Blz pessoal !?
Eu realizei recentemente 2 cursos com java Angular 5, JWT, Spring Boot,REST,Security,Data, mysql, postgres etc…, até fiz o deploy no heroku, porem ai surgiu uma duvida;
Qualquer projeto que utilize angular e algum back-end eu terei que ter 2 Dynos e provavelmente 1 addons para o database!?
O plano hobby é $7 por mes hoje 26,05 reais
e para o potgress(addons) $9 por mes hoje equivalente a 33,49 reais.
preço total ficaria $23 dólares.
como precisariamos de 2 dynos (conteiners) em quanquer servidor imagino eu, ficaria um preco muito alto, imagine se precisar de 2 dyno de 200 dólares que é o minimo do plano premium, ficaria 744,19 cada, e 1488,38 reais sem contar o plano para o banco de dados.
Detalhe:estou usando a heroku apenas como exemplo para todas empresas de Cloud Computing, pois eu adoro usar o serviço da heroku.
Mas em geral, o fato de ter que usar “3 serviços” para rodar um sistema acaba não valendo a pena de inicio.
Caso eu tendo que voltar ao “meu thymeleaf” creio que seria mais viavel financeiramente, pois precisaria apenas1 Dynos e 1 addons.
bom, afinal voces acham que a minha logica esta correta?
agradeço pelas futuras sugestoes e correções
Você pode partir apenas de uma VM.
Pode por exemplo simular aqui escolhendo 1 instancia: https://cloud.google.com/products/calculator/?hl=pt-br
Independente dessa questao de servidor, se a aplicação não for realmente SPA ou envolver webservices, não tem porque se complicar com Angular e REST. Válido fazer o curso pra aprender, mas não use só por moda. Vejo colegas se complicando com Angular sem real necessidade pra atender a demanda do usuário. Spring MVC e jquery (quando necessário) já atendem perfeitamente maioria dos casos em sistemas administrativos com Java.
@javaflex obrigado pelas respostas ja estão me ajudando demais.
sobre a VM eu achei interessante porem não estou encontrando ou entendendo quais as configurações que precisarei utilizar, vou ter que pesquisar mais, mas também gostaria de entender como disponibilizaria acesso dos clientes da vm, por um link? que configurações devo pesquisar para isso?
esse tipo de estrutura é viavel para varios clientes de um ERP que utiliza o mesmo database e o mesmo front-end?
Escolhe um sistema operacional e a confguracao pode começar pelo default oferecido, depois melhora quando precisar.
O cliente não vai acessar a VM, só o site. Voce vai acessar a VM diretamente pra instalar e configurar tudo que for necessário para o site. Depende de qual SO escolher, no meu caso uso Windows e acesso via Remote Desktop.
É viável, voce pode escalar os recursos conforme aumentar a demanda ou aumentar investimento.
No Google Cloud os primeiros passos estao aqui: https://cloud.google.com/compute/docs/instances/?hl=pt-br