Custo de vida - Regiões do Brasil

[quote=AGAraujo]Para SOBREVIVER BEM

Juazeiro do Norte/CE

circular = R$ 1,30
almoço PF = R$ 8,00
aluguel/condomínio/água = Total R$ 400,00 (apt bairro = centro, 2 quartos)
luz = R$ 30,00
água = R$ 30,00
adsl/telefone = no mínimo R$ 80,00
tv a cabo = R$ 80,00
mais algumas despesas… sei lá: uns 300 reais

Despesas fixas mensais por volta de R$ 1300,00.

(Sem falar que você não pode comprar nenhuma roupa, nenhum carro, nada mais…)[/quote]

Po cara, em Campina Grande - PB tinha um restaurante (acho que o nome era Malibu) no centro da cidade que você fazia o prato (self-service) e pagava um preço fixo (em Novembro/2009 tava R$ 5,99). A comida na minha opinião é muito melhor que alguns restaurantes de Aracaju-SE que cobram R$18,00 a R$21,00 por quilo.

R$8,00 por prato feito eu acho um pouco caro.

E em Belo Horizonte? hehehe

:roll:Gente, não sou da área de TI, mas preciso da ajuda de vcs, já q o tópico é custo de vida… rs… Atualmente, resido em Campo Grande/MS, porém, recebi uma proposta de emprego para São Paulo. Receberei 2 mil a mais q aqui em CG. Vcs acham q valeria a pena sair daqui de CG e ir para São Paulo? Somos em três - eu, meu marido e um filho adolescente. Meu marido teria q arrumar um emprego aí. O problema daqui de MS é q o estado, apesar do custo de vida ser menor q São Paulo, não oferece variedade de lazer nos feriados e férias, exceto Bonito e Pantanal (caríssimos por sinal, vale mais a pena ir pro nordeste), educação deixa muito a desejar se comparada a São Paulo e aqui parece q a gente fica longe de tudo! O q eu aprecio em CG é a tranquilidade - não tem absolutamente nada de trânsito, e o valor da moradia - tanto aluguel qto compra de imóvel é bem mais em conta q em São Paulo.

depende do quanto vc ja ganhava (nao estou perguntando seu salario fica tranquila hehehe)

Se aqui a moradia for muito mais cara, transporte, escolas, transito, etc… esses 2 mil a mais e sem ajuda do seu marido (ate ele arrumar emprego) nao vai ser muito nao…

Nao sei o custo de vida, mas BH é uma cidade show de bola… fui la uma vez e curti bastante…

Depende. Vc iria comprar uma casa aqui em SP ou iria pagar aluguel? Se vc tem um imovel aí em CG, vc conseguiria aluga-lo para ter uma fonte a mais de renda?
Se vc optar por morar mais perto do trabalho, dependendo da região, o aluguel ficaria numa media de mil reais (tem até mais caro, dependo do esitlo do imóvel). Já se preferir morar na periferia, o preço do aluguel diminui porém terá que enfrentar o tão temível congestionamento de sampa.

Entretenimento tem bastante e são muito bons. Só que a violência caminha junto nesta proporção.
Continue pesquisando sobre a cidade e pese a realidade da cidade com teus conceitos.

Andrerios,
O q vai ser mais caro em São Paulo será escola e moradia com certeza…

Leandronsp,
Nós temos um imóvel aqui em CG, daí iríamos vendê-lo e com o dinheiro dá pra pagar só metade do imóvel q atendenderia nossas necessidades em SP, ou seja, daríamos 50% de entrada do valor do imóvel … :cry: Eu acho q é melhor q pagar aluguel (já q em SP é muito caro).
O trabalho fica na região da Barra Funda, com opção p/ a Grande SP tb, como Barueri. Qual seria melhor e com menos gastos?

Valeu gente!

