Estou decidido a fazer um curso de Formação Java. Estava decidido a fazer na Caelum até ontem, quando fui pesquisar sobre livros para aprimorar raciocínio lógico e vi a indicação do curso de Lógica de Programação gratuito dado pela Softblue.
A pulga está atrás da orelha pelo seguinte: Eu sou do interior de São Paulo, mais precisamente Piracicaba e os números abaixo me assustam.
Se eu optar pela Caelum:
Custo do pedágio ida e volta: Cada pedágio custa em média R$ 15,00, são três, ou seja, R$ 90,00 ida e volta.
Custo do combustível: A distancia é em torno de 160km, vou arredondar para 350km a ida e a volta pelos quilômetros rodados dentro da cidade. Se o carro fizer 13km/L, e considerar o preço do litro R$ 2,45, vão ser R$ 27,00 de combustível.
Custo com comida: Pelo menos R$ 40,00.
Custo do curso em si: Não sei de cabeça, teria que ligar e me atualizar
Custo total, somando todos os dias: Pretendo fazer de sábado, onde são 8 horas de aula. O curso, de acordo com o site, tem 100 horas, sendo assim, 12 sábados, (90 + 27 + 40) * 12 = R$ 1.884,00, mais o preço do curso.
Se eu optar pela Softblue:
Custo do curso Java Fundamentos: R$ 299,90
Custo do curso Java Avançado: R$ 369,90
Custo do curso Java Web: R$ 369,90
Custo do curso Java JSF: R$ 369,90
Custo total: R$ 1.409,60, dividido em 10 vezes, R$ 140,96.
Mas todos esses números não importam, se vocês, com mais experiência para julgar, acharem que o ganho é maior com a Caelum.
Você parece estar comparando um curso não presencial com um presencial. Para não presencial vai depender mais do seu perfil, se for disciplinado no ambiente que estiver. Eu por exemplo prefiro que seja sempre presencial para forçar a atenção e disciplina, além de preferir as coisas mais naturais e não frias onde vou render mais.
Não tem um curso de Java presencial com Web na sua localidade? O mais importante em cursos é dar uma direção, aprender detalhes que leva mais tempo se virando sozinho, tirar dúvidas imediatamente e o resto será você exercitar e criar projetos em casa. Sobre a Caelum já fiz um curso lá e foi muito bom, mas era perto do meu trabalho.
Pois é javaflex, procurei algo aqui e não encontrei. Vi alguma coisa no Senac, mas não tem disponivel na unidade daqui. Voltamos ao velho problema de ter que me deslocar.
E outra, mesmo que eu encontre um curso aqui, um curso não presencial conceituado não é melhor do que um presencial sem parametro de conceito?
[quote=fggs]Pois é javaflex, procurei algo aqui e não encontrei. Vi alguma coisa no Senac, mas não tem disponivel na unidade daqui. Voltamos ao velho problema de ter que me deslocar.
E outra, mesmo que eu encontre um curso aqui, um curso não presencial conceituado não é melhor do que um presencial sem parametro de conceito?
Obrigado pela resposta!
[/quote]
Curso conceituado é relativo, o mais importante é o professor, o quanto ele é didático e o material a ser seguido. Mas se não tiver saída e bons relatos então vá de não presencial mesmo. Mas como falei vai depender do seu perfil, não é do meu perfil por exemplo fazer curso online, mas se você gostou do curso gratuito então há boas possibilidade de gostar do restante.
E uma dica, se você já programa em outra plataforma e linguagem orientada a objeto não vale muito a pena pagar por cursos de Java especializados em nada, eu por exemplo já programava em .NET/C#, então na época só fiz curso de Web pois era o que precisava na ocasião, o resto me virei fácil pesquisando.
Fiz um pacote na Caelum, até gostei do curso, mas se soubesse que eles iriam seguir passo-a-passo a apostila que disponibilizam para download eu não teria feito.
Dica, pegue as apostilas, leia com calma e poste as dúvidas aqui no fórum. É o que rola no curso, leitura da apostila, exercícios da apostila e alguns comentários do instrutor, dito isso não vejo porque fazer o curso.
Tente uma leitura das apostilas e poste dúvidas.
Outra dica é que não faça o curso de 8 horas no sábado é MEGA cansativo.
@javaflex: Infelizmente eu não programo em nada ainda, eu sou um leitor de código, consigo ler, entender a essência e até fazer pequenas edições, mas fazer algo do zero, nada que valha a pena comentar. Estou propenso a encarar um curso da Sofblue mesmo e ver como me saio.
@lanlico: Eu até comecei a ler “Use a Cabeça: Java” em inglês, depois peguei pra fazer a apostila FJ11 se não me engano, mas parei no capítulo 4. Eu tenho dificuldade em fazer algo totalmente sozinho, pela falta de interação e do ambiente que é um curso presencial, sou uma pessoa que gosta de trocar idéias, discutir, mas as vezes de forma abstrata, não sei se fórum é o meio mais indicado para isso e pelo que vi da plataforma da Softblue, tem alguns testes além dos exercícios, a única coisa que me chateou um pouco foi o uso do Eclipse desde o início, o que tira um pouco aquele sofrimento necessário para fixar coisas de base etc, mas talvez eu possa descartar o Eclipse e fazer as coisas na mão. Quanto a não fazer de sábado, infelizmente é minha única opção, não tenho nenhuma disponibilidade durante a semana, além do que teria de ir a São Paulo mais vezes, encarecendo ainda mais.
