Dados dos candidatos como WEB Services

Olá Pessoal!

Está em teste um sistema que visa disponibilizar dados dos nossos candidatos em forma de WEB Services REST:

http://www.williamprogrammer.com/EleicoesAbertas/

Há muito há ser feito e é o começo de um projeto maior, mas já dá para criar aplicações em cima desses serviços.

A parafernália por trás é MySQL e Java com Jersey e JPA.

Ainda estou “tunando” os acessos e melhorando o sistema (colocando um Log mais profissional e melhorando a implementação), então por isso o “beta”, mas se alguém criar alguma aplicação usando a API só me avisar por e-mail que mantenho informado das mudanças pro sistema que a pessoa criou não “quebrar”.

Sugestões são sempre bem vindas!

cara pra falar a verdade tenho uma critica e um elogio. primeiro parabens pelo serviço, a critica fica por conta do REST.
não se tem um contrato padrão, ou seja pra reutilizar isso sem um WSDL trabalheira do caramba… por isso que nao curto esse negocio do rest, e na parte de segurança tambem fica devendo muito para o SOAP.

parabens continue no rumo certo, embora prefira muito mais um SOAP. :lol:

E outra cade os schemas XSD dos tipos, não sei quais são os tipos! :roll:

[quote=Sparcx86]cara pra falar a verdade tenho uma critica e um elogio. primeiro parabens pelo serviço, a critica fica por conta do REST.
não se tem um contrato padrão, ou seja pra reutilizar isso sem um WSDL trabalheira do caramba… por isso que nao curto esse negocio do rest, e na parte de segurança tambem fica devendo muito para o SOAP.

E outra cade os schemas XSD dos tipos, não sei quais são os tipos! :roll: [/quote]

Na verdade, WSDL e REST não são opostos; é perfeitamente possível ter um serviço REST com um contrato (conclusão lógica - REST também é SOA!).

REST e SOAP sim, são opostos.

[]´s

[quote=Sparcx86]cara pra falar a verdade tenho uma critica e um elogio. primeiro parabens pelo serviço, a critica fica por conta do REST.

E outra cade os schemas XSD dos tipos, não sei quais são os tipos! :roll: [/quote]

Olá, obrigado pelo feedback.

Não é muito comum o pessoal usar XSD em APIs abertas assim, pelo menos as que conheço não usam. E também pretendemos usar JSON, foi o maior pedido da galera. Só não o fiz ainda, pois estamos coletando outros dados, como dados de arrecadação e dados de despesas nas campanhas que querem ser nossos representantes e os vão ser. O que faltou mesmo é uma documentação sobre os campos de retorno, mas já está em andamento!

O propósito de ser REST é por ele estar na WEB, ou seja, HTTP. O legal de ser REST( sob HTTP) é bater na URL e já pegar resultado só com uma requisição, sem falar nas URLs e a interface uniforme (GET em /candidato te retorna todos os candidatos) que facilitam o entendimento e o uso do serviço.

No entanto, com a base montada e com os POJOs todos mapeados e testados, fica fácil adicionar uma camada usando SOAP. Quem sabe em breve :slight_smile:

Adicionei mais colunas de saída no XML sem dor de cabeça nenhuma.

JPA+Jersey é uma dupla muito boa (anotações)!