Bom dia pessoal,
Estou desenvolvendo um sistema para fins didáticos e estou tendo alguns problemas com o lazy loading e a maneira correta de implementar um DAO com o HIBERNATE.
Criei um DAO generico
[code]public class HibernateDAO {
private Class classe;
private Session session;
Então o correto não seria fechar a session dentro do HibernateDAO?[/quote]
Não, o correto é fechar a sessão onde você efetua as suas transações, pois se você precisar atualizar, inserir, deletar seu registro precisará abrir e fechar a sessão 3 vezes que é um recurso caro prejudicando a performance e escalabilidade do seu sistema. Mas usando injeção de dependência você abre a sessão e fecha somente uma vez depois que utilizar todas suas transações.
Pensa no exemplo académico da transferência de dinheiro de uma conta para a outra. Como é que com o teu modelo garantias que atualizavas as duas contas em caso de sucesso e nenhuma em caso de erro?
Eu entendi bem o conceito, agora a minha outra duvida e se fazer isso manualmente em uma aplicação web é considerada uma má pratica como por exemplo esse codigo que eu fiz…
/*Criando a sessao manualmente*/
Session s = HibernateUtil.openSession();
/*Faz a injeção do session*/
HibernateDAO<TelaBean> ht = new HibernateDAO<TelaBean>(TelaBean.class,s);
TelaBean t = ht.getBean(1);
/*Adiciona um item na lista de permissoes*/
TelaPermissoesBean tp = new TelaPermissoesBean();
tp.setTlp_descricao("Permissão para salvar o usuario na tela de cadastro de usuarios");
tp.setTlp_nome("SALVAR");
t.addTelaPermissoes(tp);
/*Salva*/
try {
ht.saveOrUpdate(t);
} catch (Exception ex) {
Logger.getLogger(Util.class.getName()).log(Level.SEVERE, null, ex);
}
/*Fecha a sessão*/
s.close();
(Nesse exemplo, eu busco a insiro na lista)
Caso seja uma má pratica utiliza-lo manualmente, como eu devo proceder?
Outro detalhe, não é necessário usar commit para efetuar consultas, pode retirá-lo.
O comando commit apenas confirma transações de inserção, deleção e alteração.
[quote=tioola]Eu entendi bem o conceito, agora a minha outra duvida e se fazer isso manualmente em uma aplicação web é considerada uma má pratica como por exemplo esse codigo que eu fiz…
[/quote]
claro que sim, e não apenas na web.
Vc precisa de entender que o controle da session está associado ao escopo de transação. A session começa e acada quando a transação. A transação deve começar na fronteira do serviço que a camada web invoca (nada dessas coisas de Open Session in View)
Portanto, vc precisa criar um proxy do ser serviço ( via spring AOP ou via a classe Proxy, ou uma combinação de ambos). Este proxy é quem faz aquele código. Mas ele não cria o DAO. O DAo quem cria é o spring.
O que o proxy faz é iniciar a sessão. O HibernateUtils já garante - eu acho - que se vc chamar de novo o método em outro lugar mas na mesmas thread ele lhe dá o mesmo objeto.
Então o DAO dev chamar o HibernateUtils quando precisar da sessão e pronto. O Dao não abre nem fecha a sessão ele só a utiliza. Quem abre e fecha é o proxy de serviço.
Vc aplica o proxy a todos os serviços publicos que tiver (service Façade) que precisam de transação e/ou usam chamadas ao banco.
(P.S. Não vou bater na mesma tecla que fazer um DAO com Hibernate é uma asneira, já tem uma infindável quantidade de threads sobre isso)
Ou seja , a cada POST eu vou ter uma session e dentro dessa session varias transações?Estou correto?
[quote]Portanto, vc precisa criar um proxy do ser serviço ( via spring AOP ou via a classe Proxy, ou uma combinação de ambos). Este proxy é quem faz aquele código. Mas ele não cria o DAO. O DAo quem cria é o spring.
O que o proxy faz é iniciar a sessão. O HibernateUtils já garante - eu acho - que se vc chamar de novo o método em outro lugar mas na mesmas thread ele lhe dá o mesmo objeto.
Então o DAO dev chamar o HibernateUtils quando precisar da sessão e pronto. O Dao não abre nem fecha a sessão ele só a utiliza. Quem abre e fecha é o proxy de serviço.[/quote]
Estou estudando JSP e SERVLETS e utilizando Hibernate para persistencia (Não sera nenhum aplicativo que colocarei em produção, somente para fins didaticos). Você poderia me indicar alguma material mostrando a utilização da classe Proxy (Lembrando que não estou utilizando nenhum framework) ou exemplos?.
Então eu nao posso mais abrir e fechar sessoes dentro de um DAO farei isso com a classe proxy , Estou certo?
[quote]Vc aplica o proxy a todos os serviços publicos que tiver (service Façade) que precisam de transação e/ou usam chamadas ao banco.
[/quote]
Aonde eu posso achar um exemplo?
Quais tópicos com essa discussão eu posso encontrar aqui no guj?
Ou seja , a cada POST eu vou ter uma session e dentro dessa session varias transações?Estou correto?
[/quote]
1 Post, 1 Session , 1 transação
Vc está usando hibernate que é um framework , :lol: :lol:
Na real, vc precisa usar pelo menos o spring, ou vai ser impossivel explicar para vc como fazer na mão.
Procure por spring, use ele, e depois que vc souber injetar os serviços nos actions/servlets procure por BeanPosProcessor
Sim.
[/quote]
O Proxy é uma classe padrão do java. Procure no gogle por “Proxy javadoc”
[/quote]
1 Post, 1 Session , 1 transação
Vc está usando hibernate que é um framework , :lol: :lol:
Na real, vc precisa usar pelo menos o spring, ou vai ser impossivel explicar para vc como fazer na mão.
Procure por spring, use ele, e depois que vc souber injetar os serviços nos actions/servlets procure por BeanPosProcessor
Sim.
[/quote]
O Proxy é uma classe padrão do java. Procure no gogle por “Proxy javadoc”
Tem este aqui que resume a opera, mais ou menos.[/quote]
Caramba!, eu comecei aqui com uma pergunta e ja achei mais um monte de coisa pra ver e estudar, esse assunto é bem complicado(Pelo menos pra mim que ainda estou começando).
De qualquer forma voces me ajudaram muito.
Obrigado!