Bem que a Caelum podia criar algo em Campinas para atender essa região aqui, menos da metade do caminho e apenas um pedágio.
Outra coisa que eu acharia legal se implementado em cursos online seria um “editor” onde a pessoa digitaria o código dela e o site testaria o funcionamento, se deu o resultado esperado, próxima fase, se não, a pessoa poderia rever o código com talvez algumas dicas. Não sei, é apenas uma idéia.
Ok. Então por hora, depois do curso gratuito de lógica, faz só o curso básico de Java, não sai comprando tudo, depois de terminar esse você poderá avaliar o que fazer na frente.
Não é bom, o ideal é sempre estar diante de um ambiente real enfrentando as adversidades do dia a dia.
Valeu mais uma vez javaflex, vou seguir sua recomendação, afinal R$ 299,90 em 10 vezes não é um investimento tão alto, comparado com o potencial retorno.
pelos valores desses cursos realmente não valem a pena, vai no lynda.com e compra uma assinatura que com bem menos voce tem acesso a muita coisa.
ou procura por ai que voce ate acha cursos deles para download.
eu fiz 2 cursos na globalcode, apesar de ter gostado o valor é surreal, não valem nem de perto 4 mil, 2 mil reais.
Mas caso voce realmente só consiga aprender assim acho que a globalcode vai começar outra turma de java em Campinas, dá uma olhada no site deles.
Se for, não tem turmas disponíveis, pelo menos pelo site. Se for a Academia Java, tem turmas disponíveis, mas não para a unidade de Campinas infelizmente.
Sobre a dica do site lynda.com, achei interessante, mas achei a vídeo-aula um pouco cansativa, não sei se pelos detalhes. O custo é um pouquinho alto também, R$ 500,00 anuais ou R$ 50,00 por mês.
Acho que o jeito é arriscar pagar o Java Fundamentos na Softblue e ver no que dá. É um valor alto pra “arriscar”, mas aparentemente parece ser a coisa mais sensata hehehe
Se for, não tem turmas disponíveis, pelo menos pelo site. Se for a Academia Java, tem turmas disponíveis, mas não para a unidade de Campinas infelizmente.
Sobre a dica do site lynda.com, achei interessante, mas achei a vídeo-aula um pouco cansativa, não sei se pelos detalhes. O custo é um pouquinho alto também, R$ 500,00 anuais ou R$ 50,00 por mês.
Acho que o jeito é arriscar pagar o Java Fundamentos na Softblue e ver no que dá. É um valor alto pra “arriscar”, mas aparentemente parece ser a coisa mais sensata hehehe[/quote]
existem jeitos “alternativos” se é que me entende para pegar os cursos da lynda.com.
quanto a globalcode tem turma começando em agosto, só que são 2 dias por semana
Academia do Programadorclique para solicitar pré-matrícula por e-mail
19/Ago/13 (Seg) - Campinas
Segunda e quarta das 19 às 23 h
Academia Java OEclique para solicitar pré-matrícula por e-mail
20/Ago/13 (Ter) - Campinas
Terça e quinta das 19 às 23 h
Valeu saruman! Bela dica! Parece ser uma coisa muito sólida, vou arriscar!
Então Kazdum, agora que você falou eu chequei no site da GlobalCode e realmente tem esses que você colou. A parte do lynda, como te falei, achei um pouco cansativo. Me diga uma coisa, eu vi um post seu nesse curso da Universidade XTI, você chegou a fazer? O que achou?
Tem sim Mitidiero, eu só não optei por eles ainda porque a sugestão da Universidade XTI parece uma boa opção, mas se eu sentir dificuldade com o curso online, o jeito vai ser partir pra eles mesmo.
Eu já fiz alguns cursos na caelum, eu se eu fosse você não ficaria com dó de gastar, pois vai ser um bom investimento. Fiz curso de java web lá, e foi o dinheiro mais bem gasto de todos.
Também fiz um curso de JPA, e não gostei muito do professor, mas mesmo assim… foi bom… mas podia ser melhor.
Resumindo, você não vai ficar insatisfeito, o nível dos curso é sem dúvida acima da média. Se você der sorte de pegar um professor espetacular, vai querer fazer todos os curso de lá! hahaha
Mas pra você aprender mesmo, sem dúvida é a leitura. leia, leia e leia muito… e leia novamente… kkk
Valeu kadu pela força, to pensando em fazer o Java básico pelas vídeo-aulas da universidade XTI, a parte avançada, que são menos horas, partir pra curso presencial ou quem sabe a Softblue mesmo.
O que acha? Boa estratégia? Certamente a mais barata hehehehe
Não sei como é a sua facilidade em abstrair os conceitos que são transmitidos nessas video-aula! Eu no começo tinha uma certa dificuldade, pq estava começando… apanhei bastante!! rs. Então acho que um curso presencial foi a uma boa escolha, pois precisei tirar muitas dúvidas que em uma video-aula eu não teria como tirar.
Fora que quando você gasta mais, automaticamente se esforçando mais, para o dinheiro valer apena… isso reflete em um melhor aprendizado…
Depois que você tiver uma base sólida, essas vide-aulas são uma mão na roda.
obs: isso são observações minhas, considere apenas como um outro angulo de se ver as coisas.