[quote=Marciotw25]Eu moro em Curitiba desde 2007…
Bom moro em um ap em um bairro bem proximo ao centro, 10 minutos de carro…pagamos 850 reais de aluguel com condominio, ap na minha opnião legal, 3 quartos e dois banheiros com uns 80 metros quadrado…
onibus 2,2
balada, em bares legais custa uns 10 reais a 15 reais(nos que vou) para entrar e uns 4 reais a cerva la dentro, mas logico se vc quiser achar lugares caros vc vai encontrar por muito smais ou barzinhos que nao pagam nda para entrar tbem…
almoço acha lugares bons por 10 reais ou menos, como em um lugar por 7,5 comida e lugar muito bom, mas se vc quiser encontrar por 100 reais a refeição tbem vc vai encontrar…
gasolina varia muito a ultima vez que abasteci estava 2,4 mas a pouco tempo atras eu abateci a 2,17, mas gira em torno de 2,4, para mim que morava no MS e gasolina lá custa 3 conto ta bom demais…
Supermercado para uma pessoa só almoçando e cozinhando nao gasto mais de 130 reais…
internet e telefone com 300 minutos de ligacao e net de 10 mega pagamos 110 reais.
luz para tres pessoas pagamos uns 50 reais, e lá no estado do MS uma pessoa so pagava 100 reais
agora emprego em TI, onde estudo tem caras recem formados que entraram em empresas grandes e ganham 3,5 por mes…
so que logico…tem emprego tbem de 1k,2k,3k…varia muito…mas tbem tem os de 5k,6k…[/quote]

Só uma duvida… em qual posto vc abastece?

[quote=dakesa78]Andrerios,
O q vai ser mais caro em São Paulo será escola e moradia com certeza…

Leandronsp,
Nós temos um imóvel aqui em CG, daí iríamos vendê-lo e com o dinheiro dá pra pagar só metade do imóvel q atendenderia nossas necessidades em SP, ou seja, daríamos 50% de entrada do valor do imóvel … :cry: Eu acho q é melhor q pagar aluguel (já q em SP é muito caro).
O trabalho fica na região da Barra Funda, com opção p/ a Grande SP tb, como Barueri. Qual seria melhor e com menos gastos?

Valeu gente!
[/quote]

Opa,

Não sei, eu não mudaria. 2 mil reais a mais em SP é só o que você vai gastar a mais com o colégio, trânsito, e condomínio. Vai ser uma troca de elas por elas, sem contar que você deve até viver bem aí, mas lembre-se que em SP as coisas são bem mais caras.

Tranquilidade pros filhos tb é um fator muito bom, coisa que vai ser mais difícil ter em SP. Se seu filho sair hoje e ficar fora até 2h da manhã você não vai ficar tão preocupada quanto se fosse em SP. Problema de estudos? Reforçe por fora, professores particulares. Faculdade? Quando ficar maior eu deixaria ir.

Não sei, eu vim do interior e hoje em dia moro em cidade grande, vim pra fazer facul e ganhar dinheiro, mas fui criado em interior. E te digo que acho muito melhor pois, ao menos em algumas partes do interior, crianças são bem diferentes.

Pense muito bem sobre isso. Talvez a hora de mudar seja mais tarde.

E boa sorte! =)

AUser,
Muito obrigada mesmo pela sua opinião. Na verdade acho q, por questões financeiras, sairia elas por elas, ou um pouco em desvantagem com relação a Campo Grande. Já tinha até cogitado essa possibilidade do meu filho estudar fora daqui porque em CG é dureza encontrar emprego e as faculdades não são lá aquelas coisas. Um outro ponto q me deixa com a pulga atrás da orelha é q eu tô ficando injuriada da cidade, sabe?! Não sou muito de balada, mas curto muito ir pra praia e aqui não tem… Deus me ajude!

