Dá pra ser freelancer em tempo integral no Brasil?

Pessoal, gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa questão.
Será que é possível que um analista de sistemas que trabalhe com desenvolvimento consiga viver unicamente de freelas? Vocês conhecem alguém? Eu ainda não conheci um caso desses nem no exterior, e vocês? Tem algum blog?

Valeu!

freela = freelancer? Trabalho remoto?

Quis dizer freelancer, sim. Mas o que você imagina como trabalho remoto?

Estou usando o termo freelancer como o profissional autônomo, aquele que trabalha como e onde quiser,tem seus próprios clientes… Como um médico, ou psicólogo, chaveiro, advogado, alguns casos de arquiteto…

Rapaz, tem dúzias de pessoas aqui que trabalham assim, é fazer uma busca no fórum pra ver as discussões sobre PJ vs CLT.

poxa eu to procurando um trampo assim, de “trampo remoto”, mas eu nunca consegui achar :frowning:

É difícil, pois é necessário ter muitos contatos. Mas não entendo esse interesse… qual o motivo de optar por ser freelancer ao invés de abrir uma consultoria?

Mais sobre assunto aqui no Guia de Guerra para Freelancers. :wink:

Você chama de consultoria o trabalho como PJ? Ou uma empresa mesmo, com funcionários e tudo o mais?

Olha, acho que eu poderia fazer uma lista enorme aqui de motivos. Vou escrever aqui o que me vem a cabeça no momento. Por favor, corrijam qualquer besteira que eu esteja assumindo.

Realização pessoal é a principal, como já devem imaginar.

Liberdade para definir como o projeto será conduzido, ao invés de ter que engolir, por exemplo, DERs vomitados ou inexistência absoluta de processo de desenvolvimento, também conhecido como POG( desciclo.pedia.ws/wiki/POG ). aí você pega aquele “sistema” com aquela “arquitetura” no meio do caminho e demora mais do que deveria pra fazer um CRUD. Pra depois implantar a nova funcionalidade com aquela tecnologia que você ainda não viu e esperam que você aprenda por osmose(tipo a Trinity e o helicóptero em Matrix).

Liberdade pra definir-e horários. Todos devem achar sacal essa coisa de horário certinho, tendo que resolver assuntos pessoais em horário de almoço, antes ou depois de entrar no trabalho.

Sou mais um frustrado com o, em primeira instância, mercado prostituido de TI. Foram poucas as vezes em que trabalhei com gente com um pouco mais de interesse além do contracheque no fim do mês(Essa parte dá pano pra um tópico a parte…).

Abertura de uma empresa é um parto. E o fechamento, dizem, é o inferno.

E, resumindo tudo acima, tenho a impressão de que trabalho melhor sozinho ou com menos pessoas.

Trabalhar 15 horas por dia, grana curta no começo, certo isolamento… Isso não me assusta e já encarei esse tipo de barra(nada relacionado a profissão).

Só pra esclarecer: existe legalização específica para autônomo, que é diferente da PJ. Os profissionais liberais que conheci me informaram que a primeira é bem mais simples com menos impostos que o PJ, que no fundo é uma empresa. Fora que tem aquela coisa do PJ mascarando um funcionário, com horário pra entrar e sair, etc e tal… E é isso que eu não quero.

Por favor, deêm suas opiniões, pitacos, broncas, ironias… Escrevi esse post exatamente pra saber o que vocês pensam, veêm e sabem sobre ser freelancer no Brasil.

Eu me referi a abrir uma empresa, sim. Ser seu próprio chefe. Obviamente, não estava falando de ser funcionario mascarado como PJ.

Dos motivos que citasse, apenas um se referia verdadeiramente à comparação entre ser chefe (e/ou dono) e ser autônomo: concordo que a burocracia é grande, mas optar por trabalhar sozinho apenas para evitá-la… não parece muito esperto.

Enfim… que vantagens tem um autônomo sobre um chefe/dono de empresa?

Oi, bzanchet.

Bom, como eu tinha dito, a razão principal seria realização pessoal. Gostar do que faço.

Até imagino que abrir uma empresa, a longo prazo, possa ser mais promissor, mas que minhas atividades deixariam de ser majoritariamente relacionada a desenvolvimento de sistemas. Pessoalmente, acredito que não teria talento para gerir uma empresa com funcionários e prestação de contas com o governo. Sim, eu sei que um freelancer exerce atividades semelhantes, como a organização de seu tempo, correr-se atrás de clientes…

Em suma, meu interesse é aquele clichê de ser freela, mesmo: passar o dia inteiro fazendo o que gosto e como quero, e ainda ser pago pra isso.

Como um colega de trabalho meu dizia: “se dinheiro está em primeiro lugar na vida de alguém aqui, estude direito e faça prova pra juiz. E você ainda vai ter tempo sobrando pra curtir o que você ganha.”

João, você trabalha como freela? Trabalha pra alguma empresa?

Leozin, atualmente trabalho pra uma empresa, mas estou "começando a começar" a correr atrás de uns freelas, pra atender a questão de contatos, que o bzanchet citou.

Joao, não há martelo de ouro na questão. Apontando o óbvio, tudo tem seus prós e contras.

Ser dono de uma empresa é tarefa extremamente complexa, e em pouquissimo tempo se encontraria gastando todo seu tempo de trabalho com burocracia e atendimento.

Outro ponto forte de stress como empresário ou autônomo é o medo de não fechar contratos o suficiente para chegar ao final do mês e a correria para que isso nunca aconteça.
Como empresário isto eventualmente acaba, pois ou a empresa fecha ou se solidifica.
Já como autonomo não há um crescimento real, pois pode até fechar contratos mais interessantes, mas no fim das contas você é apenas um.

Claro que há vantagens como você mesmo sabe, mas desejei apontar algumas das desvantagens para você.

Se estivermos falando sobre Trabalho Remoto (que eu não vejo como mesma coisa que Freelancer) existe um caso que funciona muito bem: a IBM - onde trabalho atualmente - conta com muitos profissionais que trabalham de casa. Eles disponibilizam notebooks e “kits” de conexão e na maioria dos casos arcam até com os custos da banda larga.

Abraços!

Olha… Penso q a gente do jeito q está… não pode escolher muito o tipo de emprego… E com certeza para se dar bem como free tem q conhecer muitas pessoas… muitas msm… Como alguém disse em cima… tudo tem seus pós e contras…

Mas tem um porém… trabalhar só pq prefere num acredito q seja a melhor opção… Se o trabalho naum for o q eu sonhava mas eles pagam um salário aceitável… logicamente vou aceitar… infelizmente ou felizmente, ainda naum sei… vivemos num mundo capitalista… :stuck_out_tongue:

É…
Parece que a solução final é concurso público, mesmo…

www.folhadirigida.com.br

Da sim cara. Mas ser autônomo, pra valer a pena, não pode ficar apenas como desenvolvedor. Tem que se firmar p/ dar mentoring e treinamento, senão tua receita vai ser sempre meia boca.