa, não me atentei a esse padrão. Obrigado.

[quote=maior_abandonado]se for da própria oracle pode ser uma boa sim…

mas eu diria que talvez você possa investir melhor o seu dinheiro (meio escasso pra quem está começando)… eu te diria para fazer algumas coisas antes de procurar certificação, fazer agendinha, coisa simples, pegar uma experiênciazinha… e quantoa livro o deitel é bastante completo, é um livro que eu usaria como referência, mas a didatica dele na minha opinião poderia ser melhor…eu te indicaria agora é aprender e especialmente praticar, se você não praticar você não aprende.[/quote]

Pois é, já me disseram isso sobre o livro da Deitel. Então, as coisas básicas eu já sei, como por exemplos variáveis de instância, métodos, argumentos, estrutura condicional, criação de objetos, algumas API do Java já sei pra que serve, entre outros detalhes…

Então você acha melhor eu continuar estudando por conta própria e por exemplo, quando começar a ter aula na faculdade de Java, ai partir pra uma certificação?
Outra coisa, se você tiver algum livro que seja melhor pra iniciante, pode me recomendar se puder.

Abraços, obrigado.[/quote]

eu sei que ja faz 5 dias mas não tinha visto sua pergunta, como você perguntou… a forma que “eu” comecei e funcionou comigo foi estudar e aplicar em alguma coisa… eu te indicaria as apostilas da iniciativa jedi, funcionou comigo pra aprender bastante coisa… cada apostila que você fizer não deixe de fazer os exercicios, caelum também é bem recomendada, mesma coisa, não deixe os exercícios…

depois de ter estudado a fj11 da caelum ou os dois primeiros módulos da jedi, pense em algo que ja de pra você fazer… faça uma agendinha com swing por exemplo, de preferencia usando o banco de dados (nessa hora vão surgir um monte de dúvidas, você vai aprender pra caramba). Depois disso procure conteúdo de servlets e jsp, existe a apostila fj21 da caelum e o módulo de servlets e jsp, web, sei la o nome la no jedi… acredito que existam outras fontes boas também…

um outro caminho possível (e muito recomendado por ai) são os livros, o use a cabeça java é bastante recomendado, essa série é famosa por ter uma excelente didática (eu ja li outros dois livros dessa série e são ótimos, um deles o da certificação é uma recomendação quase unanime). Quanto a web o pessoal gosta de recomendar o use a cabeça servlets e jsp, não que seja ruim, mas eu recomendaria esse, aborda bastantes assuntos, vai te colocar por dentro de vários assuntos sem aprofundar muito… pra começar com web é o meu preferido. Depois você vê jsf 2, nova versão vai ser rapidinho, ejb (as apostilas da K19 desses assuntos são ótimas e free).

bom… é isso… ja te citei material para um ano e meio ai e aprendizado…kkk [/quote]

haha, verdade. Obrigado cara.
Estou sim, fazendo os exercícios do livro da Deitel, não todos, mas alguns eu faço sim. Quando eu vejo que peguei a informação eu parto para o próximo capítulo. Também, como forma de um aprendizado maior, eu exponho aquilo que eu aprendi em um blog.
Sobre o livro Use a Cabeça: Java, talvez eu compre quando tirar férias, pois minha faculdade não tem esse livro ainda. Engraçado, todo mundo fala bem dele, e eu acabei indo na de um amigo meu que disse que a tradução do Use a Cabeça era horrível, e que era melhor eu estudar pela Deitel.

Acho que o certificado pra mim então, não será necessário por enquanto no meu caso.

Abraços. [/quote]

muita gente diz que a tradução dos livros dessa série são ruins… eu li dois deles em português e não tive problemas, sei de outras pessoas que fizeram o mesmo. Quanto ao deitel, eu não recomendo ele não por que ele seja um livro ruim, na verdade eu o considero um livro bom mas com um foco diferente, ele é bastante completo no que ele aborda, por isso ele é extenso e, na minha opinião a didática dele é falha em comparação com outras obras… por isso o considero ótimo, mas como livro de referência, não para aprendizado.

Mesmo não tendo comprado o use a cabeça, se você não for comprar outro livro ainda existem opções gratuitas… ou se você preferir gastar mais poderá fazer um curso, gastará bem mais mas terá um retorno bem mais rápido.

Por coincidência, hoje, a mulher da Informacion Digital me ligou, explicou super bem como funciona, a metodologia deles, inclusive, ela queria agendar um horário para eu falar com um dos instrutores. Mas o que eu percebi, é que eles não tem quase nenhum aluno, tanto é que ela disse que estava tendo promoção para os primeiros alunos matriculados. Ou seja, é um tiro no escuro, apesar de que, a Informacion Digital fucniona a 4 anos na Espanha, e agora, se expandiu para a América Latina. Obviamente, que o curso inclui e-kit grátis, e o voucher para conseguir o certificado. Estou recioso em fazer, queria muito poder aprender, e ainda por cima ganhar um certificado depois.

Mas enfim, vou continuar os estudos com livros, apostilas. Pretendo pegar esse Use a Cabeça: Java, para ver se é menos massante que o Java - How to program.

Abraços.