[quote=dakesa78]AUser,
Muito obrigada mesmo pela sua opinião. Na verdade acho q, por questões financeiras, sairia elas por elas, ou um pouco em desvantagem com relação a Campo Grande. Já tinha até cogitado essa possibilidade do meu filho estudar fora daqui porque em CG é dureza encontrar emprego e as faculdades não são lá aquelas coisas. Um outro ponto q me deixa com a pulga atrás da orelha é q eu tô ficando injuriada da cidade, sabe?! Não sou muito de balada, mas curto muito ir pra praia e aqui não tem… Deus me ajude!
[/quote]

Férias de final de ano e 13 servem pra quem gosta de ir a praia ir à praia! rs

Mas barzinho, aí tem alguns legais? Eu pelo menos sou viciado em barzinho, aqui em Brasília eu conheço uns 3 ou 4 a cada FDS, e ainda não acabou rs. Não curto balada não, mas um barzinho… rs.

Cidade de interior também enche o saco por fofocas muitas vezes, mas isso dá pra relevar.

Talvez viajar quando está de saco cheio seja uma boa. Eu ao menos, sempre que encho o saco aqui de Brasília, volto ao interior por uma semana. rs.

[]'s!

AUser,
Aqui tem barzinho, não em quantidade considerável, nunca q dá pra conhecer 3 ou 4 diferentes em todo fds porque não tem tanto assim… rs… Q presta, deve ter uns sete só. Vc q curte, ia enjoar logo, logo. Ah, moro na capital, viu! rs…
Aqui é um calor danado, falta é uma praia mesmo!

Eu mesmo quero sair de SP em breve… aqui não dá pra morar mais…

MUITO trânsito, poluição, barulho, violência, etc…

Temos muitos lugares pra lazer, mas todos muito cheios… pra vocês terem idéia dia 18/12 eu fui a estreia do filme Avatar no Center Norte, levei 1h (sem exagero, marquei no relógio) pra achar uma vaga no estacionamento, e olha que o estacionamento de lá é GIGANTE!

Minha namorada mora a 6km de distância da minha casa, levo quase 40 min pra chegar na casa dela em horário de pico, pra ir pra minha (por volta de 22hs, 23hs) eu levo 15 mins…

Ta um inferno isso aqui…

[quote=andrerios]Eu mesmo quero sair de SP em breve… aqui não dá pra morar mais…

MUITO trânsito, poluição, barulho, violência, etc…

Temos muitos lugares pra lazer, mas todos muito cheios… pra vocês terem idéia dia 18/12 eu fui a estreia do filme Avatar no Center Norte, levei 1h (sem exagero, marquei no relógio) pra achar uma vaga no estacionamento, e olha que o estacionamento de lá é GIGANTE!

Minha namorada mora a 6km de distância da minha casa, levo quase 40 min pra chegar na casa dela em horário de pico, pra ir pra minha (por volta de 22hs, 23hs) eu levo 15 mins…

Ta um inferno isso aqui…[/quote]

++ cara.
Eu tbm pretendo não ficar aqui por muito tempo.
Eu levo todo dia 2 horas para um percurso de 25 Km - do Butantan à região da Vergueiro (Vila Mariana).
Filas para tudo.

Cheguei numa conclusão sobre SP, ou se mora colado no trabalho, diga-se, a uma ou duas estações de metrô, ou mora-se na Grande SP, em cidades boas, tipo Barueri, concordam???

Só concordo com a parte de morar colado no trabalho…

Morar em outra cidade como citado não é uma boa ideia, já que você teria que pegar o transito desse pessoal que já faz isso a tempos… ou seja, vai sair do transito de dentro de SP pra pega-lo desde fora de SP :P… sem contar que a partir de domingo (17/01/2010) vai ter mais pedágios de Barueri pra SP na Castelo Branco :stuck_out_tongue:

volto a dizer: SP tá um INFERNO!

