Queria primeiro agradecer a vocês, que vocês sempre estão me ajudando nas minhas duvidar, espero um dia poder retribuir.
mas é o seguinte, estou no primeiro período em sistema de informação, na verdade só estou matriculado na faculdade, as aulas ainda não começaram
moro no rio e queria fazer um desses cursos online, queria saber se estando no início da faculdade, mas tendo alguns desses cursos é possível conseguir o primeiro emprego na área, ou as chances são mínimas sendo melhor esperar concluir a faculdade ?
O esforço tanto no online quanto na faculdade é 90% seu.
Inclusive se você estudar bastante e ser bastante disciplinado, pode se dar bem na carreira de TI sem os dois.
Emprego é difícil.
Comece adiantando alguns assuntos, estudando e tal, ai quando estiver no terceiro período você procura um estágio.
Estude muito, tudo que puder, seja na faculdade ou cursos por fora, veja as vagas de emprego da área, procure se informar e estudar sobre as tecnologias desejadas, esteja sempre um passo a frente, não que vá te garantir um emprego, mas estará bem mais preparado para consegui-lo, será só uma questão de tempo… se arrumar um estágio melhor ainda, mas deixa pro terceiro período como o colega falou
[quote=otaviojava]O esforço tanto no online quanto na faculdade é 90% seu.
Inclusive se você estudar bastante e ser bastante disciplinado, pode se dar bem na carreira de TI sem os dois.[/quote]
Sim. também acho que no aprendizado um fator importante é o esforço. mas é como o amigo disse, emprego é muito difícil, você pode ser um ótimo profissional, um cara brilhante, tudo que a empresa precisa, mas ela ainda não sabe disso, não te conhece, só vê o seu curriculum, essa é minha preocupação
Cara, já que você está afim de estudar…
http://www.cederj.edu.br/videoaulas/
http://veduca.com.br/curso2?a=5
http://www.youtube.com/user/ricardolopescosta/videos?view=1
Ótimo tópico excelente conteúdo.
muito bom mesmo seus links!
o último, do canal do youtube, da até vontade de estudar para desenvolvimento em web, as vezes tenho vontade de ir para área da web, mas realmente o que eu gosto é de desenvolver sistemas para Desktop,
Cara a 6 meses atras me fazia mais ou menos a mesma pergunta, vou te contar minha pouca experiência e como eu sei mais ou menos o que você ta passando bom la vai.
1º Esquece isso de aprender as coisas na faculdade, claro não to falando pra você não ligar pra nada que eles falam mais só o que você aprende la não é o necessário pra conseguir um emprego, pode começar estudando bastante lógica, fazendo alguns algoritmos simples pra ir pegando a manha e ir avançando conforme o aprendizado.
Um site bom com tudo isso: http://algoritmizando.com/category/desenvolvimento/algoritmos/
2º Tenha foco, se vai estudar java então estude JAVA, se for desenvolvimento web então desenvolvimento web, claro dar uma olhada em cada uma é uma opção também para definir qual estudar, mais depois de definido não fique mudando de linguagem igual muda de cueca, pelo menos não até saber profundamente.
Bom eu particularmente gosto de estudar por livros, não aguento ficar vendo o cara enrolando em uma vídeo aula rsrs mais enfim, procure dar uma lida em alguns livros como: Algoritmos e Programação - Teoria e Prática; Java Como Programar; Use a Cabeça: Java, todos eles são muito bons, o java como programar talvez seja meio difícil de ler em um primeiro contato mais com o tempo você vai pegando as manhas.
Pra min foi difícil entender Orientação a Objetos e seus conceitos em um primeiro momento, ainda mais que tava lendo o java como programar e ele não fala oque cada coisa faz exatamente nos primeiros capítulos, pelo menos não de uma forma clara então eu ficava meio perdido, resolvi pesquisar sobre OO polimorfismo e achei no wikipédia mesmo os textos e aceleraram 100% o meu entendimento, bom essa é minha experiência, depois de tudo isso continue estudando, oportunidade sempre aparece, esteja preparado pra quando elas vierem.
