Custo de vida - Regiões do Brasil

Depende. Se vc for morar em Barueri e trabalhar na Barra Funda, mesmo assim terá que enfrentar muito, mas muito trânsito.
A Castelo/Raposo de manhã, pra quem já enfrentou ou enfrenta, é derrota…

Agora, se vc for morar e trabalhar em Barueri, esta seria a melhor opção. Não sei o custo de vida e preço de imóveis em Barueri, mas creio que não seja barato.
Aqui em São Paulo, trabalhar perto da empresa é qualidade de vida. Quem puder pagar por isso se vê numa situação mais vantajosa doq a grande maioria.

Como cada um tem um objetivo de vida, meu objetivo (sonho) é morar num lugar muito mais tranquilo doq São Paulo (gosto de roça, ar puro, animais). Se as condições agora fosses favoráveis, eu trocaria de lugar com vc numa boa…rs (não quero dizer que onde vc mora é roça, mas pelo menos é mto mais tranquilo e perto doq eu espero se comparado aqui em sampa)[/quote]

Eu sei que o ideal seria morar colado ao trabalho, mas pelo menos de Barueri até a Barra Funda tem o trem (ou eu falei besteira)

Tudo bem que eu não moro em São Paulo, mas todas as vezes que preciso ir a zona sul (Santo Amaro) eu sempre faço a dobradinha metrô-trem (porque o meu ponto de partida sempre é o Terminal do Tietê).

dakesa78, simule o seu trajeto no site do Metrô de São Paulo http://www.metro.sp.gov.br[/quote]

Está certo, essa seria a possibilidade mais fácil e rápida… seria, pq na prática esses meios de transporte sao os que mais decepcionam (na minha opnião)… o metrô de SP so vai ficar bom mesmo daqui uns 4 anos (eu disse bom, pra ficar ótimo ainda vai uns 40 anos) e o trem eu finjo que não existem em SP… vc ter q esperar 10, 15, 20 min pra fazer baldeação entre um e outro é brincadeira…

esqueci de comentar, vc espera td esse tempo pra ir em pé e preferindo ir numa lata de sardinha do que na muvuca que é lá dentro do vagão… mulher ainda sofre mais…

Você está certo sobre a baldeação do trem, pelo menos quando eu preciso pegar a linha 9.

SP já ta tão lotado que daqui uns dias vão começar a pedir algum tipo de visto pra vir mesmo que seja de outros estados :stuck_out_tongue:

se Deus quiser logo eu saiu daqui…

Pelo visto BH tá ruim de mercado de trabalho, não tem ninguem de la aqui no GUJ pra me responder hahahah

Como está o custo de vida em Belo Horizonte minerada?!

Não falou besteira, tem o trem sim, só que é a tão temível linha 8 - Diamante. Não se assuste, mas meu pai mora na região de Barueri e leva 1h e 25 minutos em média até a Lapa nessa linha. Isso sem contar quando o trem fica parado durante alguns longos minutos. O trem melhorou bastante, e acredito e espero que melhore. Mas essa linha em especial, na minha opinião, ainda deixa mto a desejar.

Como o colega disse, é uma lata de sardinha, há o problema para as mulheres ficarem apertadas em meio a tantos homens com segundas intenções (não são todos), sem contar que na hora de voltar para casa, à noite, conforme o trem vai chegando nas estações depois de Carapicuiba, o negocio vai ficando feio. São ambulantes, drogados se entorpecendo no vagão, entre outras bizarrices que os trabalhadores de Barueri enfrentam nessa tão temível linha.

Bom, não vejo isso como uma vida bacana, na minha opinião.

Não falou besteira, tem o trem sim, só que é a tão temível linha 8 - Diamante. Não se assuste, mas meu pai mora na região de Barueri e leva 1h e 25 minutos em média até a Lapa nessa linha. Isso sem contar quando o trem fica parado durante alguns longos minutos. O trem melhorou bastante, e acredito e espero que melhore. Mas essa linha em especial, na minha opinião, ainda deixa mto a desejar.

Como o colega disse, é uma lata de sardinha, há o problema para as mulheres ficarem apertadas em meio a tantos homens com segundas intenções (não são todos), sem contar que na hora de voltar para casa, à noite, conforme o trem vai chegando nas estações depois de Carapicuiba, o negocio vai ficando feio. São ambulantes, drogados se entorpecendo no vagão, entre outras bizarrices que os trabalhadores de Barueri enfrentam nessa tão temível linha.

