[quote=YvGa]Kiko, eu fiz alguns projetos pequenos com grails e gosto muito dele, acho a sintaxe bem mais enxuta sem se distanciar muito do java, alem do framework “rails-like” ser muito fácil de se trabalhar.
Aí eu pergunto: Esse seu projeto é mais por aprendizado mesmo, mais pelo desafio de criar algo assim ou clojure tem, de fato, grandes vantagens sobre o groovy, que compense trocar um pelo outro?[/quote]
Oi YvGa, bom: eu sou muito suspeito pra dizer qualquer coisa sobre Grails: é o meu framework favorito.
Compensa trocar Grails por isto? Não: pelo menos no estado inicial das coisas não.
É mais pelo desafio? Com certeza. Estou experimentando novas maneiras de trabalhar com a web. Pouco tempo atrás postei no meu blog que estou inclusive questionando a orientação a objetos (http://www.itexto.net/devkico/?p=1324) que, apesar de gostar do paradigma, me sinto incomodado pelo fato de raríssimas vezes ver seu uso sendo questionado.
Sinceramente, eu estou a cada dia que se passa mais confiante de que deve existir uma maneira melhor de se trabalhar com a web que não seja completamente OO. Este projeto é um passo nesta direção.
É mais pelo aprendizado? Com certeza. Está me fazendo repensar a web de um modo muito profundo. Além disto, é uma chance interessante de trabalhar com uma variante do Lisp, que até hoje é considerada uma das linguagens mais poderosas já inventadas (http://www.paulgraham.com/diff.html).
Sobre a sintaxe: você tem razão. É bem diferente daquela que vemos em linguagens com cara de C como Java. E é difícil mesmo esta migração. Tento aprender Lisp há no mínimo uns 10, 12 anos sem muito sucesso. No entanto, ao mesmo tempo percebo que o pouco que conheço abriu demais a minha cabeça: novos modos de pensar, talvez o simples fato de sair da mesmisse, da zona de conforto. Com relação a ser sucinta, bom: se você for reparar, Lisp é a linguagem mais simples já inventada, então neste aspecto ganha, mas isto não é lá uma vantagem tão grande assim.
Há outro aspecto importante: performance. Os resultados que estou obtendo até agora são excelentes. Se eu não ferrar tudo no futuro, acho que teremos uma alternativa interessante vindo aí pra JVM com código dinâmico e um modo de trabalho completamente interativo, o que em si já valeria bastante à pena.