Sempre vejo as pessoas falarem da curva de aprendizado das linguagens, principalmente de Java. Porém, ou eu entendo errado ou muitos falam errado. Por exemplo, já vi muitos falarem que a curva de aprendizagem do Java é alta. Ora, se um gráfico da função proficiência x tempo a curva é alta, então significa que a pessoa tem um grande aprendizado em um pequeno espaço de tempo.
Se as pessoas quisessem dizer que Java é difícil, então teriam que dizer que a curva de aprendizagem é baixa, não??
A real é a seguinte, vamos comparar duas linguagens, PHP e Java de forma resumida.
Java: Primeiro você aprende a forma procedural, para depois aprender OO, e nisso você esta sempre no console.
Para chegar a Java Web demora um bocado, enquanto que em PHP não, você ja começa a programar pra web
“Putz isso é um tiro no pé!!!”, Java tem suas extensividades , você pode aprender java com POO , o resto é uma forma de entendermos o Core Java., hoje tem aplicações como Devops.
Java J2EE, JEE e agora vai para os Spring FrameWorksou para a Web Dinâmica a vez os V8 , dos Reacts.js , Node.js , vai que o Eclipse não vai falir porque tudo ele agrega como um bom Editor , mas temos o Sublime.Text mais tendencioso a trabalhar com linguagens scripts !!!
Só estou lhe dizendo que a Web não é mais a mesma, você é um legado nisso tudo;)
Sim criei , do Zero ao Algoritmos e mais ainda estou estudando , estrutura de dados e algoritmos , mas sei que a lógica de estruturar dados é mais meta-programável(Script e Components)hoje de que OOP, estamos orientado a aspecto,a produção é mais livre, fora da plataforma., existe um quebra de paradigmas e isso já é uma realidade.
Temos uma boa documentação em Java e a comunidade ainda é bem ativa, mas se tratando de curva de aprendizagem é melhor ficar atento ao que já esta vindo por ae, as startups estão procurando um dinamismo na WEB em busca de se livrar de grandes infraestruturas, as chamadas Apps pra tudo que é aplicativo é uma nova onda até de se tratar de GooglePlay,não é atoa que a Apple hoje vale 1Trilhão de dollers o que vende de aplicativo e o seu Iphone incorporando mais e mais tecnologia, veja o segmento de arquitetura de microservices tem muitas vantagens, por exemplo, serviços individuais são mais fáceis de entender e podem ser desenvolvidos e implantados de forma independente.Fonte:Microservices: Decomposição de Aplicações para Implantação e Escalabilidade
Eu vejo como duas curvas, ou, dois niveis de aprendizado nesse caso.
Acho que a parte “facil” do Java se diz respeito a parte onde você aprende sobre a JVM, estrutura da linguagem(for, if, while) e tipagem(int, String, float). A partir disso você ja faz programas simples procedurais para testar a coisa toda como por exemplo uma calculadora, somar numeros primos, identificar palíndromo, etc.
Quando dizem então que “Java é dificil” entraria como uma “fase 2” da linguagem, digamos assim. Você estuda sobre comparadores, stream, callable, polimorfismo, herança, Thread, design patterns, etc. Porque esses pontos precisam de uma atenção maior por serem um pouco mais complexos.
cara, perde tempo não … esse é o Márcio Duran, antigo e famoso troll do GUJ. Os Valar já baniram ele Arda várias vezes, mas ele é pior do que o Morgoth, dá um jeito de voltar.
Sei lá, o cara quer sempre botar banca de experiente e tudo mais, mas a 10 dias atrás tava falando que começar do zero e talz. Pra mim, é só um cara que acha que sabe blefar, o famoso programador StackOverFlow.
Sempre que vejo um post dele, eu já penso “depois dessa n quero nem ver como é o código desse cara…”
Ninguém respondeu de fato o que eu perguntei ( que o correto é dizer “que a curva de aprendizagem do java é BAIXA, para se referir que ela é lenta o aprendizado” e não o contrário). O mais próximo de responder foi o MIKE. Depois entraram num troll sem motivos. hehe
Na paz galera!!