O primeiro computador quântico disponível comercialmente, construído pela canadense D-Wave, foi vendido para a Lockheed Martin (empresa americana fabricante de produtos aeroespaciais). O computador, chamado de “D-Wave One”, foi vendido por 10 milhões de dólares.
Acredita-se que computadores quânticos possibilitem a solução de problemas muito mais complexos do que é possível com os computadores atuais.
Há pouco mais de quatro anos, a D-Wave já tinha apresentado o processador quantum Orion de 16 qubits para ser comercializado.
D-Wave One, baseado em um processador quântico de 128 qubits, esse computador seria capaz de fazer em tempo recorde, algumas tarefas específicas, e somente eles.
Segundo D-Wave, os computadores quânticos , na verdade ainda necessitam de computadores convencionais para os algoritmos convencionais e alguns pré-cálculos.
Deve ser dito que as dificuldades no desenvolvimento de um computador quântico são numerosas: temperatura do processador um pouco acima do zero absoluto, materiais supercondutores e os campos magnéticos são essenciais para o desenvolvimento de um computador como esse, não contando o fenómeno do entrelaçamento (decoerência), o que dificulta o desenvolvimento de um computador quântico.
A empresa também usa uma técnica desenvolvida por um professor de mecânica quântica no MIT, Seth Lloyd, que, em teoria, pode impedir o crash de um computador quântico com a massa incrível de dados que ele deve gerenciar. Os pesquisadores, então, fazem uso de materiais supercondutores e os campos magnéticos para organizar os Qubits.
Isso quer dizer que todos os meus dados criptografados agora podem ser acessados em questão de segundos? Nem consigo imaginar na sua capacidade de processamento. Como eles chegam ao “zero absoluto”?
De qualquer forma é a evolução.
E o problema dos processadores quanticos trabalhar em temperaturas criogenicas foram avançando nos ultimos tempos.
E sobre o entrelaçamento quantico, na australia construiram um prototipo que consegue separar as particulas. E com mais um pouco de avanço vão conseguir atingir escala industrial.
Mas dai entra aquela questão denovo, quem vai programar os computadores quanticos? Com os qubits não existem apenas 0 ou 1, ele tem a capacidade de ter os dois estados ao mesmo tempo.
Um SO para esse tipo de computador ainda está a surgir.
Por enquanto, estamos integrando esses componentes quanticos com nossos computadores atuais, ainda vai demorar até termos computadores inteiramente regidos pelas leis da mecanica quantica.