Custo de vida - Regiões do Brasil

Moro em Curitiba já faz uns 4 anos,
aluguel em bairros perto do centro e tranquilos chega a 800 +ou-

mas é claro depende do padrão que você procura, eu mesmo pago isso num ape 3 quartos, bairro um pouco distante
porém lá é super tranquilo e residencial, não tem muitos prédios, vizinhança pacata
um amigo meu mora no rebouças, do lado do centro e paga isso também, sem condomínio, apartamento 2 quartos
mas tem apê/kitnet por 500, e também tem opções de apart hotel com internet/tv a cabo/café da manhã/piscina que sai por uns 1300 +ou-

passagem 2,5 mas andar de ônibus aqui tá ficando bem difícil
almoço em média uns 10~15 se você quiser comer bem, tem até rodízio nesse preço(15,90) perto de onde eu trabalho
balada eu acho caro, as boas 15~20 mais o que você consome lá…mas tem ótimos barzinhos aqui,
muitas churrascarias, em média por pessoa você vai gastar uns 25~40 e vai comer super bem

Bom, não lembro de tudo…
qualquer coisa perguntem =)

Jovem,

Atualmente moro em SP digo isso porque passo o maior tempo da minha vida fora do país. Moro no jardim europa uma região com o custo de vida bem alto principalmente em relação a IPTU e outros impostos, mas prefiro gastar um pouco a mais e ter um certo conforto e comodidade.

Abs,

Moro em sorocaba…

Mas estou querendo ir morar no Rio pra poder estudar.Mas nao faço
muito ideia de como seja o custo de vida.
A faculdade fica na Barra,e estou pensando em dividir apto
com alguem.
Alguem poderia me ajudar???

Oi Rittah, eu sou de Curitiba e logo vou para o Rio, mas vou a trabalho.

Eu andei vendo o valor de aluguel lá e está bem caro. Na região que eu pretendo ficar (Flamengo, Botafogo, etc) está dificil encontrar um ap de 2 quartos por menos de 2K. Daí junta outras taxas e uma boa parte do salário é “perdido” só com moradia! hehe :frowning:

Como vc vai pra estudar talvez seja interessante procurar por repúblicas, já que as vezes consegue algo perto de onde vai estudar e é bom ter pessoas que fazem a mesma coisa que vc por perto.

Temo quando trata-se de se mudar para cidades com fluxo elevado de turistas, tais como Rio de Janeiro e Florianópolis. Mas minha dúvida é a seguinte, sem estrapolar, qual a faixa de aluguel em Florianópolis, nada de luxuosidade, pelo menos por equanto, quanto vocês acham que um programador deveria ganhar pra sair da sua cidade pra ir pra uma cidade como esta pra trabalhar?

Olá Guj,

Sou do interior de SP uma cidade pequena e sem muitas oportunidades de emprego !
Por isso eu vou me mudar pra campinas assim que me casar ainda esse ano
e como vamos meio que cair de paraquedas la ou seja sem nem conhecer a cidade eu gostaria muito de saber mais sobre o custo de vida la sobre precos de aluguel oportunidades de ganho afinal de contas uma coisa eu sei que é certa cidade grande gasta mais so que eu queria ter uma base pra tentar me organizar melhor antes de ir
agradeço e aguardo as respostas bjsss

Também estou interessado nisso

Fui esse fim de semana à Curitiba, e gostei bastante da cidade. Vale a pena conhecer.

Em relação ao custo de vida ainda não poderei falar muito. Mas parece que as coisas não tão caras quanto aqui.

O custo de vida em Curitiba é baixo…

Já morei em JF, BH, Brasilia e em moro em Sampa hoje.

Sampa:
Pra morar num bairro descente em São Paulo como Brooklin, Moema, Itaim ou Jardins é bom tirar o escorpião do bolso, pois aluguel por menos 2,5k esquece, aqui em São Paulo morei 2 anos no Brooklin meu custo de vida ficou meio alto, mas ainda pagavel por causa do salario mais alto em São Paulo.

O pão deve custar entre 8 e 10 reais kg, frutas e verduras são caros, tem epócas que o tomate bate R$ 5,00 por Kg que é um preço absurdo. Alimentação diaria gasto cerca de R$ 60,00 com meu almoço mediano, café e jantar encolhido.

Compras pra uma familia de 4 pessoas, eu gastava na faixa de R$ 1200,00, mas dava pra levar td. Os preços são mais altos que outras cidades, sempre estou indo pra Curitiba então acabo comparando o preço desde o feijão, arroz, maionese, refrigerante e qualquer outra coisa que se compre no supermercado e realmente da diferença.

Escolas são mais caras, eu pagava cerca de R$ 1000,00 (Colegio mediano) incluindo transporte, um colégio de elite eu nem sonho em pagar, seria algo em torno de R$ 5000,00. As creches são caras d+ muitos amigos gastam na faixa de R$ 1600,00 e até um pouquinho mais.

