Galera!
Dá para instalar o java SE num Smartphone.
Se for alguma heresia com o java ME, por favor, desconsiderem.
Antecipadamente agradeço.
Galera!
Dá para instalar o java SE num Smartphone.
Se for alguma heresia com o java ME, por favor, desconsiderem.
Antecipadamente agradeço.
Não porque a CPU é diferente (um smartphone normalmente usa uma CPU derivada do ARM e o Java SE que você baixa do site da Sun requer uma CPU x86, x64, Sparc ou Itanium) e os sistemas operacionais são diferentes.
Entretanto, não há nada que impeça, se você tiver um monte de gente trabalhando para você, e se você assinar as papeladas adequadas, de criar uma versão sua do JavaSE que rode no sistema operacional de seu celular.
A propósito, CPUs baseadas em ARM estão realmente onipresentes.
Fiquei sabendo que até as versões mais novas daquela calculadora HP 12C (que foi lançada há quase 30 anos atrás) agora usam uma CPU baseada em ARM, que roda um emulador daquela CPU de 4 (ou 8, não sei mais) bits que rodava nessa calculadora de 30 anos atrás. (A calculadora que está na mesa do gerente financeiro da sua empresa provavelmente é uma 12 C mesmo, mas com uma CPU que é semelhante ao 6502, aquele processador que rodava nos Apple II (outro computador antigo).
entanglement,
Não tenho um monte de gente trabalhando para mim
e nem a intenção de desenvolver um JavaSE que rode em celular.
Muito obrigado pela informação.
da pra instalar sim, e é bem mais simples do que criar um Java SE pra vc, e soh pegar seu smartphone e trocar o processador e memoria dele.
Ai troca o SO tmb é instala de boa.
[quote=pintofree]da pra instalar sim, e é bem mais simples do que criar um Java SE pra vc, e soh pegar seu smartphone e trocar o processador e memoria dele.
Ai troca o SO tmb é instala de boa.[/quote]
Sei. Tá bom - havia um tempo em que o pessoal pegava aqueles iPaqs da HP e trocava o Windows Pocket PC que ele tinha por uma versão do Linux - mas o iPaq tinha tão pouca memória que mal e mal dava para fazer um Java SE rodar nesse Linux, se é que alguém já tentou isso. Hoje em dia a HP nem fabrica direito os iPaqs; ela comprou a Palm e está tentando entrar no mercado de celulares, um pouco tarde por sinal.
Dependendo da aplicação eu faço de graça.
se quiser mande pro meu e-mail seu programa em Java SE
abs
mohawk,
Obrigado pela oferta.
Me ajudaria se respondesse o seguinte:
Tenho uma aplicação Applet + servlet uso socket com transferência de objetos como protocolo de comunicação.
Então, a parte server fica esperando objetos e retorna objetos como resposta.
Dei uma olhada no Java ME e ele não tem implementada as
classes ObjectInputStream e ObjectOutputStream. Por questões absolutamente compreensíveis.
Tem como fazer socket com objetos no ME ?
Eu gostaria de evitar ter que escrever um servidor diferente para o cliente ME
ou ter que reescrever o protocolo SE usando texto.
Eu dou minha resposta após analizar seu código Java SE.
Existem N exemplos semelhantes a sua descrição.
De qualquer forma usando wireless do seu smartphone vc vai precisar de certificado com sua Midlet assinada, sabe do que estou falando?
Esta é uma das diferenças entre J2ME e J2SE. Me diga se isto não é um problema para você e então continuamos.
abs
Não sabia, achei que era só copiar o .jar para o celular e partir para o abraço.
Em relação aos fontes, não é que eu não queira te enviar, é que
é muita coisa.
Vou atachar dois fontes da parte server que fazem o atendimento ao cliente.
se tiver interesse em ver a parte client funcionando te passo um e-mail com um link e
chave de liberarção para instalação. ele está em www.neoporto.com/dexter
Qual o sistema operacional? O windows mobile suporta JME CDC, que é muito parecida com JSE. Não tem swing, mas tem SWT.
Abraço.
Imagino que seja uma aplicação muito boa, ainda não vi todo o código.
Você esta usando Postgre, certo? e J2ME funciona muito bem com JDBC se não me engano usando JSR169.
Eu teria que pensar um pouco mas, talvez a solução imediata seria uma Servlet extra servindo de interface entre seu banco de dados e gerando uma saida HTTP
e desta forma o código J2ME seria bem mais fácil. mas, como disse antes, não vi todo o código.
abs
Beleza camarada,
Não vai ser tão difícil assim escrever um Server Listener separado para os clientes ME.
Eu só queria me certificar de que não estava sendo redundante no meu código,
porque o Java tem dessas coisas, a gente gasta um tempão fazendo uma classe
quando se dapara com ela pronta e muito melhor implentada na API.
Esta aplicação – dexter – é apenas um estudo, eu não trabalho com
desenvolvimento java, infelizmente.