Bom, não vejo isso como uma vida bacana, na minha opinião.[/quote]

Não falei nada porque eu sempre desço na estação Osasco para fazer a transferência.

No nordeste o custo de vida é altO(nas cidades do litoral)?? E tem uma quantidade razoável de emprego em t.I??

Custo de vida bem baixo. Vagas de TI em Natal (onde morei) são bem poucas. Programador sênior ganha 2 mil só. Mas com isso tu vive até bem. Eu não fiquei lá pois amo mais dinheiro do que mar. (bem, eu não gosto de praia, ok, não me crucifiquem rs)

Eu imagino q seja bem complicado utilizar trem em SP. Lento e com muita gente. Pra desafogar a cidade, melhor construir uma outra em cima da que já existe… rs… Olha gente, vcs estão me desanimando total!

O objetivo não é te desanimar dakesa.
O objetivo é te mostrar como é a realidade da cidade hoje, pois muitas pessoas vêm de fora pra cá, escolhem péssimos lugares para morar e péssimos lugares para se divertir. Acabam portanto trabalhando mais pra juntar uma grana e voltar pra sua terra natal.

São Paulo tem muitos lugares bacanas, diversas opções de diversão, diversas opções de estudo, diversas opções de moradia. Isto não posso negar. Mas como tem muita gente, tudo acaba ficando um pouco apertado, oq gera o stress diário. Só isso. Vc sempre será rodeada por um Paulistano estressado que tenta não se estressar tanto mas acaba ficando estressado…rs

Como te disse antes, se vc optar por morar e trabalhar em Barueri, sua qualidade de vida diária será mto melhor que de mta gente que mora na capital/imediações, que enfrenta trânsito, perde o precioso tempo e fica mais vulnerável a assaltantes. Sem dúvida vc terá qualidade de vida e seu filho também terá, pois em Barueri também existem boas faculdades (dê uma pesquisada e encontrará). Fora que em São Paulo existem inumeras opções de lazer e cultura.

Eu queria saber como é o custo de vida em locais classe média-alta pelo Brasil afora! Tenho um certo interesse futuro em me mudar de vitória mas só se estivesse acessivel.

Moro em Vila Velha-ES (cidade vizinha da capital vitória, 10 minutos). É região litorânea, e para se viver num bairro “nobre” seria:

Aluguel de um apê 2 quarto proximo da praia (de 600 a 1200 reiais. 1000 ja consegue um apartamento legal) e isso com condomínio.

Alimentação: Em torno de 15 o kilos pra quem come fora, mas enlatados e comidas de supermercado não são caros por aki.

Passagem: 2,15 e pode rodar a Grande Vitoria toda (são 5 cidades, mas somadas é menos que a São Paulo). Se for usar carro, da pra andar bastante aki com um tanque pois a cidade é pequena mas nao o mes todo. Se for a Vitória tem pegagio de 1,60 para ir a vitoria se optar pela linha da 3ª ponte e 3,00 reais acho paraoptar de ir em Guarapari se divertir :slight_smile:

As praias são boas opções, as noites quase sempre os points são em Vitória mas no fim não se gastar 500 por mes pra se divetir bastante.

hum…pra morar e viver bem (jogando por alto): 1100 pra morar, 200 rodar muito de carro fora os pedágios, uns 500 reais de alimentação, separe uns 500 reais pra diversão (cinema, teatro, boate, barzim, rock naa casa dos outros, praia…), 200 (um plano de saude), 500 reias outras despesas…uns 3 mil reais dá pra se viver muito bem aki!

Considerando que - 1 quarto em copacabana é 2.000 em media, 1.000 reais um quitinete em Brasilia, no jardins (SP) não deve ser barato e Floripa eu não faço ideia - nãp acho que sejaum valor alto para se viver em area nobre…agora em locais otimo pra viver, mas mais afastados, com 1500 se viver muito bem tb e como aki nada é longe de nada…valea pena!

MAS EU QUERIA SABER QUAL O CUSTO DE VIDA PARA SE MORAR BEM EM FLORIPA, SÃO PAULO (JARDINS, PINHEIROS, AV.PAULISTA), LEBLON E IPANEMA!

Obrigadão!

[quote=Lasherrera]Eu queria saber como é o custo de vida em locais classe média-alta pelo Brasil afora! Tenho um certo interesse futuro em me mudar de vitória mas só se estivesse acessivel.

Moro em Vila Velha-ES (cidade vizinha da capital vitória, 10 minutos). É região litorânea, e para se viver num bairro “nobre” seria:

Aluguel de um apê 2 quarto proximo da praia (de 600 a 1200 reiais. 1000 ja consegue um apartamento legal) e isso com condomínio.