Academias tem o preço variado, mas vc irá gastar seus R$ 200,00 facilmente com certeza.

O transito até que melhorou se considerar de 10 anos pra cá, reduziu um pouco a frota de pau véio está fluindo melhor. Dá Brooklin para Anhanaguera devo gastar uns 15 a 20 minutos de carro, para uns 20 km é um tempo muito bom. O transito trava mais dentro da cidade em avenidas com Rebouças e 9 de julho, nas marginais é mais tranquilo, o problema é sair ou entrar na marginal ou seja os acessos.

Estacionamentos são caros nessas regiões mensalistas é na faixa de 350 a 400, normalmente a primeira hora fica em R$ 12,00 ou um pouco mais.

Entrenimento em São Paulo é caro pra CARAMBA!! Uma hora de boliche sai na faixa R$ 140,00.

Segurança não é a ideal, mas já melhorou bastante. São Paulo tem uma taxa de homicidios dentro daquilo que a OMS recomenda.

Entrar em um taxi é pedir pra ser explorado.

Curitiba:
Tenho uma casa lá onde fica minha familia, eu pago R$ 300,00 em um bairro mediano baixo e é direto com o proprietário, os alugueis tiveram uma alta boa, mas está dentro do justo ainda…

A qualidade do asfalto ali na minha região é boa, mas a maioria das ruas da zona Sul são de antipó um verdadeiro rally para o carro, tem mais buraco que rua. Isso acontece nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e um pedaço do Sitio Cercado. Andaram melhorando, mas está longe do ideal.

Existem várias alternativas de transito, existe um rodoanel, para quem mora num bairro afastado e precisa cortar é interessante sempre circular por esta rodovia e evitar o centro que é problematico.

A cidade é perigosa em alguns pontos e tem uma taxa de homicidios bem elevada, bairros de elite são seguros e melhor pratulhados lá. As melhores opções lá são Batel, Agua Verde, Vila Izabel, Merces, Mossunge e tem outras boas opções como Bacacheri, Jardim Social.

Lá na minha região, 1kg de pão sai de R$ 3,90 a R$ 5,00. Um Kg de tomate gira em torno de R$ 0,80. Frutas e Verduras são bem mais baratos que em São Paulo. Os outros produtos são na faixa de 30% a 40% mais baratos. Eu faço uma compra muito mais farta em com R$ 700,00 lá doq com os meus 1100 em Sampa.

Entretenimento é mais barato e acessivel, tem um boliche proximo a minha casa que sai por R$ 49,00 ao contrario dos R$ 140,00…

Combustivel é um pouco mais caro que em São Paulo.

Roupas e alguns eletronicos saem um pouco mais caro e por incrivel que pareça a agua mineral é mais cara no Paraná doq em Sampa…

O Taxi normalmente sai barato pq há muitas radio-taxi, eu pelo menos sempre paguei a vida inteira bandeira 1.

BH:
Achei que alimentação bem parelho com Curitiba. Oq sai caro é o aluguel com preço crescente e os imoveis a venda que tem um preço extramente caro, principalmente para os imoveis que fica dentro um anel que esqueci o nome agora.

A cidade é muito arborizada e o povo é gente boa.

Pelo menos ali na região da Savassi e no Lourdes se chover trava completo e td vez que chove cai a força… É até meio engraçado, mas nada anormal. Eu que pensava que Eletropaulo que tinha problemas.

Entretenimento é muito barato, a cidade também tem muitos botecos pra quem curte um happy hour é uma ótima cidade não irá pesar muito no bolso.

Éeeee DaviPiala com essas informações cheguei a conclusão que, o programador tem que ser no mínimo pleno pra ir para uma cidade como São Paulo, caso contrário o salário estará voltado apenas para despesas quando não faltar hehehe.

São Paulo, região Av. Paulista, atualizado realidade 2011:

Aluguel 1 quarto: ~ 1.500 + condominio no mínimo 300
Aluguel 2 quarto: ~ 2.800 + condominio no mínimo 300

Kilo do pão: 8 - 10 / kg

Comida kilo: méda de 32/kg
Comida self-service: média de 35

ônibus: 3,00

cinema: acho que tá uns 20 (faz tempo que não vou)

[quote=ArtesaoDeSoftware]São Paulo, região Av. Paulista, atualizado realidade 2011:

Aluguel 1 quarto: ~ 1.500 + condominio no mínimo 300
Aluguel 2 quarto: ~ 2.800 + condominio no mínimo 300

Kilo do pão: 8 - 10 / kg

Comida kilo: méda de 32/kg
Comida self-service: média de 35

ônibus: 3,00

cinema: acho que tá uns 20 (faz tempo que não vou)

[/quote]

Eu morava no Sul, e vim para SP. Moro na Zona Leste, os aluguéis não são dos mais baixos mesmo morando nessa região que teoricamente é mais barata.
A vantagem de se morar em SP é que tudo é perto, masss… o custo de qualidade de vida é altíssimo, bom vai do que cada um dá valor certo :wink:

Mas tenho uma dúvida, a diferença de salário para um Analista programador pleno de SP comparado com Floripa e Curitiba, é tão grande que valha a pena morar na loucura de SP??
Outra… aproveitando o tópico, ouvi o pessoal comentando que consegue emprego em SP e trabalha em casa, inclusive de outros estados…isso seria aliar o salário à qualidade de vida :smiley: … isso é uma realidade?