Pra ir pra qqer lugar não basta saber o caminho, vc precisa saber várias opções de caminho, se vai chover ou não. se vai dar tempo de não cair no rodízio veicular ou não… ta osso…

Depende. Se vc for morar em Barueri e trabalhar na Barra Funda, mesmo assim terá que enfrentar muito, mas muito trânsito.
A Castelo/Raposo de manhã, pra quem já enfrentou ou enfrenta, é derrota…

Agora, se vc for morar e trabalhar em Barueri, esta seria a melhor opção. Não sei o custo de vida e preço de imóveis em Barueri, mas creio que não seja barato.
Aqui em São Paulo, trabalhar perto da empresa é qualidade de vida. Quem puder pagar por isso se vê numa situação mais vantajosa doq a grande maioria.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)

Depende. Se vc for morar em Barueri e trabalhar na Barra Funda, mesmo assim terá que enfrentar muito, mas muito trânsito.

Agora, se vc for morar e trabalhar em Barueri, esta seria a melhor opção. Não sei o custo de vida e preço de imóveis em Barueri, mas creio que não seja barato.
Aqui em São Paulo, trabalhar perto da empresa é qualidade de vida. Quem puder pagar por isso se vê numa situação mais vantajosa doq a grande maioria.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)[/quote]

É, realmente Barueri tô achando melhor mesmo, se for pra morar e trabalhar lá. Imóvel deve ser caro tb. Não sei se há escolas boas lá, mas…
Agora sobre seu objetivo, vc vai estranhar muito viu! Aqui em CG, é capital, mas tem ar de interior. Tem hora q enjoa. Há vantagens, tipo, o q vcs levam aí 40min para percorrer 6km, aqui a gente leva 20min. Trânsito zero. Moradia é bem mais barato, mas o combustível é mais caro… rs… Praia? Esquece! Só tirando uns bons dias de folga pra ir. Aqui só tem Bonito e Pantanal, super caro. Mas de resto, dá pra levar…

Bem destacado este ponto. Também gosto de praia, e talvez, encararia cidades como Aracaju, Maceió… (coincidindo morar num lugar mais tranquilo e perto de praias).
Aqui em Sampa, a (des) vantagem é que, num feriado prolongado, ano novo, carnaval, vc tem como algumas das inumeras opções, ir à Baixada Santista ou Litoral Norte.

Na Baixada, que fica cerca de 80km da capital, vc leva cerca de 3 horas e meia (ou mais) pra descer em feriados prolongados. Pro Litoral Norte, a distância é maior, e também tem mto trânsito. Aqui vc tem que seguir alguns macetes, tipo descer num dia que ninguem tá descendo, de madrugada, ir em baixa temporada, saber rotas alternativas menos piores, entre outros.

Esse é o divertimento do Paulistano ao querer ir pra Praia em feriados prolongados. Ah, esqueci das filas e dos arrastões de vândalos. Não estou generalizando as praias paulistas, mas se vc escolher uma opção de entretenimento onde a maioria também escolhe, essas são as consequencias do seu passeio.

Nos últimos anos eu tenho preferido ir pras praias do Nordeste, e achei/acho maravilhoso. Questão de gosto pessoal.

Estou vendo que sua decisão é vir pra Barueri mesmo. Apesar de tudo que falei com relação a SP, existem pontos bons e ruins, como toda cidade. Se esse é seu desejo, e fizer o roteiro de morar e trabalhar em Barueri, a chance de vc se frustrar é menor, oq pode acontecer de vc adorar a cidade e se adaptar bem. Independente da sua escolha, que vc possa ser feliz e conquistar seus objetivos.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)[/quote]

Eu sei que o ideal seria morar colado ao trabalho, mas pelo menos de Barueri até a Barra Funda tem o trem (ou eu falei besteira)

Tudo bem que eu não moro em São Paulo, mas todas as vezes que preciso ir a zona sul (Santo Amaro) eu sempre faço a dobradinha metrô-trem (porque o meu ponto de partida sempre é o Terminal do Tietê).

dakesa78, simule o seu trajeto no site do Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br