Alimentação: Em torno de 15 o kilos pra quem come fora, mas enlatados e comidas de supermercado não são caros por aki.

Passagem: 2,15 e pode rodar a Grande Vitoria toda (são 5 cidades, mas somadas é menos que a São Paulo). Se for usar carro, da pra andar bastante aki com um tanque pois a cidade é pequena mas nao o mes todo. Se for a Vitória tem pegagio de 1,60 para ir a vitoria se optar pela linha da 3ª ponte e 3,00 reais acho paraoptar de ir em Guarapari se divertir :slight_smile:

As praias são boas opções, as noites quase sempre os points são em Vitória mas no fim não se gastar 500 por mes pra se divetir bastante.

hum…pra morar e viver bem (jogando por alto): 1100 pra morar, 200 rodar muito de carro fora os pedágios, uns 500 reais de alimentação, separe uns 500 reais pra diversão (cinema, teatro, boate, barzim, rock naa casa dos outros, praia…), 200 (um plano de saude), 500 reias outras despesas…uns 3 mil reais dá pra se viver muito bem aki!

Considerando que - 1 quarto em copacabana é 2.000 em media, 1.000 reais um quitinete em Brasilia, no jardins (SP) não deve ser barato e Floripa eu não faço ideia - nãp acho que sejaum valor alto para se viver em area nobre…agora em locais otimo pra viver, mas mais afastados, com 1500 se viver muito bem tb e como aki nada é longe de nada…valea pena!

MAS EU QUERIA SABER QUAL O CUSTO DE VIDA PARA SE MORAR BEM EM FLORIPA, SÃO PAULO (JARDINS, PINHEIROS, AV.PAULISTA), LEBLON E IPANEMA!

Obrigadão![/quote]

Bom vou tentar responder tentando falar do bairro que conheço melhor aqui em São Paulo que é Alphaville, apesar de não estar nas suas pretenções citadas acima aqui fica o segundo maior polo tecnológico do Brasil.

Alimentação: O restaurante com o peso do kilo mais barato que vi aqui na região custa 23 reais

Passagem: 2.65 o trem que vc espera no minimo 15 minutos para ter que viajar em pé por que é sempre cheio o onibus apartir de 2.65 por que depende do destino chega a 6.50.

Eu não tenho carro então não tenho muita idéia de distância que se consegue percorrer com o tanque cheio, pedágio mais barato custa 2.30 e acho um pouco dificil andar pelo menos 10 kilometros em um rodovia em são paulo sem pagar pelo menos um pedágio

Aluguel: conheço pessoas que pagam 1700 reais por mês aqui mas com a vantagem de que tem tudo próximo vai trabalhar e volta a pé, tem um centro comercial legal e um shopping próximo além de alguns restaurantes legais.

Não deu para responder tudo mas espero ter podido ajudar um pouco

Vamos lá…

Custo de vida em Florianópolis:

• Aluguel de apto de 1 quarto+condomíno (centro, trindade, agronomica) - R$ 600,00 a 800 + condomínio(R$ 200) = R$ 800 a R$ 1000,00
    Centro, Trindade, Agronômica - regiões bem localizadas, no centro da capital…

• Aluguel de apto de 1 quarto+condomíno (São José, Campinas ou Kobrasol) - R$ 400,00 a 600 + condomíno (R$ 150) = R$ 550 a 750
    São José - como se fosse uma cidade satelite, fica a 10km do centro de Florianópolis

• Passagem de ônibus em média = 2.80 (a mais cara do Brasil), dependendo de onde vc trabalhar, pode ter que pegar de 2 a 3 ônibus.
    Aqui o transporte integrado funciona parcialmente…

• Alimentação - restaurantes no centro - kilo comida - R$ 20,00 a 28,00

• Mercado - em média por mês - R$ 600 a 800, no verão esse valor aumenta no mínimo em 30% com a chegada dos turistas.

• divertimento - o mesmo que se paga em São Paulo.

Existem 44 praias aqui, mas, para qquer uma delas, tem um engarrafamento de pelo menos 1 hora…no verão a cidade fica intransitável.

