O custo de vida em Curitiba é baixo…
Já morei em JF, BH, Brasilia e em moro em Sampa hoje.
Sampa:
Pra morar num bairro descente em São Paulo como Brooklin, Moema, Itaim ou Jardins é bom tirar o escorpião do bolso, pois aluguel por menos 2,5k esquece, aqui em São Paulo morei 2 anos no Brooklin meu custo de vida ficou meio alto, mas ainda pagavel por causa do salario mais alto em São Paulo.
O pão deve custar entre 8 e 10 reais kg, frutas e verduras são caros, tem epócas que o tomate bate R$ 5,00 por Kg que é um preço absurdo. Alimentação diaria gasto cerca de R$ 60,00 com meu almoço mediano, café e jantar encolhido.
Compras pra uma familia de 4 pessoas, eu gastava na faixa de R$ 1200,00, mas dava pra levar td. Os preços são mais altos que outras cidades, sempre estou indo pra Curitiba então acabo comparando o preço desde o feijão, arroz, maionese, refrigerante e qualquer outra coisa que se compre no supermercado e realmente da diferença.
Escolas são mais caras, eu pagava cerca de R$ 1000,00 (Colegio mediano) incluindo transporte, um colégio de elite eu nem sonho em pagar, seria algo em torno de R$ 5000,00. As creches são caras d+ muitos amigos gastam na faixa de R$ 1600,00 e até um pouquinho mais.
Academias tem o preço variado, mas vc irá gastar seus R$ 200,00 facilmente com certeza.
O transito até que melhorou se considerar de 10 anos pra cá, reduziu um pouco a frota de pau véio está fluindo melhor. Dá Brooklin para Anhanaguera devo gastar uns 15 a 20 minutos de carro, para uns 20 km é um tempo muito bom. O transito trava mais dentro da cidade em avenidas com Rebouças e 9 de julho, nas marginais é mais tranquilo, o problema é sair ou entrar na marginal ou seja os acessos.
Estacionamentos são caros nessas regiões mensalistas é na faixa de 350 a 400, normalmente a primeira hora fica em R$ 12,00 ou um pouco mais.
Entrenimento em São Paulo é caro pra CARAMBA!! Uma hora de boliche sai na faixa R$ 140,00.
Segurança não é a ideal, mas já melhorou bastante. São Paulo tem uma taxa de homicidios dentro daquilo que a OMS recomenda.
Entrar em um taxi é pedir pra ser explorado.
Curitiba:
Tenho uma casa lá onde fica minha familia, eu pago R$ 300,00 em um bairro mediano baixo e é direto com o proprietário, os alugueis tiveram uma alta boa, mas está dentro do justo ainda…
A qualidade do asfalto ali na minha região é boa, mas a maioria das ruas da zona Sul são de antipó um verdadeiro rally para o carro, tem mais buraco que rua. Isso acontece nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e um pedaço do Sitio Cercado. Andaram melhorando, mas está longe do ideal.
Existem várias alternativas de transito, existe um rodoanel, para quem mora num bairro afastado e precisa cortar é interessante sempre circular por esta rodovia e evitar o centro que é problematico.
A cidade é perigosa em alguns pontos e tem uma taxa de homicidios bem elevada, bairros de elite são seguros e melhor pratulhados lá. As melhores opções lá são Batel, Agua Verde, Vila Izabel, Merces, Mossunge e tem outras boas opções como Bacacheri, Jardim Social.
Lá na minha região, 1kg de pão sai de R$ 3,90 a R$ 5,00. Um Kg de tomate gira em torno de R$ 0,80. Frutas e Verduras são bem mais baratos que em São Paulo. Os outros produtos são na faixa de 30% a 40% mais baratos. Eu faço uma compra muito mais farta em com R$ 700,00 lá doq com os meus 1100 em Sampa.
Entretenimento é mais barato e acessivel, tem um boliche proximo a minha casa que sai por R$ 49,00 ao contrario dos R$ 140,00…
Combustivel é um pouco mais caro que em São Paulo.
Roupas e alguns eletronicos saem um pouco mais caro e por incrivel que pareça a agua mineral é mais cara no Paraná doq em Sampa…
O Taxi normalmente sai barato pq há muitas radio-taxi, eu pelo menos sempre paguei a vida inteira bandeira 1.
BH:
Achei que alimentação bem parelho com Curitiba. Oq sai caro é o aluguel com preço crescente e os imoveis a venda que tem um preço extramente caro, principalmente para os imoveis que fica dentro um anel que esqueci o nome agora.
A cidade é muito arborizada e o povo é gente boa.
Pelo menos ali na região da Savassi e no Lourdes se chover trava completo e td vez que chove cai a força… É até meio engraçado, mas nada anormal. Eu que pensava que Eletropaulo que tinha problemas.
Entretenimento é muito barato, a cidade também tem muitos botecos pra quem curte um happy hour é uma ótima cidade não irá pesar muito no bolso.