Você chama de consultoria o trabalho como PJ? Ou uma empresa mesmo, com funcionários e tudo o mais?
Olha, acho que eu poderia fazer uma lista enorme aqui de motivos. Vou escrever aqui o que me vem a cabeça no momento. Por favor, corrijam qualquer besteira que eu esteja assumindo.
Realização pessoal é a principal, como já devem imaginar.
Liberdade para definir como o projeto será conduzido, ao invés de ter que engolir, por exemplo, DERs vomitados ou inexistência absoluta de processo de desenvolvimento, também conhecido como POG( desciclo.pedia.ws/wiki/POG ). aí você pega aquele “sistema” com aquela “arquitetura” no meio do caminho e demora mais do que deveria pra fazer um CRUD. Pra depois implantar a nova funcionalidade com aquela tecnologia que você ainda não viu e esperam que você aprenda por osmose(tipo a Trinity e o helicóptero em Matrix).
Liberdade pra definir-e horários. Todos devem achar sacal essa coisa de horário certinho, tendo que resolver assuntos pessoais em horário de almoço, antes ou depois de entrar no trabalho.
Sou mais um frustrado com o, em primeira instância, mercado prostituido de TI. Foram poucas as vezes em que trabalhei com gente com um pouco mais de interesse além do contracheque no fim do mês(Essa parte dá pano pra um tópico a parte…).
Abertura de uma empresa é um parto. E o fechamento, dizem, é o inferno.
E, resumindo tudo acima, tenho a impressão de que trabalho melhor sozinho ou com menos pessoas.
Trabalhar 15 horas por dia, grana curta no começo, certo isolamento… Isso não me assusta e já encarei esse tipo de barra(nada relacionado a profissão).
Só pra esclarecer: existe legalização específica para autônomo, que é diferente da PJ. Os profissionais liberais que conheci me informaram que a primeira é bem mais simples com menos impostos que o PJ, que no fundo é uma empresa. Fora que tem aquela coisa do PJ mascarando um funcionário, com horário pra entrar e sair, etc e tal… E é isso que eu não quero.
Por favor, deêm suas opiniões, pitacos, broncas, ironias… Escrevi esse post exatamente pra saber o que vocês pensam, veêm e sabem sobre ser freelancer no Brasil.