DAO é necessário com JPA?

Boa Tarde Galera,

Estou desenvolvendo a parte de persistência de um sistema grande e sou iniciante em JPA.

Me parece um pouco redundante ter um DAO que contém um EntityManager para fazer basicamente o que ele já faz.

Gostaria de saber como vcs estão fazendo a camada de persistência de voces, utilizando JPA.

Grato

Gostaria de aproveitar para já deixar aqui uma dúvida:

Estou trabalhando em um projeto em que cada cliente possui um schema do MySQL.

Todos os SCHEMAS possuem as mesmas tabelas, porém cada qual com dados de apenas um cliente

Isso é um problema para o JPA ?

Grato

Oi,

Poderia explicar melhor o problema? 1 SGDB para cada cliente (para cada acesso a aplicação???) ?

[quote=rafaelglauber][quote=GraveDigger]
Estou trabalhando em um projeto que possui um banco de dados por cliente.
[/quote]

Oi,

Poderia explicar melhor o problema? 1 SGDB para cada cliente (para cada acesso a aplicação???) ? [/quote]

Oi Rafael,

Desculpe, não fui mto claro.

Na verdade todos os clientes são MySQL(vamos migrar em breve). Cada cliente possui um SCHEMA diferente, porém todos com as mesmas tabelas

Grato

Adicionado por engano

Oi,

Você que provém essa infraestrutura para cada cliente(armazenamento, processamento e etc…)? Como funciona isso? A cada novo cliente de vocês se cria um novo schema e se repete os objetos do banco?

[quote=rafaelglauber]Oi,

Você que provém essa infraestrutura para cada cliente(armazenamento, processamento e etc…)? Como funciona isso? A cada novo cliente de vocês se cria um novo schema e se repete os objetos do banco?[/quote]

Oi Rafael,

Para cada novo cliente, criamos um novo schema no banco e criamos as tabelas para esse novo schema, ai associamos o cliente a esse SCHEMA.

Grato

Oi,