Fernanda.

O custo de vida de Curitiba não é tão alto assim. Moradia você consegue algo em torno de 800-1200 reais em locais muito bons.

Realmente a zona sul da cidade é mais precária, mas nada tão alarmante assim.

Podem me atualizar os dados do Rio de Janeiro por favor? se possível zona de Botafogo/Flamengo…

Gostava de saber preços de Apartamentos de 2 quartos, metro, alimentação para 3 pessoas… escola privada decente para criança… etc…

Obrigado.

Esses dias estive olhando aptos. para alugar em BH nos bairros sta efigênia, savassi, centro, floresta, serra, enfim, todos os que ficam próximos a avenida do contorno. Cheguei a conclusão que por menos de R$1300,00 não dá pra morar num lugar próximo ao centro, nos demais bairros você tem de pegar no mínimo 2 onibus onde você ainda fica 1h 30min preso.

Já mercado, padaria e divertimentos não são tão caros. Transporte é variado, o onibus mais barato está em R$2,65, o táxi lotação que sobe a desce a afonso pena está em torno de R$2,50

Alimentação no centro tem lugares mais em conta já outros tá foda.

Só ajudando a complementar o tópico.

Trabalho em alphaville(Barueri) e moro em sorocaba por enquanto.

Em alphaville:

Aluguel Ap 1, 2 quartos na faixa de 2000 para cima(se achar, praticamente só existem escritórios em alphaville)
Alimentação, centro comercial é barato, na faixa de 27 reais o kg(o mais barato que encontrei é de 23 kg)
Onibus… Depende do destino, alguns de 3 reais, até 6,7 8 reais, que se dirigem à são paulo
diversão… tem diversos shoppings e bares

Em sorocaba:
Aluguel Ap ou casa 1, 2 quartos na faixa de 500 para cima(perto do centro e em bairros calmos, wanell vile, arvore grande, vila santana)
Alimentação, na faixa de 19-25 reais o kg em bons restaurantes.
Onibus - esse é carissimo… R$ 3,15 sem qualidade nenhuma. Por isso existe quase 1 carro por habitante em sorocaba, para não precisar usar onibus.
diversão… shoppings e bares, mas são 3x mais baratos do que são paulo…

Vale mais a pena morar em sorocaba, que tem melhor qualidade de vida, e trabalhar em alphaville, que é grande são paulo e não tem tanto stress como a capital. O problema somente é a distância de 100 km e 3 horas ou mais perdidas todo dia dentro do fretado.

Aí, galera!!

Tem alguém aqui morando no RJ pra me dar uma força? Recebi uma proposta para ir pro RJ. O salário é de R$ 7.000 e liquido fica em torno de R$ 5.000. Pretendo morar na Zona Sul, andei olhando o preço dos aluguéis e vi que um conjugado tá em torno de R$$ 1.700, R$ 2.000 com condominio.

Outra possibilidade que me disseram é morar na Tijuca, perto do metro, que fica perto do Centro. Mas eu curto muito praia e gostaria de morar proximo à orla. Como tá o custo de vida lá? Vai me sobrar R$ 3.000 pra gastar com alimentação, net, telefone, gás e as cevas do final de semana…hehehehe.

Alguém já morou lá? Dá pra ter uma vida tranquila com R$ 5.000? ( sei que não vai sobrar muita grana, mas no momento estou pela aventura de viver na Cidade Maravilhosa. Futuramente posso me mudar pra Zona Norte.

Se tiver um carioca aí pra me dar uma ajuda. Falow!!!

Rio de Janeiro - Flamengo (Zona sul)

850 conjugadão(com condominio e iptu)
120 celular
60 telefone
100 net 2mb
60 gás
100 luz
2.50 passagem onibus / 5 van * 60
500 supermercado

1890 +/-

Rapaz em manaus o custo de vida nao anda tao alto assim nao …

Aluguel de apartamento : R$ 600 , R$550 , R$400 por aí vai ate maneos …

Refeirçã: R$5 á R$7

Carro: dependendo do local R$ 100 á R$ 200 ou R$ 90

onibus : R$ 1,90

Água , luz telefone varia …depende de você : 50 , 60 , 100 até 200 extorando

Com um salario de R$ 2000 acho que da pra morar bem