Boa tarde pessoal, gostaria da opinião de vocês:
Estou fazendo uma aplicação desktop usando o Hibernate como camada de persistência. Eu sempre uso o padrão DAO para encapsular as questões de infraestrutura de acesso a banco e operações de CRUD. Eu estava olhando o site do hibernate e vi os caras mostrando um exemplo usando o padrão Active Record e achei interessante, acho que com esse padrão eu ganharia mais tempo, afinal não seria necessário uma classe DAO para cada classe de negócio. Porém estou pensando em quais podem ser os efeitos de contra partida desse padrão, e a única desavantagem que eu notei é o fato dos beans da aplicação ter que estender uma classe de persistencia, sendo assim, se fosse necessário serializar os objetos para enviar pela rede por exemplo eles ficariam bem maiores afinal estariam herdando uma classe com códigos de infraestrutura. Por outro lado, nessa aplicação nós não teremos esse tipo de situação é um software que só vai rodar local mesmo.
Gostaria de saber se alguém aqui do forum já teve alguma experiencia com esse padrão e quais suas vantangens e desvantagens em relação ao padrão DAO.
Desde já muito obrigado a todos pela atenção.