Em linhas gerais, o custo de vida aqui é praticamente o mesmo dos grandes centros urbanos - SP, RJ…mas, o salário nem chega perto.

t+

Oi pessoal,

Apesar do thread já estar meio antigo, vamos ver se dou sorte e alguém me responde…

Moro na Australia e estou me aposentando. Estou curioso para saber quanto me custaria para viver no Rio de Janeiro aí pelo Flamengo, Botafogo ou Copacabana. Creio que isto me daria uma idéia de quanto precisaria por mês para viver tranquilo nas redondezas da cidade, longe do tumulto.

Se puderem e quiserem, gostaria de saber o “normal” hoje em dia para viver por aí (digo hoje em dia porque deixei o Rio há 30 anos atrás). Aluguel de 1 quarto ou 2, comida decente para um, transporte, divertimento, essas coisas todas que um carioca gasta no mês a mês. Será que $R 3,500.00 por mês seriam suficiente? Algum de vocês é uma pessoa “normal”, sem grandes luxos mas que não dispensa a cervejinha ou um restaurante de vez em quando, um cinema, teatro, etc.?

Adoraria ouvir a sua opinião. E por favor, não me digam a respeito da violência, etc. Sei como é e sou avisado…

Se preferirem, podem mandar um email para aussie.tuca@gmail.com

Obrigadão!

VITORIA ES

custo de vida altissimo, centro empresarial se quiser mais barato tem que ir para o suburbio

bus 2,20
comida 7 a 10 uentinhas
restaurante de 40 a 220
violentissima
discriminatoria
quando veem alguem com uma aparencia diferente deles acham que viram um monstro
praia lindas
bem limpa
bem conservada
muito emprego
etc

Podem me fornecer o custo de vida do Rio de Janeiro??

Para alguém que vem de fora, e receba uma proposta para ir para o Rio, qual seria um salário adequado??

Valew :smiley:

Sem discriminação nenhuma contra os cariocas mas RJ nem pagando bem. Nem muuuuito bem!!!

Prefiro um salário menor com um pouco mais de tranquilidade do que praias lindas, gatas pra todo lado, vida agitada, cheia de coisas legais pra fazer e correr o risco que essas grandes capitais oferecem(digo SP e RJ).

Ainda mais para quem vem de um país mais “civilizado”, vai sentir uma grande diferença. O RJ nada mais é do que uma SP com praia. Aliás SP também está no mesmo barco. Não sei se compensa tanto sofrimento pra ganhar bem. Ainda prefiro o interior.

Opinião de quem não mora (e nunca morará no RJ; uma pena porque o lugar é lindo)

Valeu pela resposta, dio.msg.

Tenho muito vontade de voltar para aí, daí surgiu uma oportunidade. Então antes de falar de valores com meu chefe (ele que tá me dando essa oportunidade), queria ter opinião de vocês. Mas ainda tá muito cedo pra falar, se bobear ele até lá muda de ideia e tenta me manter por aqui mesmo… (a intenção dele é que eu vá no fim desse ano)

[quote=Marciotw25]Eu moro em Curitiba desde 2007…
Bom moro em um ap em um bairro bem proximo ao centro, 10 minutos de carro…pagamos 850 reais de aluguel com condominio, ap na minha opnião legal, 3 quartos e dois banheiros com uns 80 metros quadrado…
onibus 2,2
balada, em bares legais custa uns 10 reais a 15 reais(nos que vou) para entrar e uns 4 reais a cerva la dentro, mas logico se vc quiser achar lugares caros vc vai encontrar por muito smais ou barzinhos que nao pagam nda para entrar tbem…
almoço acha lugares bons por 10 reais ou menos, como em um lugar por 7,5 comida e lugar muito bom, mas se vc quiser encontrar por 100 reais a refeição tbem vc vai encontrar…
gasolina varia muito a ultima vez que abasteci estava 2,4 mas a pouco tempo atras eu abateci a 2,17, mas gira em torno de 2,4, para mim que morava no MS e gasolina lá custa 3 conto ta bom demais…
Supermercado para uma pessoa só almoçando e cozinhando nao gasto mais de 130 reais…
internet e telefone com 300 minutos de ligacao e net de 10 mega pagamos 110 reais.
luz para tres pessoas pagamos uns 50 reais, e lá no estado do MS uma pessoa so pagava 100 reais
agora emprego em TI, onde estudo tem caras recem formados que entraram em empresas grandes e ganham 3,5 por mes…
so que logico…tem emprego tbem de 1k,2k,3k…varia muito…mas tbem tem os de 5k,6k…[/quote]

Alguém pode informar estes dados atualizados, para Curitiba-PR? Vlwjavascript:void(0);

Pelo visto o custo de vida em Curitiba não chega a ser tão alarmante assim.