[quote=yschmitzz]muito bom mesmo seus links!
o último, do canal do youtube, da até vontade de estudar para desenvolvimento em web, as vezes tenho vontade de ir para área da web, mas realmente o que eu gosto é de desenvolver sistemas para Desktop, [/quote]
Sempre foque seus estudos naquilo que você tem mais afinidade, quando você faz algo com prazer os resultados tendem a ser melhores …
quanto a emprego, dizem que web é o que tá pegando no momento e que desenvolvimento pra desktop já era mas veja só minha experiência própria, eu adoro desenvolver pra web e sempre foquei meus estudos pra web, não gostava de desenvolver pra desktop, fiz meu TCC pra web, me formei fui atrás de emprego e o que aconteceu? Fui contratado para uma vaga de programador javaSE, a empresa só desenvolve pra desktop, que coisa não?!
[quote=Sharkns]Cara a 6 meses atras me fazia mais ou menos a mesma pergunta, vou te contar minha pouca experiência e como eu sei mais ou menos o que você ta passando bom la vai.
1º Esquece isso de aprender as coisas na faculdade, claro não to falando pra você não ligar pra nada que eles falam mais só o que você aprende la não é o necessário pra conseguir um emprego, pode começar estudando bastante lógica, fazendo alguns algoritmos simples pra ir pegando a manha e ir avançando conforme o aprendizado.
Um site bom com tudo isso: http://algoritmizando.com/category/desenvolvimento/algoritmos/
2º Tenha foco, se vai estudar java então estude JAVA, se for desenvolvimento web então desenvolvimento web, claro dar uma olhada em cada uma é uma opção também para definir qual estudar, mais depois de definido não fique mudando de linguagem igual muda de cueca, pelo menos não até saber profundamente.
Bom eu particularmente gosto de estudar por livros, não aguento ficar vendo o cara enrolando em uma vídeo aula rsrs mais enfim, procure dar uma lida em alguns livros como: Algoritmos e Programação - Teoria e Prática; Java Como Programar; Use a Cabeça: Java, todos eles são muito bons, o java como programar talvez seja meio difícil de ler em um primeiro contato mais com o tempo você vai pegando as manhas.
Pra min foi difícil entender Orientação a Objetos e seus conceitos em um primeiro momento, ainda mais que tava lendo o java como programar e ele não fala oque cada coisa faz exatamente nos primeiros capítulos, pelo menos não de uma forma clara então eu ficava meio perdido, resolvi pesquisar sobre OO polimorfismo e achei no wikipédia mesmo os textos e aceleraram 100% o meu entendimento, bom essa é minha experiência, depois de tudo isso continue estudando, oportunidade sempre aparece, esteja preparado pra quando elas vierem.
[/quote]
Verdade, ter uma boa lógica de programação é essencial, aprender linguagens é simples, saber programar é outra coisa …
Faculdade não te deixa pronto mesmo, só te dá uma base, por isso eu disse antes, esteja sempre um passo a frente
Excelente conteúdo pra quem está iniciando!
Na minha opinião todos estão certos sobre o caminho a seguir, ou seja, não dependa de cursos e faculdade e sim do teu esforço em aprender.
Quem me dera ter iniciativa parecida quando iniciei na faculdade. Claro que eram outros tempos, mas senti falta disso lá no fim.
Interessante que todo mundo fala do esforço, mas ninguém comenta sobre curso.
Um curso é importante? Depende. Como você avalia sua forma de assimilar conteúdos novos? Precisa apenas ler e resolver exercícios? Ou precisa de alguém explicando passo a passo? No meu caso, só ler torna mais complicada a coisa. Se alguém me explica, mesmo que eu não faça nada, eu assimilo o conceito e fico tranquilo.
Segundo, já pesquisou livros? Eles são sempre bons companheiros nas horas difíceis (quando a internet resolve cair, por exemplo).
Terceiro, o que você tem de base para aprender a programar? Algoritmos? Lógica de programação? Sem isso, vai ser duro, difícil e ruim de aprender.
Se um curso online é melhor que presencial (ou tão bom quanto) depende do curso e da instituição. Tem empresas que, quando você diz que fez curso na X, eles já descartam.
Sugestões: Apostila caelum FJ11 - Lógica, OO e Java básico
Java: como programar - Deitel & Deitel
Java, use a cabeça - Kathy Sierra e o cara que esqueço o nome
Se quiser ir mais a fundo nas drogas:
UML, guia do usuário - Rumbaugh, Booch e Jacobsen
E muito algoritmo e lógica de programação e lógica matemática.
[quote=drsmachado]Interessante que todo mundo fala do esforço, mas ninguém comenta sobre curso.
