Data - Conversão

Ola pessoal
estou tentando fazer lagumas conversoes de data e tenho apanhado
vejam a minha classe de teste

package br.com.krusst.precadastro.teste;

import java.text.DateFormat;
import java.text.ParseException;
import java.text.SimpleDateFormat;
import java.util.Date;
import br.com.krusst.util.Conversor;

public class DataConversao {

	/**
	 * @param args
	 * @throws Exception 
	 */
	public static void main(String[] args) throws Exception {
		// TODO Auto-generated method stub

		//formato que vem do banco de dados
		String dataSQL = "2008-09-02 00:00:00";
		Date dataDate = null;

		//conversao que tenho que fazer para passar o valor para o atributo
		//o problema aqui é o formato em que ele me deixa a data, em extenso
		dataDate = Conversor.converteStringDataParaUtilData(dataSQL);
		System.out.println("dataDate: " + dataDate);
		//no meu servlet eu uso esse metodo para converter para o padrao dd/MM/yyyy
		System.out.println("Data Convert: " + converteUtilDataParaStringData(dataDate));		
	
	}
	
	public static Date converteStringDataParaUtilData(String data) throws Exception { 
		if (data == null || data.equals(""))
			return null;
		
        Date date = null;
        try {
        	data = data.replace("-","/");
            DateFormat formatter = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
            date = (java.util.Date)formatter.parse(data);
        } catch (ParseException e) {            
            throw e;
        }
        return date;
	}
	
	
	public static String converteUtilDataParaStringData(Date data){
		SimpleDateFormat formatador = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
		return formatador.format(data);
	}
}

o que eu queria fazer aqui é o valor de “dataDate” ficar no padrao dd/MM/yyyy, porem, pra isso eu tenho que usar o metodo “converteUtilDataParaStringData” que na verdade nao converte para o formato Date e sim para o String

tem como eu fazer isso diretamente?

abs
T+

Cara, qndo vc chama o System.out.println passando um objeto do tipo java.util.Date como parametro, o que vc verá na saída é resultado da implementação do método toString() da classe Date, então nesse caso não tem como vc fazer ele aparecer num formato diferente. Assim, pra aparecer a data nesse formato específico que vc quer, só mesmo usando o SimpleDateFormat pra obter uma String equivalente ao seu objeto Date, só que com o formato desejado. Nesse caso, esse seu método converteUtilDataParaStringData está fazendo isso já. É só usar ele.

[]'s

[quote=wchevreuil]Cara, qndo vc chama o System.out.println passando um objeto do tipo java.util.Date como parametro, o que vc verá na saída é resultado da implementação do método toString() da classe Date, então nesse caso não tem como vc fazer ele aparecer num formato diferente. Assim, pra aparecer a data nesse formato específico que vc quer, só mesmo usando o SimpleDateFormat pra obter uma String equivalente ao seu objeto Date, só que com o formato desejado. Nesse caso, esse seu método converteUtilDataParaStringData está fazendo isso já. É só usar ele.

[]'s[/quote]

mas eu usando apenas o converteUtilDataParaStringData ele escreve a data por extenso ao invez do formato

obrigado
abs
T+