Um curso é importante? Depende. Como você avalia sua forma de assimilar conteúdos novos? Precisa apenas ler e resolver exercícios? Ou precisa de alguém explicando passo a passo? No meu caso, só ler torna mais complicada a coisa. Se alguém me explica, mesmo que eu não faça nada, eu assimilo o conceito e fico tranquilo.
Segundo, já pesquisou livros? Eles são sempre bons companheiros nas horas difíceis (quando a internet resolve cair, por exemplo).
Terceiro, o que você tem de base para aprender a programar? Algoritmos? Lógica de programação? Sem isso, vai ser duro, difícil e ruim de aprender.
Se um curso online é melhor que presencial (ou tão bom quanto) depende do curso e da instituição. Tem empresas que, quando você diz que fez curso na X, eles já descartam.
Sugestões: Apostila caelum FJ11 - Lógica, OO e Java básico
Java: como programar - Deitel & Deitel
Java, use a cabeça - Kathy Sierra e o cara que esqueço o nome
Se quiser ir mais a fundo nas drogas:
UML, guia do usuário - Rumbaugh, Booch e Jacobsen
E muito algoritmo e lógica de programação e lógica matemática.[/quote]
No meu caso eu preciso ler e resolver exercícios pra entender… vc tá certo, muitas empresas levam em consideração a instituição onde vc estudou, algumas são restritivas até demais, colocam no anúncio de vaga “Graduação na A, B, C ou D”, sorte que são poucas
Em questão da só a faculdade não ser o suficiente já sabia, por isso quero procurar outras fonte.
gostei do material, muito interessante, já li a um tempo atrás Java use a cabeça, na época entrei de cabeça sem ter nenhuma noção de nada, e não tem como não entender, eles usam uma forma de ensinar muito fácil, mas então parei, sei que o livro me deu conhecimento suficiente para ir adiante, mas também sei que sabia muito pouco.
Consigo entender só com livros, ependendo do livro, tem livros e apostilas que vi que você precisa ta com o dicionário do lado, na época não tinha idéia do que era método, argumemto parametro, em uma linha tinha todas essas palavras, era grego, daí conheci o Java use a cabeça,
também não tenho paciência com vídeos rsrs mas fazer o que se for um conteúdo bom? mas o que me atrai em cursos online é além de você fazer sua hora e aquele bla bla bla todo de curso online, é que muitas vezes tem por exemplo "curso de Java, básico, intermediário, avançado " entende? parece que o livro quando acaba te abandona, fica meio perdido sem saber pra onde ir, mas na minha opinião o aprendizado fica indercritivelmente mais gostoso no livro (não me refiro a livros digitalizados) e particularmente não sou fã de livros, mas nessa área me amarro
outra vantagem do curso é o diploma, acho que isso chama atenção no curriculum e aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista
realmente, procurando vagas na internet só de curiosidade mesmo, a maioria esmagadora é voltada para web, é isso que me da to desânimo em estudar para desktop, mas claro, não é impossível conseguir
Bom, ficou claro que somente a faculdade não será suficiente para inserir-se no mercado de trabalho. Um curso superior serve para ensinar os conceitos gerais e lhe mostrar o caminho a pesquisar, o resto é com você.
Mas de qualquer forma, conhecimento nunca é demais. Aliás, costumo dizer que o conhecimento é o único patrimônio que ninguém poderá tirar de você e serve de instrumento para alavancar a vida, seja no aspecto profissional ou pessoal.
O requisito mais importante você já tem: a vontade de estudar.
Portanto, se houver oportunidade de um curso on-line faça. Se houver oportunidade de ler um bom livro leia. Se houver oportunidade de fazer um curso presencial participe.
É claro que nenhum curso tem o “poder mágico” de lhe garantir um emprego. Mas pense que fazendo um curso você poderá estar saindo na frente de muita gente, servindo de critério de desempate em uma entrevista, por exemplo.
Nenhum esforço é em vão e mais cedo ou mais tarde seu sacrifício e empenho serão recompensados.
Chance de emprego? Seja um sedento por conhecimento e o emprego será apenas um detalhe.
De graça ó:
http://www.udacity.com/courses
http://openclassroom.stanford.edu/MainFolder/HomePage.php
Aprende coisas técnicas e ainda por cima melhora no inglês.
Não dá pra não aprender